18 Invenções tecnológicas que fizeram muito sucesso, mas foram esquecidas rapidamente

Posted on

Existem coisas que hoje são totalmente obsoletas, parecem ser muito antigas e sem utilidade, mas que quando foram lançadas fizeram bastante sucesso. Por exemplo, os aparelhos eletrônicos abaixo foram a sensação durante um breve espaço de tempo quando foram inventados, em meados dos anos 90 e 2000, mas logo foram deixados de lado, substituídos pelos avanços tecnológicos.

Isso causa uma grande sensação de nostalgia e nos faz pensar que muitas das coisas que usamos hoje também ficarão para trás daqui a alguns anos.

1 – O despertador GE que era comum na casa de muitas pessoas

2 – TV com um player de VHS embutido

Quase sempre, o VHS quebrava e era muito caro para consertar tudo. Logo foi esquecido, pelo menos aqui no Brasil.

3 – Fita cassete que permitia conectar o iPod ao som do carro

Felizmente, os aparelhos de som novos já vinham com entrada para cabo de áudio, o que permitia a conexão direta de tocadores de Mp3. Estes também acabaram perderndo lugar para as entradas USB e de cartão de memória.

4 – Leitores de DVD portáteis

A possibilidade de ver filmes em qualquer lugar era genial, mas o surgimento dos smartphones modernos e popularização de tocadores de DVD inbutidos em notebooks cada vez mais acessíveis, acabaram tornando estes aparelhos obsoletos. Mas eram bem legais!

5 – Filmes em um iPod com tela de 2 polegadas

Revolucionário e prático para a época, mas logo perdeu espaço para a leva de iPhones e iPods mais modernos e com telas maiores.

6 – Esse celular da Motorola que era puro sucesso

Fez tanto sucesso que ganhou uma versão mais moderna, com tela de OLED dobrável, mas não fez nem metade do sucesso de antes.

7 – Aparelhos eletrônicos transparentes

Até que eram bem legais!

8 –  Telefones em carros

Nem preciso falar porque se tornaram obsoletos, né?

9 – Aplicativos de iPhone que emulavam cerveja e isqueiros

Nos primeiros anos do estouro do iPhone e da nova ideia de smartphone, surgiu também os tão conhecidos “apps”, que nada mais são que programas de computador mobile. Alguns dos apps que mais chamaram a atenção eram aqueles que aproveitavam de toda a tecnologia destes novos aparelhos, como acelerômetro e telas de toque, para emular coisas simples e divertidas.

10 – Alguém ainda tem um bipe em casa?

Muito antes do SMS, quando o Whatsapp nem remotamente sonhava em existir, havia os bipes, que nada mais eram que intercomunicadores de texto simples.

11 – Hit Clips

Cada cartãozinho tocava alguns segundos de músicas pop da época. A qualidade não era das melhores.

12 – Aparelhos de MP3 com estas músicas

Os primeiros tocadores de mp3 revolucionaram a indústria da música, mas também trouxeram o problema da pirataria digital. A indústria reagiu e passou a comercializar músicas em formato digital. Anos depois, surgiriam os primeiros serviços de streaming. A popularização dos smartphones, com mais espaço de armazenamento, também fizeram com que estes tocadores caíssem no esquecimento.

13 – Ter a opção de atualizar seu Facebook a partir de uma mensagem de texto

Até quebrava um galho, mas felizmente perdeu lugar para os smartphones e aplicativos móveis.

14 – Os microfones antigos de computador eram assim

15 – Caixinhas de som encaixadas no computador

16 – Leitores de CD com proteção contra “saltos” de 45 segundos

A geração atual pode não saber, mas na época dos “discman”, não era possível movimentar demais o aparelho, pois a música poderia ser cortada por alguns segundos. Chamávamos isso de “salto”, “pulo” ou “engasgo”. Por isso, os melhores discman vinham com uma pequena memória interna que era suficiente para armazenar alguns segundos de música de modo que na hipótese de você se empolgar demais com a música, ela não “pularia”. O sistema era bem eficaz até, mas não impedia de que o CD em si ficasse arranhado por conta do balançar. Os primeiros mp3 players, como já mostramos, eliminaram de vez a necessidade de ouvir música direto do CD.

17 – Esses bancos em carros perua

18 – O iPod original e seus vários botões

O iPod foi o Mestre dos mp3 player, mas sua primeira versão ainda era cheia de botões. Felizmente, a Apple repensou o aparelho e em sua segunda versão, não só eliminou 90% dos botões, mas criou a “click wheel”, que era basicamente um círculo central clicável e sensível ao toque, que servia para realizar boa parte das funções do aparelhinho. Genial, não?

Fonte: Bored Panda

Gostou? Deixe seu comentário :)