16 Objetos que foram tão modificados ao longo do tempo que não saberíamos como usá-los hoje

Posted on

Tudo que está ao nosso redor costuma mudar bastante com o tempo. Apesar de usarmos coisas que foram inventadas há séculos, essas coisas sofreram muitas modificações, e um exemplo claro disso é o celular, que no início era bem diferente do que é usado hoje. Veja abaixo algumas coisas que costumamos usar bastante, mas que mudaram quase totalmente ao longo dos anos.

1 – Projetor

Esse objeto cinza tem uma lente de vidro e fios elétricos dentro. Trata-se de um projetor antigo, em que uma combinação de lentes e uma fonte de luz eram usadas para ampliar as imagens nas lâminas de vidro e projetá-las em uma parede ou tela. Sem dúvidas os projetores de hoje são bem diferentes.

2 – Protetor de sabão

Pequenos pedaços de sabão eram colocados nessa pequena “gaiola” e sacudidos sob água corrente quando as pessoas lavavam pratos à mão. Os de hoje são bem menores e mais delicados.

3 – Calendário

O objeto abaixo é um antigo calendário Himalaia, que funcionava de maneira bastante diferente do calendário moderno. O maior anel com 12 contas é o mês, os próximos dois são os dias do mês (3, depois até 9) e os últimos quatro são o ano em quatro dígitos.

4 – Ferro de solda

A ponta que a mão está segurando é na verdade a cabeça do ferro e geralmente era feita de cobre, e a outra extremidade normalmente tinha um cabo de madeira. Os antigos ferros de solda emitiam muito mais calor do que os modernos.

5 – Um moedor manual

Imaginando uma pequena manivela na parte de cima, já é possível identificar como este moedor funciona. Com lâminas internas, ele é capaz de moer café ou pimenta.

6 – Fecho de bolsa

Não se trata de um zíper moderno, mas um fecho para bolsas pequenas. Consiste em uma moldura expansível com rotações, esticando-se ao abrir a bolsa e diminuindo ao fechá-la.

7 – Porta-presunto

Esse porta-assado ou presunto podia ser montado em uma tábua de cortar. A própria tábua de corte tinha pontas para segurar a carne no lugar por baixo, enquanto pontas de metal a seguravam por cima.

8 – Óculos

Os óculos mais antigos do mundo não eram destinados a melhorar a visão. Os chamados “óculos de neve” foram inventados pelos povos Inuit e pelos povos Yupik para protegê-los da cegueira da neve.

9 – Microchip de computador

As peças de computador também mudaram bastante com o passar dos anos. Esse é um chip de dados de 8 bits, responsável pela memória do computador antigo.

10 – Suporte de telefone

O telefone ficava na superfície plana superior de um suporte para telefone como este. O compartimento aberto na parte inferior servia para colocar as listas telefônicas, e na parte superior havia uma alça para movê-lo.

11 – Porta-cartões de visita

É assim que os porta-cartões de visita eram antes. Era preciso colocar o cartão entre os rolos de madeira, para que funcionassem como pesos para mantê-lo firme no lugar.

12 – Bolsa

O espelho e o estilo da tampa de metal com uma bolsa de tecido anexada indicam que é uma retícula – uma pequena bolsa popular no início do século XIX.

13 – Seguro contra fogo

Esses objetos eram colocados nas casas perto da porta da frente para mostrar que o morador havia pago pelo seguro contra incêndio. Desta forma, o corpo de bombeiros  iria realmente trabalhar para apagar um incêndio na residência.

14 – Batedeira de manteiga

O agitador para uma velha batedeira de madeira ajudava a transformar o creme em manteiga. Essas “batedeiras” ainda são usadas em áreas rurais mais isoladas.

15 – Extintor de incêndio

Este material era muito menos seguro do que os extintores atuais. Seu bulbo de vidro possuía um gás extintor, destinado a ser jogado nas chamas para apagá-las. No entanto, os vapores que ele liberava eram extremamente tóxicos para as pessoas.

16 – Peneira de especiarias

Esse objeto servia para colocar temperos e ervas na panela para cozinhar sem deixar resíduos. Também era muito usado para preparar bebidas e sopas.

Fonte: Bright Side

Gostou? Deixe seu comentário :)