Conheça as 25 das maiores raças de cães do mundo e algumas de suas características

Posted on

Muitas pessoas pensam que os cães de grande porte são mais ferozes e agressivos, mas isso não é verdade. A agressividade de um animal leva em conta outras características que vão muito além do seu tamanho, e tem a ver principalmente com a sua criação.

Cachorros de grande porte podem ser muito afetuosos, além de alguns deles também serem ótimos cães de guarda e protetores, intimidando com todo o seu tamanho. Porém, para quem pensa em ter um cachorro tão grande, é preciso saber que eles necessitam de muitos cuidados e atenção redobrada à sua saúde.

Os cães abaixo são considerados alguns dos maiores cães do mundo e impressionam por sua imponência, beleza e habilidades.

1 – São Bernardo

O São Bernardo foi originalmente criado para resgatar pessoas nas montanhas, sendo popular nos Alpes italianos e suíços. É um cachorro enorme, tendo em média 91 cm de altura e podendo pesar até 120 kg.

2 – Kuvasz

O Kuvasz é uma raça antiga proveniente da Hungria, que foi originalmente criada para pastorear animais, principalmente ovelhas. Apesar do tamanho intimidar (altura entre 70 e 75 cm e peso entre 35 e 52 kg), o Kuvasz tem um temperamento divertido e equilibrado, podendo ser um ótimo cão de companhia.

3 – Mastim Tibetano

O Mastim Tibetano foi originalmente criado por culturas nômades do Tibete, China, Nepal e Ásia Central, e é conhecido por derrubar lobos e leopardos que ameaçam seus rebanhos. Para se ter uma ideia de seu tamanho, os machos podem ter até 83 cm de altura e pesar entre 45-72 kg.

4 – Cane Corso

Trata-se de uma raça italiana muito utilizada para guarda e caça, tendo uma altura de 58-70 cm e peso entre 49 e 50 kg. É um cachorro que intimida devido ao seu tamanho e sua cara de bravo, bem como por ter uma das mordidas mais poderosas entre os cães.

5 – Landseer

Oriundo do Canadá, o Landseer se destaca por sua resistência aos rigores climáticos e sua força, que lhe permite transportar cargas e salvar pessoas de afogamentos. A altura média do macho é de 72-80 cm, enquanto a da fêmea é de 67-72 cm.

6 – Dogue de Bordeaux

Também conhecido como Mastim de Bordeaux, o Dogue de Bordeaux é uma das raças de cães francesas mais antigas. É um cão muito poderoso e musculoso, criado inicialmente para puxar carroças e guardar rebanhos e propriedades, e seu tamanho ajuda bastante nisso, pois pesa entre 55 e 65 kg e possui altura média de 60 cm. Infelizmente, os cães dessa raça são propensos a inúmeras doenças e sua expectativa de vida média é uma das mais curtas entre todas as raças – uma média de 5 a 6 anos.

7 – Bully Kutta

Também conhecido como Mastim Paquistanês, o Bully Kutta é descendente do extinto Alaunt, uma antiga raça de cães do Paquistão. Os cães dessa raça geralmente têm cerca de 90 cm de altura e podem pesar até 95 kg. Porém, apesar de seu tamanho enorme, geralmente é dócil, amigável e muito treinável.

8 – Akbash

Esse enorme peludo é oriundo da Turquia e é utilizado principalmente como um cão guardião de rebanhos, mas pode servir também como cão de companhia. Pesa entre 34 e 64 kg e possui de 69 a 86 cm de altura.

9 – Grande Boiadeiro Suíço

Trata-se de uma raça de cães de grande porte que foi desenvolvida nos Alpes Suíços. Este grande cão é robusto e de ossatura pesada com grande força física, inteligente e sociável, com uma natureza entusiasta e uma forte afinidade com crianças. Como o próprio nome diz, ele é realmente grande, medindo até 72 cm e podendo ter até 70 kg.

10 – Dogo Argentino

Criado na Argentina principalmente para fins de caça, o Dogo Argentino é um cão enorme e musculoso com uma pelagem curta e branca. Os machos podem crescer até 76 cm de comprimento e pesar mais de 55 kg. É um cão leal e companheiro com a família, sendo também um bom cão de guarda dependendo da linhagem.

11 – Pastor da Anatólia

Trata-se de uma raça de grande oriunda da Turquia, tendo surgido possivelmente há 6.000 anos. A raça foi desenvolvida para ser independente, responsável por guardar os rebanhos de seus donos em vastas áreas sem assistência humana. As fêmeas dessa raça geralmente medem entre 71–79 cm e pesam entre 40–55 kg, e os machos, 74–81 cm, 50–65 kg.

12 – Boerboel

Boerboels são cães muito obedientes e inteligentes, com fortes instintos territoriais, e por isso foram inicialmente criados para serem cães de guarda, na África do Sul. Eles são leais, particularmente ótimos com crianças e tendem a proteger sua família e o seu território. É um cão que pode chegar a 70 cm e 79 kg.

