14 Utensílios de cozinha que são muito populares em alguns países

Posted on

Os utensílios de cozinha são essenciais no nosso dia a dia, e alguns deles já existem há séculos. Porém, há alguns desses objetos que não conhecemos, porque são mais utilizados em determinados países e praticamente não são usados em outros.

Conheça abaixo alguns desses utensílios que são bastante populares em algumas partes do mundo.

1 – Cortador de ovos (Alemanha)

Os alemães têm o costume de comer ovos cozidos no café da manhã, e para eles esse utensílio é fundamental, já que evita que os ovos fiquem mal descascados, além de ser bastante prático.

2 – Forma de donut (Dinamarca)

Æbleskivers são donuts dinamarqueses. Esses donuts costumam ser assados ​​sem recheio e são servidos com geleia ou açúcar de confeiteiro. Alguns dinamarqueses os utilizam em pratos principais, onde colocam os donuts em um molho especial. Na hora de fazer os famosos donuts, eles contam com um utensílio bastante prático.

3 – Panela de bambu a vapor (China)

Muitos chineses utilizam esse tipo especial de panela, que é ecológica, evita queimaduras e pode ser servida direto na mesa. Assim, também evita uma enorme quantidade de pratos para lavar.

4 – Cafeteira Moka (Itália)

Em 1933, a empresa Bialetti lançou a primeira cafeteira Moka, que mais tarde se tornou um símbolo do café italiano. Esse tipo de cafeteira também é o queridinho de algumas pessoas de outros países, e inclusive tem feito sucesso no Brasil.

5 – Armudu (Azerbaijão e Turquia)

O armudu, que é uma espécie de copo muito utilizado na Turquia e no Azerbaijão, tem algumas vantagens sobre as xícaras normais. Devido ao seu formato de pera, as mãos não queimam, porque o topo não fica tão quente. Além disso, devido ao formato do fundo, a bebida não esfria tão rapidamente, então o chá permanecerá quente o tempo todo.

6 – Racleteira (Suíça)

Raclette é o nome de um prato nacional e de um queijo que é utilizado como ingrediente principal na sua preparação. O queijo deve ser derretido e comido com vegetais ou carne. Para sua preparação em casa, os suíços usam racleteiras, que parecem frigideiras quadradas.

7 – Paellera (Espanha)

A paella é um prato típico espanhol à base de arroz. A panela em que este prato é feito é chamada de paellera. É rasa, mas de grande diâmetro.

8 – Tayin (Marrocos)

Este recipiente tradicional dos países do Norte da África é uma parte indispensável da cozinha marroquina. Graças à sua forma peculiar, o vapor acumula-se primeiro no topo da tampa e depois a condensação goteja suavemente para baixo, repetindo-se até que o prato esteja completamente cozido.

9 – Thali (Índia)

O thali é um prato redondo, parecido com um tabuleiro, no centro do qual é colocado o arroz e à sua volta uma grande quantidade aperitivos.

10 – Cuia de mate (América do Sul)

O mate é uma bebida muito popular na América do Sul. É preparado em uma cuia que vem com uma bomba (espécie de canudo de metal). A ponta da bomba, que fica na parte inferior do mate, tem um filtro especial para a erva.

11 – Máquina de macarrão (Itália)

Não é nenhuma novidade que os italianos adoram massa. Muitas vezes, para preparar macarrão em casa, utilizam máquinas especiais, como esta abaixo, que se parece com uma máquina de escrever.

12 – Forma de ravióli (Rússia)

Muitas famílias russas têm a tradição de fazer ravióli em casa. Para acelerar o processo, elas utilizam um dispositivo especial no qual o ravióli assume uma forma peculiar.

13 – Chawan (países do Leste Asiático)

O chawan é um utensílio tradicional para beber chá no Leste Asiático. A vantagem do chawan é que ele cabe na palma da mão e preserva a temperatura da bebida durante muito mais tempo.

14 – Dolsot (Coréia)

O dolsot é uma tigela de pedra, na qual o bibimbap (prato popular da cozinha coreana) é servido. Trata-se de uma iguaria à base de arroz, carnes e vegetais. O prato servido no dolsot continua quente e cozinhando mesmo depois de retirado do fogo. Portanto, esse utensílio não deve ser colocado sobre a mesa, para não danificá-la.

Fonte: Genial Guru

Gostou? Deixe seu comentário :)