Professora faz experimento com pão mostrando a importância de lavar as mãos e viraliza

Posted on

A professora Jaralee Metcalf, de Idaho, Estados Unidos, decidiu fazer um experimento para mostrar aos alunos a importância de lavar as mãos adequadamente. Para isso, ela utilizou fatias de pão expostas a algumas situações para mostrar como ocorre a proliferação de fungos. Ela compartilhou os resultados na internet e rapidamente seu experimento se tornou viral.

No início do inverno, quando a temporada de gripe havia começado, Jaralee Metcalf, professora da Escola Primária de Idaho Falls, compartilhou que estava cansada de estar sempre doente. Embora a propagação de bactérias em sua classe fosse inevitável, ela queria mostrar às crianças a importância de lavar as mãos para matar os germes.

Jaralee criou uma atividade simples em sala de aula com seus alunos: ela pediu a várias crianças com vários níveis de higienização das mãos que pegassem 5 fatias de um mesmo pão, ao mesmo tempo. Em seguida, colocaram o pão em sacos plásticos individuais para observar o que aconteceria ao longo de um mês.

Uma fatia não foi tocada e foi colocada imediatamente na sacola plástica; outra fatia foi tocada por mãos de crianças que não lavaram as mãos; outra fatia foi tocada por mãos lavadas com água morna e sabão; outra fatia foi tocada por crianças que haviam higienizado suas mãos com desinfetante de mãos, nosso popular álcool em gel; outra fatia foi esfregada nos notebooks usados em sala de aula.

“Mãos sujas / desinfetante para mãos / água e sabão”

Um mês depois, a fatia esfregada nos notebooks parecia pior do que todas as outra. A professora explicou que na escola os notebooks são higienizados, obviamente isso não aconteceu durante o projeto.

A única fatia de pão que não continha bactérias visíveis era do exemplo 4, que foi a fatia tocada com as mãos lavadas com água e sabão, o que deixou claro às crianças por que elas deveriam lavar as mãos com frequência.

O Exemplo 3, a fatia que foi tocada por mãos sujas, foi coberta em grande parte por mofo.

Surpreendentemente, a amostra 5, que foi tocada por crianças que usaram desinfetante para as mãos, também ficou com muitas bactérias. Portanto, este é um exemplo claro de que o desinfetante para as mãos não pode substituir a lavagem  das mãos com água e sabão.

Conclusão: lavem suas mãos! Especialmente antes de comer. Os desinfetantes para as mãos são auxiliares e não substituem a boa e velha mistura de água e sabão.

Fonte: Bright Side

Gostou? Deixe seu comentário :)