13 – Boiadeiro de Berna

O Boiadeiro de Berna é uma raça grande e pesada, tendo uma altura média de 64-70 cm e peso de até 57 kg. É geralmente um cão calmo, seguro de si e dócil, afetuoso com crianças e outros animais de estimação.

14 – Tosa Inu

Originalmente criado em Tosa (antiga província japonesa) como cão de luta, o Tosa Inu é uma raça rara, descendente do nativo Shikoku-Inu, um cão indígena de tamanho médio que foi cruzado com grandes raças de cães europeus, como mastim, São Bernardo, Dogue Alemão. Esses cães variam consideravelmente em tamanho; geralmente pesando entre 36 e 61 kg.

15 – Leonberger

Trata-se de uma raça gigante proveniente da Alemanha. Os cães dessa raça geralmente são muito leais, inteligentes, brincalhões e gentis, o que os torna ótimos cães de companhia. Infelizmente, sua expectativa de vida média é de apenas sete anos. Os machos medem cerca de 75 cm de altura e podem pesar entre 64-68 kg, enquanto as fêmeas geralmente têm cerca de 70 cm de altura e pesam aproximadamente 52 kg.

16 – Cão de Montanha dos Pirenéus

Originário da França, é conhecido por sua natureza instintiva de proteger e pastorear, quanto por seus pelos grossos e brancos que os mantêm aquecidos nos invernos nevados das montanhas de onde vêm. Criados para serem pastores de ovelhas, esses cães podem chegar a 81 cm e pesar até 59 kg.

17 – Terrier Preto da Rússia

Trata-se de uma raça criada na Rússia durante o final da década de 1940 e início da década de 1950 para uso como cão militar. Acredita-se que seja um cruzamento de cerca de 17 raças de cães diferentes de todo o mundo. Eles podem viver um pouco mais do que outras raças do seu tamanho, muitos chegando até 14 anos. Os machos medem 72 a 78 cm e pesam até 60 kg, sendo as fêmeas ligeiramente menores e mais leves.

18 – Lébrel irlandês

Originalmente desenvolvida a partir de cães de guerra, essa raça foi concebida originalmente para caçar lobos. Sua expectativa de vida é baixa – entre 6 e 10 anos, e esses cães podem medir até 86 cm de altura, com média de peso nem tão alta assim – 55 kg para machos e 48 kg para fêmeas.

19 – Mastim Napolitano

O Mastim Napolitano é oriundo da Itália e compartilha um ancestral em comum com o Cane Corso. É destemido e extremamente protetor de sua casa e família, além de ser muito inteligente e independente. Suas médias de peso e tamanho são de 63–77 60–70 kg para machos e, enquanto as fêmeas, 58–70 cm 3 50–60 kg,

20 – Dogue Alemão

Dogue Alemão pode chegar a 91 cm de altura e 90 kg Atualmente, um cachorro da raça chamado Zeus é detentor do recorde de cachorro mais alto do mundo, com 112 cm de altura. Os cachorros dessa raça geralmente são amigáveis com outros cães, animais de estimação e humanos familiares.

21 – Komondor

Esse cachorro fofo com aparência de esfregão tem sido usado para proteger gados e propriedades. Sua peculiaridade é sua pelagem longa com espécies de “cordões”. O Komondor é uma raça húngara que atualmente está sendo fortemente monitorada pelo governo húngaro para preservá-la e protegê-la de modificações. Eles podem crescer até 80 cm de altura e pesar mais 60 kg.

22 – Mastim Inglês

As primeiras menções a esses cães datam do século VI aC, e durante a conquista romana da Inglaterra o próprio Júlio César ficou impressionado com a lealdade e a força dos Mastins Ingleses. Um macho típico pode pesar até 113 kg e chegar a 90 cm de altura, mas o Mastim mais pesado já registrado foi um de 156 kg chamado Zorba.

23 – Terra Nova

Originalmente criado e usado como cão de trabalho para pescadores, os cães dessa raça são enormes e inteligentes, conhecidos por suas excelentes habilidades de natação, o que os torna excelentes cães de busca e resgate. Os machos podem atingir até 80 cm de altura, pesando cerca de 80 kg.

24 – Pastor Caucasiano

Popular na Rússia, Armênia, Azerbaijão, Geórgia e nas áreas do norte do Cáucaso, os Pastores Caucasianos são membros de uma família de raças de cães musculosos e de ossos fortes, medindo cerca 70 cm de altura.

25 – Deerhound

O Deerhound foi criado originalmente para caçar veados na Escócia. Seus antecedentes foram mantidos pelos povos tribais que vivem no que é o moderno Reino Unido e foram usados na caça de grandes animais. Os machos podem ter mais 80 cm de altura e pesar até 50 kg, enquanto as fêmeas normalmente atingem apenas 70 cm de altura e pesam menos de 45 kg.

Fonte: List 25

Gostou? Deixe seu comentário :)