17 Gestos e expressões corporais que os japoneses utilizam para se comunicar

Posted on

O Japão é um país com uma cultura riquíssima e peculiar, e os japoneses provam isso até mesmo através dos seus gestos. Um turista, mesmo sem saber falar japonês, pode expressar algumas coisas através de gestos peculiares que os japoneses fazem, para dizer que estão com fome, com raiva ou pedindo desculpas, por exemplo. Veja abaixo algumas expressões básicas usadas no Japão e seus significados.

1 – Ok, aprovação

Levantar os braços como se estivesse formando a letra “O” significa aprovação ou simplesmente um “OK”.

2 – Não, proibido

Cruzar os braços na frente do corpo formando um “X” é um gesto que significa negação ou proibição e pode ser utilizado em diversos contextos, como, por exemplo, para indicar que uma mesa em um restaurante não está disponível.

3 – Namorada e namorado

O dedo mínimo para cima significa “namorada”, enquanto o polegar levantado significa “namorado”.

4 – Paz

Apesar desse gesto de “V” indicando paz ser feito em outros lugares, ele é especial no Japão, pois é muito comum posar com ele para fotos e também usá-lo como uma saudação.

5 – Comida, “Estou com fome”

Usar o gesto abaixo é uma forma de indicar que você está com fome. Com a mão esquerda, simula-se que uma tigela de comida está sendo segurada, enquanto a mão direita são os pauzinhos utilizados para comer. Essa expressão também pode ser usada para convidar alguém para uma refeição.

6 – Pedir desculpas

Juntar as palmas na frente do peito tem vários significados, como oração ou pedir um favor. Se feito junto com uma reverência, significa que um pedido de desculpas está sendo oferecido à pessoa com quem estamos falando.

7 – “Me deixe passar”

Se você estiver andando pelas ruas de Tóquio, por exemplo, e estiver com um pouco de pressa, pode colocar a mão estendida na frente da testa para pedir licença para passar.

8 – “Está se referindo a mim?”

Ao contrário do Ocidente, onde normalmente colocamos a mão no peito para nos referirmos a nós mesmos, no Japão isso é feito apontando para o nariz. É uma forma de dizer “eu”, “você está se referindo a mim?” ou “você está falando comigo?”

9 – Pedir a conta em um restaurante

Pedir a conta em um restaurante é fácil em japonês – basta fazer uma cruz com os dedos e o garçom já saberá.

10 – Dinheiro

Unir o dedo indicador e o polegar em um círculo pode ser interpretado como um sinal de aprovação em outros lugares, mas para os japoneses isso significa “dinheiro”.

11 – Ser demitido

No Japão, levar a mão ao pescoço como se o estivesse cortando é um gesto que significa que alguém foi demitido do emprego.

12 – “De maneira nenhuma”

Em outros países, o gesto de passar a mão várias vezes na frente do nariz costuma estar associado a mau cheiro, mas no Japão é uma forma de negar algo. Serve para mostrar descrença no que outra pessoa diz, para expressar desacordo ou pensar que ela deve estar brincando, é uma forma mais categórica de dizer “não”.

13 – Fantasma

Curvar os braços ligeiramente com as palmas das mãos caídas para frente, para os japoneses, é um gesto que imita a postura que um fantasma supostamente teria.

14 – Raiva

Simular um par de chifres, colocando os dois dedos em cada lado da cabeça, significa raiva, tanto a sua quanto a de outra pessoa.

15 – “Vamos mudar de assunto”

Os japoneses fazem um gesto para evitar que fiquem presos ao mesmo assunto quando uma conversa está desagradável – colocam as mãos à frente como se estivessem segurando uma caixa invisível que depois arrastam para o lado. Isso significa “vamos mudar de assunto”.

16 – “Estou ouvindo”

Colocar o punho fechado na palma da outra mão é uma forma de dizer “estou ouvindo” em uma conversa. Geralmente indica que a pessoa concorda com o que você fala, e que a conversa está agradável.

17 – A maneira de contar nos dedos é diferente para os japoneses

Enquanto em outros países do mundo costumamos contar com os dedos ao levantá-los, no Japão eles começam a contar com a mão estendida e os dedos encolhem ao contar.

Fonte: Genial Guru

Gostou? Deixe seu comentário :)