O que os odores do seu corpo podem revelar sobre você?

Posted on

O mau odor corporal muitas vezes não é causado somente por falta de higiene ou suor. Esse mal constrangedor pode estar também relacionado à problemas de saúde, como diabetes, problemas de fígado ou alimentação incorreta – sendo um motivo para se preocupar. Veja abaixo alguns fatos curiosos sobre o odor corporal.

1 – Se o seu corpo tem cheiro de peixe

Você pode ter uma desordem chamada síndrome do odor de peixe ou Trimetilaminúria, que é caracterizada pelo mau odor do corpo e o cheiro de peixe podre na urina, suor e respiração de pessoas, em razão da excreção excessiva de trimetilaminúria (TMA). É uma doença genética, que se manifesta desde o nascimento. A doença não tem cura, mas existem algumas formas de amenizar os sintomas.

2 – Cheiro amargo

Se você sente um cheiro amargo no seu corpo, você precisa visitar um médico, pois isso pode estar relacionado a problemas de fígado. Um fígado lento produz uma variedade de substâncias químicas que têm odores peculiares, e isso pode causar o mau cheiro do seu corpo. Um fígado que não está saudável também pode causar sintomas como problemas digestivos e náuseas.

3 – Se você tem cheiro de doces

Isso pode ser um sinal de diabetes. Seu corpo pode ter um cheiro doce ou frutado devido a altos níveis de cetonas na corrente sanguínea. Se a sua urina tem esse cheiro, também pode ser um sintoma da Doença da Urina em Xarope de Bordo ou Leucinose, que é uma doença hereditária em que o organismo não consegue processar corretamente certos aminoácidos.

4 – Se seu corpo tem cheiro de ovo podre

A carne é um produto pesado no sistema digestivo, e as pessoas que comem muita carne diariamente podem ter um odor repulsivo como de ovos podres. Esse odor específico é causado pelo alto teor de aminoácidos na carne, principalmente a carne vermelha. Não há danos nesses aminoácidos, mas eles precisam ser digeridos bem, o que nem sempre ocorre.

5 – Se você tem cheiro de álcool

Você provavelmente bebeu um pouco demais ultimamente! Quando consumimos álcool, o corpo reconhece isso como uma toxina e tenta convertê-lo em ácido acético. O corpo pode metabolizar cerca de 90% de álcool dessa forma, e o resto é excretado através da urina, suor e respiração.

6 – Se você cheira a suor e sua demais

Você pode ter hiperidrose, que é caracterizada pela transpiração excessiva. Embora doenças neurológicas, endócrinas, infecciosas e outras doenças sistêmicas às vezes possam causar hiperidrose também, a maioria dos casos ocorre em pessoas que são saudáveis. O calor e as emoções podem ser desencadeantes para a hiperidrose.

7 – Se seu corpo tem cheiro de fezes

Nesse caso, é bom ter bastante cuidado. Esse odor pode ser causado devido a uma obstrução intestinal. Esta é uma condição médica bastante perigosa, ocorrendo quando há um bloqueio no intestino grosso ou delgado. Tal bloqueio provoca uma respiração que cheira como fezes, e qualquer coisa que a pessoa coma, apenas agravará o mau hálito.

Fonte: Bright Side

Gostou? Deixe seu comentário :)