11 Curiosidades sobre a Escócia que podem te surpreender

Posted on

A Escócia é um país no extremo norte do Reino Unido, um lugar formando por ilhas, que tem como principais cidades Edimburgo e Glasgow, esta última famosa pelo vibrante cenário cultural. A Escócia também é famosa pelo golfe, e é um país com peculiaridades que podem despertar a sua vontade de querer visitá-lo. Conheça abaixo algumas curiosidades sobre a Escócia.

1 – A Escócia oferece produtos de higiene pessoal gratuitos para mulheres

Há um ano, a Escócia se tornou o primeiro país a oferecer produtos de higiene pessoal gratuitos para mulheres. Eles estão disponíveis em instituições governamentais, como bibliotecas e escolas.

2 – O país dos ruivos

A proporção de pessoas ruivas é de cerca de 1% a 2% em todos os países, exceto na Escócia, em que a proporção de ruivos é de 13% e, graças à genética, quase todas as famílias podem ter um bebê ruivo.

3 – Anões com sotaque escocês

Um residente típico da Escócia gosta de beber, falar palavrões e falar de maneira aberta sobre o está em sua mente. Isso lembra aqueles personagens pequenos de filmes e jogos de fantasia. Anões em fantasias sempre parecem escoceses, mesmo que não tenham consciência disso.

4 – “Não provado” é um dos possíveis vereditos nos tribunais da Escócia

Desde o século XVIII é adotado no Judiciário da Escócia um sistema de 3 vereditos: “culpado”, “inocente” e “não provado”. Esse último é utilizado como uma absolvição, mesmo que o tribunal não esteja certo da inocência do acusado, por insuficiência de provas. Há quem não concorde com esse sistema, mas por enquanto ele continua funcionando.

5 – Luzes azuis na iluminação pública

Luzes azuis nas ruas de Glasgow foram instaladas para melhorar a aparência geral da cidade, mas a mídia descobriu que elas iniciaram uma tendência interessante – o número de crimes e tentativas de suicídio diminuíram drasticamente. Os psicólogos atribuem isso ao fato de que a cor azul é frequentemente associada à polícia, fazendo com que as pessoas ajam com mais cautela.

6 – Um país de ilhas

O território da Escócia consiste em ilhas. Há um total de 790 ilhas, mas em apenas 99 delas há habitantes. A maior parte da população vive no norte da ilha da Grã-Bretanha.

7 – Kilt: com ou sem roupa íntima por baixo?

O uso de roupas íntimas por debaixo das famosas kilts (aquelas “saias” que os homens usam) é uma discussão importante na Escócia. As kilts surgiram como parte do traje do exército escocês e os soldados tradicionalmente as vestiam sem roupas íntimas por baixo; e por isso “um verdadeiro escocês” é aquele que segue essa tradição. Antigamente havia até uma fiscalização e os soldados que eram pegos utilizando cueca, tinham suas kilts confiscadas. Com o passar do tempo, a prática da fiscalização começou a ser tomada como assédio, e após inúmeras situações constrangedoras, os escoceses decidiram que é mais adequado utilizar roupa íntima por baixo da kilt.

8 – Nessie e Morag

O Lago Ness, assim como seu famoso (e talvez fictício) habitante, Nessie (que se trata de um monstro), encontram-se na Escócia. Mas poucas pessoas sabem que o monstro do Lago Ness tem uma irmã chamada Morag, que, segundo a lenda, habita outro Lago, o Morar. Há mais de 30 relatos de encontros com essa criatura, sendo mais da metade com duas testemunhas ou mais. Sua existência é, inclusive, mais provável que a de Nessie (o monstro original), até porque o Lago Ness já foi bastante estudado e explorado enquanto o Morar é muito mais profundo e menos conhecido.

9 – O eco mais longo do mundo

Para estabelecer um novo recorde mundial de eco mais longo (o anterior também foi registrado na Escócia), o jornalista Tom Scott foi até uma instalação de armazenamento de combustível abandonada no país. Lá o eco gerado pelo disparo de uma pistola de partida durou quase 2 minutos.

10 – Bonnybridge, a aldeia dos OVNIs

Os turistas da Escócia gostam de visitar a vila de Bonnybridge, também conhecida como o “portal para outro universo”. Anualmente, cerca de 300 pessoas declaram ter visto um OVNI por lá, mais do que em qualquer outro lugar do planeta.

11 – Proibição de raças de animais de estimação com anomalias físicas

Ultimamente as pessoas estão cada vez mais procurando raças especiais de animais com deficiências físicas, como pernas curtas, olhos esbugalhados, focinho curto etc. Essas características geram problemas reais para a saúde dos animais, o que leva à necessidade de tratamentos caros. A Escócia luta pelos direitos dos animais e proíbe a criação dessas raças.

Fonte: Bright Side

Gostou? Deixe seu comentário :)