12 Fenômenos naturais maravilhosos vistos apenas em determinada época do ano

Posted on

Existem fenômenos naturais na Terra que dificilmente acreditamos que são verdadeiros, pois parecem ser surreais. Os fenômenos abaixo acontecerem raramente, apenas em determinadas localidades. Conheça abaixo alguns fenômenos da natureza que ocorrem apenas em épocas determinadas do ano.

1 – Janeiro: Bolhas congeladas sob o lago Abraham

Durante o verão, o lago Abraham é como qualquer outro lago comum. No inverno, porém acontece um fenômeno bem interessante por lá. As bactérias que vivem no fundo do lago emitem grandes quantidades de gás metano, que ficam em formatos ovais sob a superfície cristalina do lago. O fenômeno ocorre no Lago Abraham, Alberta, Canadá, de dezembro a fevereiro.

2 – Fevereiro: Cachoeira de fogo em Yosemite

No final de fevereiro, os raios do sol poente têm o ângulo certo para iluminar o local de maneira que parece que não é água, mas fogo caindo da montanha. O fenômeno pode ser visto no Parque Nacional de Yosemite, Califórnia, EUA, na segunda quinzena de fevereiro.

3 – Março: Murmúrios dos Estorninhos

Estorninhos se reúnem em bandos e realizam incríveis truques aéreos em massa. Segundo especialistas, os estorninhos se reúnem nessas formações incríveis para trocar informações e enganar predadores com seus movimentos hipnotizadores. O fenômeno pode ser visto no Reino Unido, de janeiro a março.

4 – Abril: Glicínias florescendo

Durante um mês na primavera, é possível caminhar pelos túneis mágicos das glicínias, formados por centenas de plantas, cujas cores variam de vermelho, roxo, amarelo e branco. Se você quiser ver um conto de fadas com seus próprios olhos, é exatamente isso que você está procurando. O fenômeno ocorre em todo o Japão em meados de abril até meados de maio.

5 – Maio: vaga-lumes síncronos

Vaga-lumes síncronos só podem ser encontrados em alguns lugares do planeta. Durante a exibição de acasalamento, milhares de vaga-lumes se reúnem e piscam simultaneamente a cada poucos segundos. O fenômeno ocorre no Parque Nacional das Grandes Montanhas Fumegantes, EUA, de maio a junho.

6 – Junho: Cabras subindo em árvores

Isso parece sair de um filme de fantasia, mas esse fenômeno natural bizarro tem uma explicação lógica. As árvores que essas cabras escalam não são aleatórias, são árvores de argan, cujos frutos amadurecem por volta de junho. As cabras famintas são atraídas por esse alimento e às vezes você pode ver uma dúzia delas penduradas em uma árvore. O fenômeno ocorre em Marrocos, em junho.

7 – Julho: Sol da meia-noite

O sol da meia-noite é um fenômeno fantástico que acontece durante os verões na Noruega. O eixo de rotação da Terra é inclinado, o que faz com que o Polo Norte seja inclinado em direção ao sol no verão. Cria um efeito incrível que você só pode ver nesta área – por várias semanas no verão, o sol nunca se põe. O fenômeno ocorre de junho a agosto.

8 – Agosto: lago manchado de Osoyoos

Nos meses de verão, quando a temperatura está quente, este lago muda de cor e até de forma. À medida que a água evapora, podemos ver formações circulares multicoloridas de sal e outros minerais no fundo do lago. O fenômeno ocorre na Colúmbia Britânica, Canadá, de julho a agosto.

9 – Setembro: Lago de Sal Yuncheng

As águas deste lago chinês podem mostrar todo o espectro de cores, de verde e amarelo a escarlate e magenta. Tudo acontece graças a uma grande variedade de algas que florescem no lago. O lago sempre parece espetacular, mas o melhor período para vê-lo é no outono, quando as cores são mais brilhantes. O fenômeno pode ser visto em Yuncheng, China, em setembro e outubro.

10 – Outubro: o arco-íris líquido de Cano Cristales

Esse fenômeno é causado pelo surgimento de algas. Cano Cristales é um rio na Colômbia que se parece com um arco-íris líquido que pode exibir uma ampla gama de cores. O fenômeno pode ser visto na Colômbia, entre outubro a novembro.

11 – Novembro: Deserto de Atacama coberto de flores

Embora este local seja extremamente seco, ele pode se transformar em um cobertor de flores durante a noite após uma chuva forte. Porém, o deserto floresce apenas a cada 4 ou 5 anos e a última vez que aconteceu foi em 2017. É possível ver essa maravilha no Chile, de setembro a novembro

12 – Dezembro: Rochas deslizantes no Vale da Morte

No Vale da Morte, ocasionalmente algumas rochas parecem deslizar pela área deserta por conta própria. Os cientistas acreditam que os estranhos movimentos dessas pedras são o resultado de um equilíbrio perfeito de água, gelo e vento que ocorre nos meses de inverno. Isso acontece no Vale da Morte, Califórnia, EUA, de dezembro a fevereiro.

Fonte: Bright Side

Gostou? Deixe seu comentário :)