10 Truques simples que ajudam a dominar melhor o próprio corpo

Posted on

Conhece-te a ti mesmo. Este aforismo grego não poderia ser mais correto. Quantos problemas, quantas situações adversas e quantas dores evitaríamos se nos conhecêssemos melhor? Talvez muitas. A medicina, juntamente com a psicologia e áreas afins, caminham a cada dia para que conheçamos e entendamos nosso corpo melhor, com o intuito de nos dar mais qualidade de vida e longevidade.

Mas se você não tem paciência para essa papo científico, aqui vão algumas dicas simples para solucionar pequenos incômodos que muitas vezes sentimos.

1. Coceira na garganta

Woman With Sore Throat --- Image by © Sean Justice/Corbis

Volta e meia, é bastante comum sentir aquela coceirinha chata na garganta que faz você ficar pigarreando o dia inteiro fora a vontade de enfiar o dedo na goela pra coçar. O otorrinolaringologista (essa palavra é um trava-língua por si só) Scott Schaffer, chegou a conclusão que esfregar a orelha para estimular os nervos do ouvido, produz um espasmo que ajuda a aliviar o desconforto na garganta.

2. Dificuldade para ouvir

truques_corpo2

A solução é simples: use a orelha direita para ouvir uma conversa, pois ela percebe melhor o ritmo da conversa; use a orelha esquerda para ouvir melhor músicas e notas musicais. O fenômeno é explicado pelo motivo de que cada um dos ouvidos é ligado a um hemisfério diferente do cérebro.

3. Sentir medo de injeção

truques_corpo1

Quem nunca?! Pois é, mas pesquisas mostram que pessoas que tossem quando tomam injeções sentem menos dor. Isso aconteceria porque a tosse aumenta a pressão no tórax, inibindo os condutores de dor na coluna óssea.

4. Quando o nariz está entupido

truques_corpo11

O método da doutora Lisa DeStefano é, no mínimo, interessante: empurre com força, com a língua, o palato (céu da boca) de um lado e de outro e, em seguida, pressione com o dedo a parte superior do nariz, logo abaixo da sobrancelha. Este método faria com que o muco preso se soltasse, permitindo a entrada e saída de ar.

5. Quando se comeu demais antes de dormir

truques_corpo5

É algo que pode ocorrer sem querer, ou você nunca chegou tarde em casa, morto de fome, e fez aquele assalto à geladeira? O fato é que, deitar do lado esquerdo faz com que o estômago fique abaixo do esôfago, impedindo que o suco gástrico retorne à garganta, evitando aquela sensação de queimação. O ideal mesmo é dormir entre 2 a 3 horas depois de comer.

truques_corpo9

6. Quando se tem dor de dente

truques_corpo10

Solução correta: procure um dentista. Solução rápida para aliviar a dor: pegue um cubo de gelo e esfregue-o na área em “V” entre o polegar e o indicador. Quando os nervos dessa parte da mão são esfriados, bloqueiam-se os receptores de dor.

7. Quando se queima o dedo

truques_corpo6

Para evitar uma bolha, pressione a área com um dos dedos. Para aliviar a dor, mergulhe o dedo queimado em água fria.

8. Quando se demora a dormir

truques_corpo_12

Um simples truque de associação: quando acordar pela manhã, levante-se e não volte a deitar na cama o dia inteiro! Isso fará com que o cérebro associe aquele lugar ao sono e à hora de dormir.

9. Quando é preciso memorizar algo rapidamente

truques_corpo7

O professor Candi Heimgartner tem uma dica simples e eficaz: repita o texto várias vezes antes de dormir, pois, enquanto dormimos, o cérebro organiza todas as informações e as envia para a memória a longo prazo. Pela manhã, você sentirá que já sabe tudo de cor.

10. Quando se sente dor abdominal ao correr

Athlete suffering side kidney pain

Seja na esteira ou ao ar livre, muitos de nós sentem dor nas laterais do abdômen ao correr por alguns minutos. Para evitá-la, é preciso de um pequeno exercício de sincronismo: inspire quando pisar com o pé esquerdo, pois, quando se inspira ao pisar com o pé direito, há muita pressão sendo exercida sobre o fígado e é isso que causará a dor.

Fonte: Genial.guru; Quora

Gostou? Deixe seu comentário :)