10 Formas que o seu corpo diz que você está estressado – e como curá-lo

Posted on

Todos já ouviram falar sobre o estresse, esse companheiro da maioria das pessoas, dia após dia, que vivem cheias de tarefas a cumprir e que sempre correm contra o relógio. Algumas dores e até mesmo espasmos musculares são, na maioria das vezes, consequência dessa forte carga emocional.

Porém, na maioria dos casos, o melhor remédio é a reeducação dos hábitos alimentares e do sono, assim como a prática de exercícios físicos. Estes são alguns dos sinais que seu organismo envia para te avisar que é hora de relaxar.

1 –  Dores de cabeça estranhas

Você tem sentido fortes dores de cabeça quando não está no trabalho? Elas podem ser consequência de um nível de estresse elevado. Ter boas noites de sono durante a semana e bons hábitos alimentares, especialmente nos finais de semana, pode ser um ótimo remédio

stress-1

2 – Dores na mandíbula

Você acorda com a região dolorida ou já se flagrou apertando os dentes, como se tivesse mastigando-os, enquanto está sentado em sua mesa durante o trabalho? O Bruxismo, ato de apertar ou ranger os dentes, é um sintoma comum de estresse e acontece quando estamos tensos, focados em algo ou dormindo. Uma placa que se encaixa aos dentes e reduz este atrito é a solução ideal e para isso é necessário consultar um dentista.

stress-2

3 – Sonhos bizarros

Seus sonhos tem sido estranhos ou até mesmo perturbadores? Corrigir o sono, dormindo de 7 a 8 horas por dia, evitar a cafeína, o álcool e o uso do smartphone antes de dormir pode ajudar, e muito, a acabar com os pesadelos.

stress-3

4 – Queda de cabelo

Já está mais do que comprovado que o estresse pode ser responsável pelos fios de cabelo perdidos diariamente. Engajar em uma atividade física relaxante e tomar algum suplemento nutricional indicado por um especialista pode ser o fim dos seus problemas.

stress-4

5 – Estresse pode piorar alergias

Um experimento de 2008, realizado por pesquisadores da Ohio State University College of Medicine, descobriram que quem sofre de alergias tiveram os sintomas agravados pelo estresse e a ansiedade. Isso pode ser evitado com exercícios físicos e também respirar fundo quando você sente a ansiedade chegando.

stress-5

 

6 – Músculos rebeldes

Existe um nó que queima em suas costas? Suas pálpebras se contraem, como se estivessem fora de controle? Os espasmos musculares são sintomas de que algo está errado. Praticar atividade física, manter-se sempre hidratado e ter uma alimentação equilibrada são medidas essenciais para diminuir os espasmos.

stress-6

7 – Estômago irritado

O estresse desencadeia a liberação do ácido do estômago, causando azia e até dores. Também afeta o funcionamento do intestino e altera a forma como o corpo processa a gordura, gerando as famosas gordurinhas localizadas no abdômen. A dica é aliviar o estresse com bons momentos, como rir com os amigos ou assistir a um filme engraçado, ou fazer alguma atividade que te faça bem.

stress-7

8 – Terríveis cólicas menstruais

Mulheres estressadas estão duas vezes mais suscetíveis a ter cólicas menstruais intensas. A atividade física e alimentação saudável são boas medidas a serem tomadas – infelizmente, comer uma caixa de bombom inteira em menos de duas horas não é recomendável.

stress-8

9 – Manchas e locais doloridos

Sabe aqueles pequenos hematomas ou arranhões que aparecem no corpo sem você ter se dado conta de que se machucou? O estresse provoca a liberação de endorfina, analgésicos naturais do corpo, que fazem com que pequenos machucados passem desapercebidos. Pomadas com vitamina K ajudam a curar estes hematomas mais rapidamente, e claro, atividades físicas também ajudam a aliviar a ansiedade.

stress-9

10 – Problemas cardiovasculares

O estresse pode fazer com que as artérias e veias se comprimam, ocasionando a diminuição do fluxo de sangue e batimentos cardíacos irregulares. Manter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos regularmente e fazer atividades prazerosas acabam com esses sintomas.

stress-10

Fonte: Distractify Destaque: Shutterstock

Gostou? Deixe seu comentário :)