11 Respostas para curiosidades bastante comuns, mas que poucos conhecem

Posted on

Aprender coisas novas é sempre válido, afinal, conhecimento nunca é demais. Todos nós temos curiosidades sobre determinadas coisas, e algumas até julgamos banais, mas nossas curiosidades podem ser a curiosidade de várias pessoas, e é interessante saber as respostas. Abaixo há uma lista de respostas a 12 curiosidades comuns que temos, mas dificilmente perguntamos ou pesquisamos sobre elas.

1 – Por que as moscas nunca conseguem encontrar a janela aberta?

As moscas têm olhos compostos que lhes permitem distinguir a luz e a escuridão com precisão. Ao voarem por um cômodo, a única coisa que elas procuram é uma fonte de luz. Porém, mesmo que uma janela aberta seja uma fonte de luz, ela também fornece um fluxo de vento externo para o cômodo. Esse vento cria um ambiente no qual a mosca não gosta muito de voar, o que faz com que ela evite a janela e procure outra fonte de luz.

2 – Por que as garrafas de refrigerante de plástico têm fundo irregular, enquanto as garrafas de água não têm?

As ondulações no fundo das garrafas de refrigerante existem para aumentar a força da garrafa. Isso é necessário porque a garrafa de plástico deve suportar a pressão do gás no refrigerante. Além disso, os refrigerantes geralmente são servidos refrigerados e, quando um líquido fica mais frio, seu volume muda e a garrafa não deve se deformar por causa disso.

Outro aspecto, é que as pontas podem ser deformar um pouco sem danificar a garrafa de acordo com a pressão interna.

3 – Qual a cor real dos espelhos?

Um espelho perfeito reflete todas as cores existentes. A definição científica de luz branca consiste em uma mistura de todas as cores existentes. Por esse motivo, também se diz que um espelho é branco.

4 – Por que o bicho-preguiça é tão lento?

A alimentação de um bicho-preguiça é baseada praticamente em folhas que são muito pobres em nutrientes, o que significa que o animal tem uma ingestão de baixas calorias. Por viver em árvores, a escalada é uma atividade cotidiana que pode exigir muita energia do bicho-preguiça. Então, para fazer com que o sistema metabólico seja mais lento e compense a baixa ingestão de calorias, esses animais precisam ser mover mais lentamente.

5 – Por que a cola não gruda na parte interna da embalagem?

A cola geralmente tem água como solvente, que a mantém em uma forma grossa e líquida dentro da embalagem. Ela só fica pegajosa quando espremida do tubo e aplicada a uma superfície. Quando em contato com o ar, a água da cola evapora, fazendo com que a cola endureça. As únicas coisas que restam são moléculas pegajosas que mantêm objetos unidos.

6 – Quem deve ficar com os suportes do assento do meio?

Não existe uma regra oficial sobre isso. Mas alguns especialistas em etiqueta têm uma opinião em comum: a pessoa que senta na cadeira do meio merece ter “controle” sobre esses suportes. Num voo, por exemplo, a pessoa que senta ao lado do corredor tem a possibilidade de esticar as pernas, tendo mais conforto, enquanto a pessoa que senta perto da janela tem a vantagem de se encosta, apreciar a vista e controlar a luminosidade. Mas a pessoa do meio não é capaz de fazer nada disso, então é mais do que merecido ela poder ter esses suportes.

7 – Por que os vestidos de noiva são brancos?

No século XIX, a maior parte das mulheres se casava com vestidos que poderiam usar novamente em outras ocasiões. Tempos depois, os filmes românticos de Hollywood começaram a usar vestidos brancos de casamento, e as mulheres logo gostaram da ideia, mas tradicionalmente, apenas mulheres ricas podiam comprar um vestido branco. Somente na década de 1950, as mulheres da classe média começaram a copiar o visual, graças ao desenvolvimento de materiais mais baratos durante a grande prosperidade econômica pós-guerra. Lembrando que nem todas as culturas são adeptas do vestido branco hoje em dia.

8 – Qual a verdadeira cor das zebras?

Existe uma crença popular de que as zebras são animais brancos com listras pretas. No entanto, a verdade é o contrário. A cor original das zebras é preta, e listras brancas surgem apenas mais tarde quando um embrião de zebra se desenvolve no ventre da mãe, o que pode ser observado na figura abaixo, onde as listras brancas de uma zebra não se desenvolveram bem.

9 – Ao tomarmos suco de laranja depois de escovar os dentes, fica um gosto horrível na boca. Por que isso acontece?

A pasta de dente altera um pouco o paladar, suprimindo a capacidade de sentir gostos doces, tornando o que já é azedo ou amargo, mais forte ainda.

10 – Por que nossas mãos suam quando estamos nervosos?

O suor do estresse vem da excitação nervosa, da liberação de adrenalina pelo corpo. As áreas do corpo que apresentam a maior concentração de glândulas sudoríparas são as solas dos pés e as palmas das mãos.

11 – Por que o gelo é escorregadio?

O gelo só é escorregadio quando está perto de um ponto de fusão. O escorregamento é causado pela rolagem de moléculas de água que não podem se prender a outras moléculas de água na superfície.

Fonte: Bright Side

Gostou? Deixe seu comentário :)