12 Costumes seguidos no Vietnã que podem causar certo espanto aos turistas

Posted on

Cada país possui suas peculiaridades, e é interessante como alguns costumes e características de outros lugares podem nos causar certa estranheza. Isso porque a cultura de  cada país é única, e o que para os locais é normal, para nós, estrangeiros, pode parecer esquisito.

O Vietnã, por exemplo, é um país do sudeste Asiático que possui algumas curiosidades bem interessantes e não muito comuns para nós, uma cultura repleta de tradições que vão muito além de seus chapéus cônicos.

1 – As construções são muito estreitas

Os prédios do Vietnã costumam ser bem estreitos, a ponto de pensarmos como deve ser difícil acomodar os móveis dentro das residências. As casas “nha ong” são as casas predominantes na capital do Vietnã, Hanói. Elas são coloridas, altas e estreitas.

2 – Gorjetas nem sempre são bem-vindas

Não é um costume dos vietnamitas oferecer ou aceitar gorjetas, sendo que isso pode até ser um insulto aos habitantes do campo. No entanto, nas grandes cidades, embora não seja comum dar gorjeta, é uma boa forma de agradecer pelos serviços obtidos.

3 – É normal usar pijama para sair

Os pijamas são uma tendência no Vietnã há muitos anos. Os habitantes do país asiático estão acostumados em seu dia a dia a usar essa roupa de várias formas, inclusive para dar um passeio na rua.

4 – Os locais cobrem praticamente todo o corpo quando faz sol

Os vietnamitas têm uma grande cultura de proteção contra os raios UV, devido a condições como câncer de pele, queimaduras solares, sardas e envelhecimento. Lá o sol é tão forte que eles usam várias camadas de pano para se cobrir, o que parece uma tortura para os brasileiros que costumam usar roupas bem leves no calor.

5 – Há muitas motocicletas nas ruas

Ter um carro é muito caro no país, sendo um luxo reservado para os ricos. O imposto para motocicletas é muito mais barato, o que torna as motos um meio de transporte mais acessível para as pessoas, além de ser mais prático.

6 – Os vietnamitas adoram café e suas especialidades são únicas

Depois do Brasil, o Vietnã é o segundo maior exportador de café do mundo. O café faz parte de sua cultura, um modo de vida que une as pessoas. Sua variada lista de cafés especiais possui sabores peculiares, como café com sal, com ovos, com frutas e até com iogurte, e os turistas costumam gostar desses diferenciais.

7 – O Vietnã é o paraíso das frutas exóticas

No Vietnã há muitas frutas exóticas – para se ter ideia, uma delas tem o nome de “leite materno” – uma fruta suculenta e doce que pinga algumas gotas brancas leitosas à medida que é ingerida, explicando a analogia com o leite materno.

8 – Os vietnamitas costumam usar mesas e cadeiras de plástico minúsculas

Uma das peculiaridades do Vietnã é que na maioria dos restaurantes eles servem seus pratos em cadeiras e mesas bem menores que a média. Uma das explicações para o fenômeno dos móveis pequenos é que eles podem ser rapidamente desdobrados e empilhados, movimentados e guardados com facilidade.

9 – Fantoches de água, a arte popular do Vietnã

A cultura do fantoche de água é algo único para o povo vietnamita. Trata-se de  bonecos que dançam na água, controlados pelas mãos invisíveis dos marionetistas. Não é apenas uma grande fonte de entretenimento, mas também uma forma de arte bem característica do país.

10 – Nón lá, o famoso chapéu vietnamita

Esse tradicional chapéu de palha cônico tornou-se um ícone do país. O nón lá é um grande aliado contra o calor, sol e chuva típicos do clima tropical da região, e hoje em dia é usado tanto por homens quanto por mulheres.

11 – Demonstrações públicas de afeto são consideradas inapropriadas

No Vietnã, beijar e abraçar em público é considerado inapropriado, isso porque eles são mais reservados nas maneiras de demonstrar afeto. Assim, se você viajar para esse país um dia, lembre-se de guardar os carinhos para um lugar mais privativo.

12 – Para as mulheres vietnamitas, a pele mais clara simboliza a beleza

Para os asiáticos orientais, como os vietnamitas, é comum considerar que ter uma cor de pele mais clara fará com que pareçam mais bonitos. O que é completamente diferente para os ocidentais, que preferem ter a pele bronzeada.

Fonte: Genial Guru

Gostou? Deixe seu comentário :)