8 Práticas medicinais antigas que eram mais absurdas do que benéficas

Posted on

A medicina vem evoluindo muito ao longo dos anos, trazendo com isso o aumento da expectativa de vida e a cura para doenças que antigamente eram uma sentença de morte.

Além disso, antigamente algumas técnicas da medicina se pareciam mais com uma sessão de tortura, deixando ainda mais doloroso o que era para ser curado. Mas a verdade é que as pessoas não tinham muitas opções de tratamento, e acabavam tendo que se submeter a técnicas bizarras da medicina, bem diferentes das que conhecemos hoje.

1 – Rádio

O rádio, considerado um elemento químico perigoso, era comumente misturado com água e vendido como uma bebida “energética” sem receita no início do século 20. A água Radium foi comercializada sob a marca RadiThor e prometia melhorar a energia, ajudar na digestão, aumentar a vitalidade e curar a impotência nos homens. A bebida permaneceu popular durante toda a década de 1920, até que o fim de sua produção foi decretado em 1932.

2 – Antimônio

Robert James, um médico inglês do século 18, inventou e patenteou seu famoso “Pó de febre do Dr. James”, em 1747. Dr. James afirmou que sua mistura poderia tratar várias doenças, incluindo febre e até cinomose em animais. Até que descobriram que o ingrediente secreto que havia no seu pó de febre era o antimônio, um metal tóxico. Acreditava-se que o antimônio funcionava como uma cura para várias doenças, incluindo febre e gota, principalmente pela simples razão de fazer as pessoas vomitarem, e sabemos que induzir o vômito pela ingestão de veneno não faz nada bem.

3 – Medicina canibal

Durante muitos anos, os médicos europeus acreditaram que várias doenças poderiam ser curadas através do canibalismo. Os médicos prescreviam de tudo, desde sangue a crânios moídos para seus pacientes. As pessoas acreditavam que os cadáveres retinham o “espírito” da pessoa que havia falecido. Portanto, qualquer um que consumisse restos humanos poderia ganhar um pouco de sua antiga força.

4 – Arsênico

O arsênico é um medicamento muito antigo, que remonta a Hipócrates. Acreditava-se que era capaz de restaurar a saúde e tratar várias doenças, inclusive úlceras. Em 1786, um médico chamado Thomas Fowler fabricou seu próprio remédio à base de arsênico e começou a vendê-lo sob o nome de Solução de Fowler. A Solução de Fowler foi vendida durante o século 20 para tratar doenças como psoríase, asma e azia, e foi até usada inclusive no tratamento de leucemia.

5 – Mercúrio

O mercúrio é um elemento potencialmente tóxico que pode ser prejudicial em grandes doses. Mas no passado não era assim. Do século 16 ao século 20, o mercúrio era utilizado como remédio e regularmente prescrito por médicos para tratar doenças. Calomel, a versão em pó de mercúrio, foi comercializado até o século 20. No entanto, a ingestão de mercúrio também pode levar a danos nos pulmões e toxicidade renal, e muitas pessoas submetidas a esse tratamento morreram de envenenamento por mercúrio. Nesse caso, a cura realmente foi pior do que a própria doença.

6 – Trepanação

A trepanação é uma das práticas médicas mais antigas da história da humanidade. Por mais de 5.000 anos, os médicos tentaram curar dores de cabeça, traumatismo craniano e até doenças neurológicas perfurando o crânio do paciente. Versões menos extremas envolviam simplesmente raspar ou cortar partes menores do crânio.

7 – Sangria

Os antigos egípcios foram pioneiros na prática de sangria, usando uma lanceta ou sanguessugas para abrir as veias de um paciente e extrair seu sangue. Acreditava-se que a sangria era uma solução para quaisquer doenças causadas por excesso de sangue no corpo, e a prática era usada para tratar doenças como enxaquecas, convulsões, dores de garganta e até no parto.

8 – Magnetismo Animal

Criado pelo médico alemão Franz Anton Mesmer na década de 1770, o magnetismo animal, também conhecido como mesmerismo, era a crença de que os planetas emitiam raios magnéticos, que influenciavam a saúde das pessoas através de um fluido magnético invisível que adentrava no corpo humano. Mesmer acreditava que a doença era causada quando o fluido magnético de uma pessoa era bloqueado ou desequilibrado. Ao usar ímãs junto com certos gestos com as mãos, Mesmer achava que poderia desbloquear o fluido magnético de uma pessoa doente e curá-la.

Fonte: The Fact Site

Gostou? Deixe seu comentário :)