20 Objetos do cotidiano que deveriam ser trocados com alguma frequência

Posted on

Normalmente esperamos até que uma coisa quebre ou fique totalmente inutilizável para trocá-la. Mas os objetos que usamos no nosso cotidiano têm um determinado prazo para ser trocado. Muitos produtos domésticos têm um prazo de validade que tendemos a ignorar, mas é importante que saibamos, principalmente para evitar problemas futuros. Veja abaixo com qual frequência devemos trocar alguns itens que usamos em casa.

1 – Máquina de lavar roupas: a cada 10 anos

Em média, uma máquina de lavar pode ser usada por até 10 anos. Mas depende da marca e da frequência com que é utilizada.

2 – Sutiã: a cada 6-9 meses

Um sutiã chega ao fim de sua vida útil quando o tecido está gasto e a armação começa a sair do tecido. Mas mesmo que não tenha acontecido isso, o recomendado é trocá-lo de 6 a 9 meses.

3 – Tapetes de banheiro: a cada 2 anos

Os tapetes de banheiro devem ser lavados a cada duas semanas, a menos que duas ou mais pessoas compartilhem o mesmo banheiro; nesse caso, devem ser lavados semanalmente. Mesmo assim, é necessário substituí-los, e a regra geral é fazer isso a cada 2 anos.

4 – Esponjas de cozinha: todas as semanas

As esponjas estão sempre em contato com a sujeira das louças, razão pela qual devem ser trocadas a cada semana. É possível tentar esterilizá-las para aumentar um pouco mais sua longevidade, mas mesmo assim, a troca se faz necessária por questões de higiene.

5 – Torradeira: a cada 6 a 8 anos

A expectativa de vida média de uma torradeira é de 6 a 8 anos, mas é possível estender sua vida útil limpando-a regularmente para remover o excesso de sujeira.

6 – Coletor menstrual: a cada 6 meses a 10 anos

Coletores menstruais reutilizáveis devem ser lavados antes de cada uso e esvaziados pelo menos duas vezes ao dia. Eles são duráveis e têm uma vida útil de 6 meses a 10 anos, variando de acordo com a marca e o material do qual ele é feito.

7 – Detector de fumaça: a cada 10 anos

As baterias do detector de fumaça precisam ser trocadas todos os anos, mas o detector de fumaça em si também tem vida útil. Em geral, ele não funciona bem depois de 10 anos.

8 – Máquina de lavar louça: a cada 10 anos

É preciso trocar sua máquina de lavar louça se ela já tiver 10 anos de uso. Outros motivos pelos quais você deve trocar a máquina de lavar louça, mesmo que ela não tenha atingido os 10 anos, incluem não estar funcionando bem e se o custo dos reparos exceder 50% do preço de uma máquina nova.

9 – Tapete de fibra de coco (tipo capacho): a cada 6 a 10 anos

Os capachos feitos com casca de coco são duráveis e fáceis de limpar. É possível escolher um capacho mais grosso para aumentar sua longevidade.

10 – Tênis de corrida: a cada 700-800Km

É importante observar se seus tênis de corrida oferecem suporte suficiente para seu estilo de corrida. Normalmente, eles devem ser trocados por um novo par a cada 700-800 Km, mas se eles não mostrarem sinais de desgaste excessivo, é possível usá-los por mais tempo.

11 – Escova para lavar vaso sanitário: a cada 6 meses

A escova do vaso sanitário deve ser limpa na frequência com que você limpa o vaso sanitário e substituída pelo menos a cada 6 meses, por motivos óbvios de higiene.

12 – Geladeira: a cada 15 anos

Se a geladeira tiver menos de 8 anos, considere consertá-la. Mas se tiver mais de 15 anos, é melhor substituí-la.

13 – Estojo para lentes de contato: a cada 3 meses

Os estojos de lentes de contato devem ser limpos após cada uso e mantidos abertos para secar entre as limpezas. Além disso, eles devem ser substituídos a cada 3 meses. Geralmente, os kits de limpeza de lentes vêm com estojos sobressalentes.

14 – Colchões: a cada 8-10 anos

A regra é comprar um colchão novo após cerca de 8 a 10 anos, embora isso varie em razão da qualidade do colchão. É preciso também considerar outros fatores, como alergias, rigidez muscular pela manhã e molas barulhentas, para saber se seu colchão atual precisa ser removido antes desse período.

Uma dica para retardar que se formem depressões no colchão em razão do peso do corpo de quem o utiliza é rotacioná-lo (de modo que a parte que era do pé venha pra cabeceira) mensalmente. Isso também prolonga sua vida útil.

15 – Tapete de ioga: todos os anos

É aconselhável verificar o desgaste, mas normalmente, um tapete de ioga dura cerca de um ano. Os sinais de que você precisa de um novo incluem adelgaçamento e mau cheiro.

16 – Sofá: 7-15 anos

Você pode se sentir relutante em trocar de sofá, a menos que esteja redecorando ou mudando para um novo lugar, mas sua vida útil é de 7 a 15 anos. É hora de procurar um novo sofá principalmente quando o tecido estiver puído.

Limpeza regular, inclusive com ajuda profissional, dependendo do sofá, pode ajudar a prolongar um pouco mais a vida útil dele.

17 – Top esportivo: de 6 meses a 1 ano

Se você lavar e usar um top esportivo de 3 a 4 vezes por semana, pode ser necessário substituí-lo em 6 meses, pois ele não será mais capaz de sustentar seus seios. No entanto, se você quiser que dure mais, é aconselhável lavá-lo a mão.

18 – Tapete: a cada 10 anos

Mesmo com os devidos cuidados, os tapetes devem ser substituídos eventualmente. A maioria dos fabricantes aconselham uma substituição completa após cerca de 10 anos.

19 – Garrafas de água reutilizáveis de alumínio: 12 anos

Essas garrafas podem ser usadas por mais de 12 anos e podem ser recicladas quando jogadas fora. Fique atento a sinais de ferrugem, indicando que você deve substituí-la por questões de higiene.

20 – Filtros para chuveiros: a cada 2-6 meses

Dependendo da frequência com que você usa o chuveiro, do tipo de filtro que usa e de quantas pessoas usam o mesmo chuveiro, o tempo pode variar. No entanto, em geral, é preciso trocá-lo pelo menos após 6 meses.

Fonte: Bright Side

Gostou? Deixe seu comentário :)