10 Sinais de alerta que suas unhas podem estar mostrando agora mesmo

Posted on

“O corpo fala”. Essa frase que é muito utilizada nos meios do teatro e televisão sobre a expressividade dos nossos movimentos e gestos, bem que poderia ser levada à medicina também. Nosso corpo, sendo a máquina biológica que é, também dá muitos sinais de quando algo não está funcionando como deveria.

Literalmente, dos fios do cabelos às unhas do pé, é possível saber apenas olhando se uma pessoa está saudável ou não. Falando em unhas, elas podem “falar” mais sobre a saúde de um indivíduo do que se imagina. Quer ver só?

1. Unhas amareladas ou esbranquiçadas

unahs_saude5

Prestar atenção na cor das unhas é algo que não se deve esquecer. Unhas amareladas pode ser um sinal de doença pulmonar ou acúmulo de líquido linfático no organismo; já a exposição prolongada a substâncias químicas, pode tornar a unha esbranquiçada ou acinzentada, portanto, melhor usar luvas ou qualquer outro tipo de proteção, uma vez que tais químicos podem afetar o organismo como todo.

2. Unhas com sulcos (linhas de Beau)

unahs_saude1

Unhas com sulcos (ranhuras ou depressões) podem ser comuns após algum tipo de lesão, como uma batida forte, ou doença, mas elas também podem indicar a deficiência de zinco, doenças como sarampo ou caxumba e até um situação de descontrole na diabetes.

3. Pontos de hemorragia

unahs_saude7

Pequenas linhas e pontos marrons ou avermelhados sob a unha, indicam que houve uma leve hemorragia provocada por um vaso sanguíneo rompido, o que não é incomum. Entretanto, se eles aparecem sob cada unha, podem indicar psoríase, lúpus e até doenças cardíacas.

4. Linhas brancas (Linhas de Muehrcke)

unahs_saude6

Linhas esbranquiçadas correndo sob a unha podem indicar níveis baixos de proteína ou doenças no fígado e rins, além de ser um dos efeitos colaterais da quimioterapia.

5. Unhas grossas

unahs_saude9

Não estão ligadas necessariamente a uma condição médica, mas podem indicar a presença de fungos, juntamente com o envelhecimento natural e problemas de pressão.

6. Unhas quebradiças

unahs_saude4

Essa é uma queixa quase que universal. Unhas enfraquecidas podem se dar pelo contato prolongado com substâncias químicas como detergentes e esmalte de unha; mas, podem sinalizar uma infecção por fungos ou algum problema na tireóide ou psoríase.

7. Unhas em forma de colher

unahs_saude3

Unhas côncavas podem variar desde uma pequena curvatura interna, até o ponto em que é possível segurar uma gota d’água na depressão. Podem indicar deficiência de ferro, doença hepática (hemocromatose), doença cardíaca, até mesmo hipotireoidismo, condição em que a tireóide funciona menos que o desejado, causando problemas hormonais.

8. Unha em forma de porrete

unahs_saude10

Essa condição na qual as unhas ficam com essa forma arredondada, quase esférica, pode indicar fibrose pulmonar, asbestose, dente outras doenças relacionadas ao órgão.

9. Unhas esburacadas

unahs_saude2

Não significam nada muito grave, mas podem ser resultado de psoríase, artrite ou alopecia.

10. Unhas com linhas escuras

unahs_saude8

Essas aqui merecem atenção especial, pois estão associadas ao mais grave câncer de pele, o melanoma. A consulta ao médico deve ser feita o mais rápido possível para que ele possa avaliar o caso e indicar o tratamento adequado.

Se você possui ou conhece pessoas com alguma dessas condições, o conselho é o mesmo: visite sempre um médico, pois somente ele irá dizer a verdadeira causa do seu problema.

Fontes: Diply, Mayo Clinic, NHS
 

Gostou? Deixe seu comentário :)