10 Benefícios incríveis que as nozes podem trazer para a saúde

Posted on

As nozes podem ajudar seu corpo a funcionar melhor, pois elas contêm nutrientes benéficos que causam incríveis efeitos positivos no organismo. Elas podem reduzir os riscos de algumas doenças, como diabetes, doenças cardíacas, e o câncer, por exemplo. Conheça abaixo alguns benefícios desse poderoso alimento.

1 – Ajuda na perda de peso

Um estudo feito em 2010 chegou à conclusão de que a ingestão regular de nozes ajuda a gastar energia mesmo durante o descanso. Também mostrou que as pessoas que incluíram nozes na dieta perderam mais peso do que aquelas que não costumavam consumir nozes. Elas podem inclusive ajudar a diminuir o apetite.

2 – Diminui o risco de diabetes

Pessoas que estão acima do peso têm maior risco de ter diabetes. As nozes ajudam a controlar o peso e a prevenir a obesidade, reduzindo assim o risco de desenvolver diabetes.

3 – Ajuda na saúde do coração

Colesterol muito alto pode causar problemas cardíacos. As nozes contêm certos ácidos graxos que ajudam a diminuir os níveis de colesterol. Alguns estudos também mostram que as nozes podem ajudar a diminuir a pressão arterial, reduzindo o risco de infarto e AVC.

4 – Ossos mais fortes

As nozes são uma boa fonte de cobre. Não consumir o suficiente desse mineral pode aumentar o risco de desenvolver problemas nos ossos, como a osteoporose. A osteoporose torna os ossos mais frágeis e sujeitos a fraturas. Outro mineral presente nas nozes é o magnésio, que também é importante para a saúde dos ossos.

5 – Reduz o risco de alguns tipos de câncer

Consumir nozes com certa frequência também pode diminuir o risco de câncer de mama, próstata e colorretal, já que elas contêm compostos que podem ter um efeito anti-inflamatório.

6 – Ajuda a ter uma pele mais saudável

As nozes contêm vitaminas E e F que podem ajudar a proteger sua pele dos radicais livres, que são prejudiciais à saúde da pele, ajudando a prevenir rugas e pele seca.

7 – Ajuda a saúde reprodutiva masculina

Uma dieta não muito saudável, rica em carboidratos refinados, está associada à função reduzida dos espermatozoides. As nozes são ricas em antioxidantes, que podem melhorar a qualidade do esperma.

8 – Reduz o risco de aterosclerose

A aterosclerose é uma condição que pode levar ao ataque cardíaco, derrame ou insuficiência cardíaca. Ocorre quando o colesterol se acumula nas artérias, as deixando estreitas. As nozes são uma ótima fonte de antioxidantes, que podem impedir os danos oxidativos do colesterol e reduzir o risco de aterosclerose.

9 – Ajuda na saúde intestinal

Quando existem muitas bactérias nocivas no corpo, isso pode provocar alguns problemas de saúde, como obesidade, infecções e câncer no intestino. Comer nozes ajuda na saúde intestinal e aumenta a quantidade de bactérias benéficas nele.

10 – Melhora a função cerebral

As nozes podem ajudar a melhorar sua memória e habilidades de aprendizado. Elas também podem ajudar a prevenir doenças neurodegenerativas. As nozes contêm compostos polifenólicos que podem reduzir o dano oxidativo e a inflamação no cérebro.

Fonte: Bright Side

Gostou? Deixe seu comentário :)