Como as pessoas com alguns tipos de problemas oculares enxergam o mundo

Posted on

É comum termos algum problema de vista em algum momento da vida, principalmente conforme ficamos mais velhos. Ainda bem que podemos contar com a ajuda de lentes de contato, óculos e, em casos mais graves, cirurgias, embora alguns problemas visuais infelizmente não tenham cura. Veja abaixo como algumas pessoas com diferentes causas de deficiência visual enxergam o mundo.

1 – Retinopatia diabética

A retinopatia diabética é uma doença ocular que pode ser causada por causa da diabetes. Ela afeta a retina do olho e tem vários sintomas diferentes e cada um afeta a visão de uma maneira diferente. Por exemplo, alguém com retinopatia diabética pode ver uma imagem completamente borrada ou não conseguir enxergar as partes centrais de uma imagem.

2 – Degeneração macular

A degeneração macular afeta a área dos olhos que é responsável pela visão central nítida. Ocorre principalmente em pessoas com mais de 50 anos e causa perda parcial da visão. Trata-se de uma doença progressiva, sendo que no início a área central da imagem pode ficar apenas desfocada e, conforme a doença progride, a parte desfocada se transforma em pontos escuros ou em branco. As pessoas com degeneração macular têm muita dificuldade em ler e reconhecer rostos.

3 – Síndrome de Charles Bonnet

A síndrome de Charles Bonnet faz as pessoas veem coisas que não existem realmente. Durante a acuidade visual normal, o cérebro recebe informações dos olhos e as processa. Quando a visão é perdida durante essa síndrome, e o cérebro não tem as informações para prosseguir, ele começa a criar suas próprias imagens. Assim, as pessoas têm alucinações visuais, que são causadas apenas pela perda de visão. Não se trata de um problema de saúde mental.

4 – Catarata

A catarata é a opacidade do cristalino dos olhos, podendo ocorrer em um dos olhos ou nos dois. A catarata torna impossível perceber a imagem com clareza e a visão fica embaçada. Pessoas com catarata têm dificuldades com a visão noturna e com a luz. Por exemplo, a luz de carros, lâmpadas ou do sol pode ser muito intensa para elas.

5 – Visão de túnel

A perda de visão periférica, também conhecida como visão de túnel, trata-se da perda de visão fora da linha de visão direta de uma pessoa. Assim, uma pessoa pode ver com nitidez o que está à sua frente, mas tudo fora de seu foco está borrado ou escuro, como se ela estivesse olhando através de um túnel.

6 – Miopia

Na miopia, pode-se enxergar claramente os objetos que estão próximos, mas os objetos distantes são desfocados. A miopia pode se desenvolver gradualmente ou rapidamente durante a infância ou adolescência. Quanto mais ela progride, mais desfocados os objetos ficam quando olhados de longe.

7 – Glaucoma

Glaucoma é uma doença ocular que acontece quando o sistema de drenagem ocular se torna ineficiente com o tempo. Existem 2 tipos de glaucoma que distorcem a visão de maneiras diferentes. O primeiro afeta a visão periférica, tornando impossível ver qualquer coisa fora da zona central da imagem. O segundo faz as pessoas verem anéis coloridos em torno das fontes de luz. Se o problema não for tratado adequadamente, pode levar à cegueira.

8 – Hipermetropia

Quem sofre de hipermetropia consegue ver objetos distantes, mas enxerga os objetos próximos desfocados. A hipermetropia possui vários estágios. Enquanto pessoas com hipermetropia moderada podem distinguir o objeto mais próximo, aquelas com hipermetropia severa só conseguem enxergar coisas distantes.

Fonte: Bright Side

Gostou? Deixe seu comentário :)