12 Coisas que aconteceriam com o seu corpo se você parasse de consumir açúcar

Posted on

Muitas pessoas adoram comer doces e são verdadeiras formiguinhas, tendo dificuldades em cortar o açúcar da dieta. Porém, parar de consumir açúcar traz mais benefícios do que imaginamos, até mesmo para a fertilidade, para a pele e para o nosso humor. Veja abaixo algumas coisas que acontecem com o seu corpo caso você deixe o açúcar completamente de lado, pelo menos por um tempo.

1 – O volume do seu cérebro poderia aumentar e sua memória melhorar

Pesquisas descobriram que, ao comer açúcar, nosso cérebro sente desconforto, pois nossas funções cognitivas podem ficar mais lentas. Podemos ter problemas de memória e ser mais fracos na tomada de decisões. Além disso, de acordo com alguns estudos, nosso cérebro pode perder seu volume e ficar menor em certas áreas.

2 – Seria possível engravidar com mais facilidade

O açúcar é conhecido por sua capacidade de nos fornecer energia, ativando a insulina no sangue. Mas a insulina é muito semelhante aos hormônios responsáveis ​​pela gravidez. Se consumirmos muito açúcar refinado, a insulina no corpo poderá ser confundida com os hormônios que ajudam os óvulos a amadurecerem, então o corpo começará a trabalhar para reduzir seus níveis. Como resultado, haverá menos óvulos em maturação no corpo e ficará mais difícil para uma mulher engravidar.

3 – Você poderia evitar ter uma “cara de açúcar”

Os dermatologistas alertam que o açúcar pode ser um grande inimigo da nossa pele. O açúcar causa estresse hormonal, levando a uma aparência chamada de “cara de açúcar”. As características dessa condição são um tom de pele acinzentado, manchas em todo o rosto e pele mais fina.

4 – Cabelos mais saudáveis

De acordo com dermatologistas, o açúcar pode causar queda e desgaste de cabelo. Isso ocorre porque o aumento da glicose provoca níveis desiguais de hormônios. Então, o couro cabeludo não recebe todos os nutrientes e podemos começar a perder cabelo. Uma dieta com menos açúcar pode prevenir a queda de cabelo no futuro.

5 – Sua pele pode envelhecer mais devagar

O açúcar pode acelerar o envelhecimento da pele, de acordo com os cientistas. Ao chegar ao nosso corpo, o açúcar danifica o colágeno em nossos tecidos, deixando nossa pele com mais rugas e flacidez. O açúcar também pode suprimir o hormônio do crescimento humano, que é responsável pelo nosso metabolismo e composição corporal. Sem ele, podemos parecer mais velhos.

6 – Você poderia parar de ter mudanças de humor e se sentir mais alegre

Comer muito açúcar pode causar transtornos de humor e até depressão. Dietas ricas em açúcares refinados podem aumentar a ansiedade, isso porque o açúcar refinado drena a vitamina B do nosso corpo, um dos principais agentes responsáveis ​​pelo nosso humor.

7 – Diminuição das cólicas menstruais

Segundo os médicos, o açúcar pode piorar a dor das cólicas ao causar inflamação. Além disso, as mulheres podem sentir mais inchaço, dor abdominal e gases, o que pode agravar sua condição durante esses dias mais complicados.

8 – Você fortalecerá seu sistema imunológico

O açúcar influencia os glóbulos brancos, que são responsáveis ​​pelo combate a bactérias e vírus. Bebendo uma garrafa de litro de refrigerante ou comendo 100 gramas de açúcar, reduzimos a atividade das células imunológicas em 40%, o que significa que nossa imunidade está “desligada” por 4 a 5 horas.

9 – Você pode evitar a síndrome de autofermentação

A síndrome de autofermentação é uma condição na qual o alimento fermenta em nossos intestinos. Todos nós temos fermentação no intestino, mas o açúcar piora a situação e transforma esse processo natural em um “banquete” de fermento e bactérias.

10 – Seus ossos ficarão fortes

Pesquisas recentes descobriram que o açúcar impede o metabolismo da vitamina D em nossos corpos e, na verdade, retira cálcio, magnésio e outros nutrientes dos ossos. Pode levar à osteoporose e deixar nosso tecido ósseo mais frágil.

11 – Você pode evitar o excesso de pelos no rosto e no corpo

Os cientistas afirmam que, quando comemos açúcar refinado e processado, podemos enfrentar o problema de pelos indesejáveis ​​em nosso corpo. O açúcar provoca um aumento no nível de insulina no sangue, o que, por sua vez, gera níveis mais elevados de testosterona, o que intensifica o crescimento de pelos no rosto.

12 – Você não terá tanta fome e seus desejos por “gordices” diminuirão

O açúcar tem um efeito viciante em algumas partes do cérebro. Quando o consumimos, o hormônio que causa a fome aumenta e os que a suprimem diminuem. Então, começamos a desejar alimentos com alto teor calórico e também tendemos a comer bastante.

Fonte: Genial Guru

Gostou? Deixe seu comentário :)