18 Truques que funcionam muito bem na hora de eliminar a sujeira chata de casa

Posted on

Uma casa com sujeira não é nada agradável, e pode inclusive fazer muito mal para a saúde. Por isso é importante deixar a casa sempre limpa, longe de poeira, ácaros e e tudo que afeta o nosso conforto.

Na hora de limpar a casa, há alguns truques interessantes que podem fazer toda a diferença, economizando tempo, esforço e deixando a casa livre da poeira. Veja abaixo 20 truques simples que te ajudarão a dar adeus à sujeira da sua casa.

1 – Utilize pinceis para limpar lugares estreitos

Pinceis com cerdas macias podem ajudar a limpar acessórios estreitos e mais delicados em casa, evitando que eles sejam danificados e retirando a poeira dos espaços mais difíceis.

truques-para-eliminar-a-sujeira-1

2 – Lembre-se de limpar as cortinas

As cortinas de sua casa também devem receber atenção na hora da limpeza, pois elas acumulam muita poeira. Uma boa ideia para higienizar as cortinas é levá-las para uma lavagem a seco. Você também pode utilizar aspirador de pó, dependendo do material da cortina.

truques-para-eliminar-a-sujeira-2

3 – Utilize um pano na hora de aplicar a cera

Não é recomendado aplicar cera diretamente sobre móveis ou outras superfície da casa, pois isso faz com que a poeira cumule mais rápido. Portanto, é melhor aplicar cera utilizando um de limpar móveis.

truques-para-eliminar-a-sujeira-3

4 – Utilize amaciante de roupas para limpar superfícies

Amaciante de roupas é um poderoso aliado para retirar o pó dos móveis e superfícies em geral, basta diluir o amaciante em um pouco de água e passar nas superfícies utilizando um paninho.

truques-para-eliminar-a-sujeira-4

5 – Utilize umidificadores

O ar umidificado corretamente ajuda a reduzir a poeira acumulada. Para manter o equilíbrio da umidade, você pode contar com a ajuda de um umidificador, por exemplo.

truques-para-eliminar-a-sujeira-5

6 – Utilize panos de microfibra

Um pano de microfibra pode ser um ótimo aliado na limpeza da casa, pois ele recolhe o pó das superfícies com mais facilidade, principalmente quando anexado a uma vassoura ou rodo, tirando até aquelas sujeiras mais difíceis de sair.

truques-para-eliminar-a-sujeira-7

7 – Utilize meias velhas para limpar a casa

Quem diria que meias antigas poderiam ser ótimas na hora da limpeza? Você pode colocar uma meia velha limpa em sua mão para limpar cortinas, ou colocá-la em um esfregão, para se livrar da poeira debaixo das camas e dos móveis.

truques-para-eliminar-a-sujeira-8

8 – Limpe o teclado do seu computador com lenços umedecidos

Limpar o teclado do computador com lenços umedecidos é uma ótima ideia para retirar aquelas manchas que insistem em permanecer, e é bem melhor do que utilizar produtos que podem danificar o teclado.

truques-para-eliminar-a-sujeira-9

9 – Tubo de Papel Higiênico

Substitua o bocal do aspirador de pó por um tubo de papel higiênico, pois você consegue moldar o bico de várias formas para limpar os lugares mais estreitos.

truques-para-eliminar-a-sujeira-10

10 – Rolo adesivo

Utilize um rolo adesivo para limpar luminárias, almofadas e outros objetos de tecido.

truques-para-eliminar-a-sujeira-11

11 – Limpar tapetes a vapor

Tapetes acumulam muita poeira, por isso, é importante higienizá-los sempre. Uma boa opção para fazer a limpeza dos tapetes é utilizando uma máquina de limpeza a vapor, que evita que a sujeira acumule nas partes profundas do tecido.

truques-para-eliminar-a-sujeira-12

12 – Guarde as bugigangas

Para evitar que a poeira se acumule rapidamente, guarde aqueles objetos que não têm tanta importância – armários com portas de vidro são ótimos para isso. Pequenos enfeites  e bugigangas costumam acumular muita poeira dentro de casa.

truques-para-eliminar-a-sujeira-13

13 – Guarde algumas de suas roupas em sacos específicos

Cobertores, travesseiros e roupas de lã podem juntar uma grande quantidade de sujeira, causando até alergias. Para evitar esse problema, você pode utilizar sacos de TNT, por exemplo, para guardar essas roupas e evitar que isso aconteça.

truques-para-eliminar-a-sujeira-15

14 – Utilize álcool para limpar lâmpadas

Você pode remover a sujeira de lâmpadas com mais facilidade, usando um paninho com uma pequena quantidade de álcool.

truques-para-eliminar-a-sujeira-16

15 – Limpe de cima para baixo

Limpe as superfícies da sua casa de cima para baixo, para evitar que caia poeira de uma superfície para outra. Por exemplo, limpe primeiro os ventiladores de teto e em seguida os móveis.

truques-para-eliminar-a-sujeira-17

16 – Janelas fechadas

Não é recomendado deixar as janelas abertas o tempo todo. É lógico que elas devem ficar abertas durante um período do dia para arejar a casa, mas deixá-las abertas 24 horas faz acumular muita sujeira dentro da residência.

truques-para-eliminar-a-sujeira-18

17 – Luvas de tecido

Utilizar luvas de tecido para limpar a casa pode facilitar no trabalho doméstico, principalmente na hora de limpar superfícies mais delicadas como acessórios de vidros e lustres, pois o tecido recolhe a poeira com mais facilidade, tornando a limpeza mais fácil.

truques-para-eliminar-a-sujeira-19

18 – Lave as plantas da sua casa

É muito bom ter plantas em casa.  Além de enfeitar o ambiente, as plantas ajudam a respirarmos melhor, pois elas purificam o ar. É preciso lavar as plantas regularmente para que essa purificação seja mais eficaz.

truques-para-eliminar-a-sujeira-20

Fonte: BrightSide

Gostou? Deixe seu comentário :)