15 Curiosidades sobre o panda – um dos animais mais queridos do planeta!

Posted on

O panda ou panda-gigante é um animal da família dos ursos que vive principalmente em áreas montanhosas da China, onde passam a maior parte do dia comendo o bambu – sua comida favorita. Esses animais são populares por sua fofura e feição simpática, tendo admiradores em todo o mundo. Conheça abaixo alguns fatos sobre esse adorável animal.

1 – Seis dedos

Os pandas têm um sexto dedo ou “polegar falso” nas patas dianteiras, o que lhes permite segurar com mais firmeza o bambu – um dos alimentos que eles adoram.

2 – Gordinhos

O que eles têm de lindos, eles têm de gordinhos. Os pandas machos podem pesar até 160 kg, enquanto as fêmeas pesam no máximo 125 kg e no mínimo 70 kg.

3 – Carnívoros que adoram bambu

Ao contrário do que pensamos, eles não são herbívoros, apesar de amarem bambu, frutas e plantas. Embora na maioria das vezes sua dieta seja vegana, ocasionalmente também comem pequenos animais, como insetos ou roedores.

4 – Eles fazem suas necessidades muitas vezes durante o dia

Alguns pandas adultos podem “ir ao banheiro” até 40 vezes ao dia, devido à quantidade de bambu que comem e que não é digerida. São vários quilos de fezes por dia…

5 – Visão noturna de gato

Os pandas têm pupilas semelhantes às dos gatos, o que lhes permite enxergar perfeitamente na escuridão e à noite.

6 – Adoram nadar

Apesar de viverem em terra, esses animais fofos adoram água e são grandes nadadores.

7 – Ancestrais do outro lado do mundo

Há pouco tempo, um fóssil de um ancestral do panda foi encontrado em uma floresta em Zaragoza, na Espanha, com cerca de 11 milhões de anos.

8 – Muitas horas comendo

Eles passam até 12 horas por dia comendo (o sonho de muitas pessoas), isso porque o bambu que comem não lhes fornece a quantidade necessária de proteínas e eles só conseguem digerir 27% de tudo o que comem.

9 – Mordida forte

Apesar da cara de fofo, o panda tem um dos maiores molares e uma das mordidas mais fortes e poderosas do reino animal. Não queira levar uma mordida dele!

10 – Os irmãos vermelhos dos pandas-gigantes

As pessoas costumam falar em pandas referindo-se ao adorável urso preto e branco que tem manchas nos olhos. No entanto, seu nome na verdade é panda-gigante, enquanto o panda ou “panda-vermelho” é menor, vermelho e se parece com um guaxinim.

11 – Eles não hibernam como os outros ursos

Devido à sua dieta à base de bambu, ele não pode acumular a gordura necessária para dormir durante todo o inverno, o que significa que não pode hibernar como os outros ursos.

12 – Fertilidade de curto tempo

As pandas fêmeas são férteis durante apenas dois ou três dias por ano, o que torna difícil a sua reprodução. Seu ciclo fértil é durante a primavera e o período de gestação dura de 50 a 160 dias.

13 – O panda é querido na China

Os pandas são um dos principais símbolos da China e um dos animais mais queridos de lá. Os chineses os associam com yin e yang, que simbolizam o equilíbrio de energias.

14 – Está em perigo de extinção

O panda-gigante saiu da lista de animais com risco de extinção em 2016, graças a inúmeros esforços para conservar ao máximo a espécie, mas ainda são bastante vulneráveis devido ao desmatamento causado pelo homem, dificuldades de acasalamento e caça furtiva. Atualmente, o maior número de pandas é encontrado no sudoeste da China.

15 – Solitários por natureza

Os pandas são geralmente animais que passam boa parte do tempo sozinhos, em um espaço bem definido no qual costumam se movimentar normalmente. Embora os machos não sejam territorialistas, as fêmeas são, e não permitem a presença de outras fêmeas ou outros pandas adultos em seu espaço.

Fonte: Genial Guru

Gostou? Deixe seu comentário :)