Tribos isoladas ao redor do mundo são registradas por Drones em imagens impressionantes

Posted on

Quando paramos para pensar sobre ainda parece surpreendente que pessoas ainda consigam viver isolados e longe de tudo o que conhecemos e vivenciamos. Essas pessoas sabem da existência da “civilização”, mas preferem viver em seus locais de origem, com suas tradições e costumes e, de preferência, sem contato algum com o mundo exterior. Em imagens feitas por G. Miranda para a Organização Survival International, que trabalha para garantir a proteção e sobrevivência dos Povos Indígenas, podemos conhecer um pouco de como são e como vivem esses povos.

Desde o Povo Sentinela da ilha Sentinela do Norte, na Índia, até as diversas tribos isoladas que vivem na floresta Amazônica, no território brasileiro, essas imagens nos mostram como eles vivem de forma tradicional, portanto arcos e flechas, com pouca – ou nenhuma – roupa e sempre muito curiosos com o objeto voador desconhecido que os cerca.

Por menor intenção de contato que essas pessoas demostrem, sua sobrevivência encontra-se ameaçada pelo avanço do desmatamento e queimadas, causados por atividades como extrativismo vegetal e mineral ilegais. Existe a necessidade urgente de proteção dessas pessoas que já perderam muito de seu território e estão cada vez em menor número. No Brasil é onde se encontra a maior concentração de povos isolados, a FUNAI contabiliza 114 registros da presença desses grupos no país, 28 deles confirmados.

É de fato impressionante imaginar que eles sequer sabem da existência de objetos indispensáveis para nós hoje em dia, como o celular ou computador. Caçam, cultivam e preparam sua comida de forma tradicional, sem os eletrodomésticos que facilitam tanto as nossas vidas. Mas ainda mais impressionante que isso é a força e resistência que esses povos cultivam em manter vivas suas tradições e formas de viver. E isso merece, e deve, ser preservado.

Gostou? Deixe seu comentário :)