6 Segredos de longevidade que poderíamos aprender com os japoneses

Posted on

Os japoneses são famosos por sua limpeza, organização, inteligência, longevidade, tecnologia, e muitas outras qualidades. Eles têm uma das maiores expectativas de vida do mundo – cerca de 85,3 anos, e isso se deve a hábitos saudáveis que eles adotam em suas vidas. Conheça abaixo alguns segredos de longevidade que os japoneses possuem e que deveríamos nos espelhar para viver melhor.

1 – As tradições incluem passar muitos anos com a família

Os japoneses valorizam bastante a tradição de cuidar dos membros mais idosos da família e ajudar em casa. Existem famílias multigeracionais no Japão, o que significa que 2 ou mais gerações podem viver na mesma casa. O fato de ter toda a família por perto pode fazer muito bem para os idosos.

2 – Ikigai: motivação razão de viver

Ikigai no Japão significa “razão de viver”. Trata-se de um conceito de ter um propósito na vida, que nasceu no Japão e agora está se tornando popular em várias partes do mundo.

Significa se dedicar às coisas que se gosta e ter um sentimento de realização e satisfação. Alguns estudos apontam que as pessoas que praticam ikigai podem ter um risco reduzido de doenças cardíacas e vivem mais.

3 – Método “hara hachi bu” para evitar a compulsão alimentar

Hara hachi bu é um método que induz as pessoas a comerem apenas 80% do que comeriam e não até que fiquem cheias. Ou seja, “Coma até estar 8 partes (de 10) cheias”. Este método evita que as pessoas comam demais e pode aumentar a expectativa de vida, restringindo o número de calorias consumidas.

4 – A dieta típica japonesa é saudável e balanceada

Os japoneses costumam comer grãos e vegetais e não consomem tanta carne vermelha como em outros países. A carne vermelha tem muito mais colesterol do que o peixe, o que aumenta a chance de uma pessoa ter doenças cardíacas e AVC. Os japoneses também não costumam comer laticínios (que podem contribuir para doenças cardíacas, diabetes e Alzheimer), e bebem muito chá verde, que é rico em antioxidantes.

5 – Os japoneses gostam de caminhar

Os japoneses costumam caminhar, pedalar e usar o metrô para ir ao trabalho, eles não têm tanto costume de usar carro, até porque o metrô de lá funciona muito bem. Esses hábitos evitam o sedentarismo e, consequentemente, várias doenças.

6 – Um exemplo de higiene

O Japão tem a reputação de ser uma das nações “mais limpas” do mundo, e a limpeza está ligada à saúde. Muitas doenças podem surgir pela falta de higiene, e o Japão é um exemplo quando se trata de manter-se limpo e evitar doenças.

Fonte: Bright Side 

Gostou? Deixe seu comentário :)