12 Pequenos erros diários que podem causar danos aos nossos cabelos

Posted on

Existem alguns hábitos que podem prejudicar bastante a nossa saúde e a nossa aparência, mas que por ser algo tão corriqueiro, nem imaginamos que fazem mal. Os cuidados com os cabelos, por exemplo, precisam de máxima atenção, principalmente nos mínimos detalhes que nem costumamos nos atentar, como usar condicionador na raiz ou não dar a atenção devida à alimentação e à ingestão de água.

Veja abaixo alguns erros comuns que as pessoas cometem que podem danificar bastante os cabelos, e algumas dicas para não continuar insistindo nesses erros.

1 – Usar condicionador desde a raiz

Quando utilizado na raiz dos cabelos, o condicionador pode causar problemas a longo prazo, como excesso de oleosidade ou folículos encravados. O recomendado é aplicar o condicionador da altura das orelhas até as pontas para hidratar melhor a parte que realmente precisa.

2 – Não usar óleo capilar

Existe uma grande variedade de óleos capilares para todos os tipos de cabelos. Eles servem para hidratar e dar brilho aos fios, principalmente nas pontas, sendo uma boa complementação na rotina capilar, quando não usado em excesso.

3 – Fazer chapinha no cabelo molhado

Quando você utiliza chapinha no cabelo molhado, o vapor que sai da chapinha não é apenas a água evaporando, é também o seu cabelo que está queimando. O ideal é passar a chapinha quando o cabelo já está totalmente seco e com protetor térmico devidamente aplicado.

4 – Usar a força para secar com a toalha

Secar o cabelo com a mesma toalha que você seca o corpo não é adequado. O dano é pior se você também esfregar a toalha com força para remover o excesso de água. O ideal é secar o cabelo com uma camiseta de algodão ou uma toalha de microfibra, pois esses tecidos são mais suaves, sendo adequados para a fragilidade do cabelo após a lavagem.

5 – Não se alimentar bem de manhã

Uma alimentação saudável é essencial para manter nossos cabelos fortes e bonitos, e uma aliada fundamental da saúde. O ideal é fazer pelo menos três refeições por dia e principalmente não pular o café da manhã, já que nosso corpo capta uma grande quantidade de nutrientes pela manhã.

6 – Dormir com o cabelo solto

Durante o sono, geralmente nos movimentamos várias vezes, fazendo com que os nossos cabelos se esfreguem no travesseiro, prejudicando bastante sua aparência e causando ressecamento. O ideal é fazer tranças não muito apertadas ou usar prendedores para dormir.

7 – Usar fronhas de algodão

Usar uma fronha de travesseiro bastante áspera também pode causar danos ao cabelo. O melhor a se fazer é usar fronhas de seda, pois a sua textura suave não maltrata os fios. Outra alternativa saudável é dormir com o cabelo preso dentro de uma touca de seda.

8 – Não beber água o suficiente

Beber bastante água é importante não apenas para nossa saúde, mas também para nossa aparência em geral. Uma pessoa adulta deve beber entre 2 e 3 litros de água por dia, o que ajudará a manter os cabelos mais fortes e hidratados.

9 – Não limpar a escova regularmente

Muitas partículas de sujeira que existem no ambiente ficam presas em nossos cabelos. Quando você escova, essas partículas aderem à sua escova, que se não lavada, contaminará o couro cabeludo, causando problemas como caspa, ressecamento e queda excessiva dos fios.

10 – Não usar os prendedores certos

Alguns prendedores de cabelo puxam demais o couro cabeludo e, quando desamarramos, levam fios inteiros com eles. Por isso, é ideal escolher ligas maiores e tecidos mais macios e fáceis de retirar, ou ligas que lembram o cabo de telefones antigos. Também é importante não apertar demais os penteados, pois essa pressão pode quebrar os fios.

11 – Usar o tipo errado de escova

Cada cabelo requer um tipo diferente de escova, dependendo de sua espessura e textura. Pessoas com cabelos cacheados devem preferencialmente usar uma escova com cerdas de javali. Já quem tem cabelo liso, deve usar uma escova que combine cerdas de javali e nylon. Pessoas com cabelos cacheados devem optar por escovas com cerdas mais largas, enquanto cerdas mais próximas são melhores para cabelos lisos.

12 – Excesso de calor

O uso excessivo de secadores, baby liss e chapinhas prejudica muito os fios, pois o calor queima gradualmente a camada externa que protege os cabelos, tornando-os muito ressecados. O ideal é diminuir a frequência do uso desses aparelhos e nunca se esquecer de usar protetores térmicos.

Fonte: Genial Guru

Gostou? Deixe seu comentário :)