8 Coisas que você não deve fazer depois de sofrer uma queimadura de sol

Posted on

Pegar sol pode fazer bem para a nossa saúde, principalmente porque estimula a produção de vitamina D, mas é preciso tomar cuidado com os exageros. É preciso usar o protetor solar e evitar o sol muito forte, em determinados horários ou durante muito tempo. Queimaduras do sol são incômodas e perigosas, e tratá-las também requer cuidados especiais.

Existem coisas que não devemos fazer depois de uma longa exposição ao sol, já que essas coisas podem atrapalhar a recuperação da pele após a queimadura, Veja abaixo algumas delas e evite colocar a sua pele em risco.

1 – Cobrir a queimadura com maquiagem

A maquiagem é o jeito mais rápido de esconder imperfeições, principalmente queimaduras, porém, ela não deixa a pele respirar como deveria. Portanto, é preciso evitar maquiagens após passar muito tempo no sol, principalmente aquelas mais pesadas. Mas, se for preciso usá-las, o recomendado é usar pincéis macios e esponjas úmidas, pois não agridem tanto a pele.

2 – Usar esfoliante

O esfoliante pode prejudicar a pele que foi exposta ao sol ainda mais, pois tendem a ser mais agressivos. Em vez disso, permita que a queimadura solar cicatrize naturalmente, o que geralmente leva até 7 dias.

3 – Passar creme corporal à base de álcool

Aplicar creme corporal pode ajudar a hidratar a pele danificada pelo sol, mas certifique-se de que o produto não seja à base de álcool, pois o álcool pode remover a oleosidade natural de que sua pele precisa para se manter hidratada.

4 – Usar babosa com aditivos

Embora a babosa possa ajudar a aliviar a queimadura, é preciso prestar atenção ao tipo de gel de babosa que está sendo aplicada na pele. Alguns ingredientes artificiais, como a benzocaína ou a lidocaína, podem piorar a irritação e causar ainda mais incômodo na pele. O recomendado é usar hidratantes de babosa pura para tratar as queimaduras do sol.

5 – Beber café

Ficar exposto ao sol por muito tempo faz com que você fique desidratado, e beber bastante água é crucial para repor os fluidos corporais perdidos. Como a cafeína é um diurético, faz com que você vá ao banheiro com mais frequência e faz com que seu corpo perca ainda mais líquidos e minerais essenciais.

6 – Vestir roupas apertadas

Usar roupas justas não é a melhor escolha para quem sofreu uma queimadura de sol, já que as roupas apertadas não permitem que a pele respire adequadamente. O recomendado é usar roupas mais soltas e leves, feitas de tecidos como o algodão.

7 – Usar hidratante com FPS

Um hidratante com fator de proteção solar não é a melhor maneira de proteger a pele dos danos do sol. Não é por causa do produto em si, mas por causa da forma com que as pessoas encaram os produtos. Um estudo apontou que pessoas que utilizam um hidratante com FPS não se preocupam em passá-lo uniformemente pelo corpo, deixando áreas importantes do rosto, por exemplo, sem proteção. Enquanto que as pessoas que utilizam um creme de proteção solar propriamente dito se preocupam muito mais em espalhá-lo de forma satisfatória pela pele.

8 – Beber suco de laranja

As bebidas cítricas podem tornar sua pele mais sensível à luz. Não é preciso parar de beber suco de laranja por completo, apenas certifique-se de aplicar mais protetor solar e ficar longe do sol se consumir muito dessa bebida.

Fonte: Bright Side
Destaque: Wikimedia

Gostou? Deixe seu comentário :)