10 Fatos interessantes sobre a Irlanda que farão você querer fazer as malas hoje mesmo

Posted on

Quando o assunto é Irlanda, logo lembramos de U2, Saint Patrick, cerveja Guiness e das paisagens de Game of Thrones. Mas a Irlanda vai muito além disso.

O país, que possui cerca de 5 milhões de habitantes, é um local encantador, com uma cultura diferenciada e paisagens espetaculares que chamam a atenção. Veja abaixo algumas curiosidades sobre a Irlanda que farão você ter vontade de visitar o país hoje mesmo.

1 – A Irlanda teve um horário diferente do resto do mundo durante alguns anos

Os horários do mundo sempre foram definidos com base no horário de Greenwich (GMT), com exceção da Irlanda, que por mais de 35 anos teve um horário diferente do resto do mundo.

O Estatuto de 1880, documento que definia a medição do tempo no país, firmou o horário oficial com 25 minutos e 21 segundos de atraso. Mas em 1916 os irlandeses descobriram que a comunicação pelo telégrafo era impossível assim, então eles ajustaram seu horário de acordo com o GMT.

2 – É um dos países queridinhos para gravações de filmes

A Irlanda possui paisagens incríveis, repletas de castelos, vales e montanhas. As séries Vikings e Game of Thrones, por exemplo, tiveram várias de suas cenas filmadas na Irlanda.

3 – Alguns irlandeses acham que fadas existem mesmo

Quem viaja para a Irlanda pode se deparar com uma curiosa forma circular de arbustos e árvores que cercam uma depressão no terreno – trata-se de um forte de fadas. Dizem que, se um desses fortes é perturbado, as fadas podem se vingar dando à pobre vítima uma série de noites sem dormir. Em 2017, um político irlandês sugeriu que as fadas podem ter alguma responsabilidade pelo mau estado das estradas do país.

4 – O Halloween foi inventado lá

A origem do Halloween é dos ancestrais irlandeses. O Halloween era chamado de Festa do Samhain e fazia parte das festividades da religião druida, e comemorava, entre outras coisas, o fim da colheita. Ainda hoje existem alguns grupos druidas na Irlanda que comemoram o Samhain em 31 de outubro. O costume de decorar abóboras também começou por lá.

5 – Na Irlanda há um lago que aparece e desaparece

O lago Loughareema nem sempre pode ser visto. Acredita-se que este fenômeno ocorra devido ao fato de a água do lago ser filtrada quando não está retida por arbustos e detritos. Quando a água desaparece, a única coisa que resta é um buraco como sinal de que o lago já esteve lá. Quando a chuva volta, o lago enche.

6 – A Irlanda tem suas próprias Olimpíadas há milhares de anos

As Olimpíadas começaram na Grécia antiga, mas a Irlanda não deixa a desejar. Acredita-se que os irlandeses tenham criado suas próprias Olimpíadas em 1829 aC. No início, os jogos eram uma ocasião para homenagear os mortos, proclamar novas leis e, é claro, divertir a população.

7 – As cinzas de São Valentim estão lá

Algumas pessoas visitam a Irlanda na esperança de encontrar um amor verdadeiro. Isso por que os restos mortais do famoso São Valentim estão enterrados na Whitefriar Street Church, uma igreja localizada no centro de Dublin. Todo dia 14 de fevereiro, o templo se torna um centro de peregrinação cheio de pessoas que procuram pedir ao santo uma forcinha no amor.

8 – O Titanic foi construído na Irlanda

A empresa naval irlandesa Harland and Wolff, com sede em Belfast, capital da Irlanda do Norte, foi responsável pela construção do Titanic entre 1909 e 1912. A empresa funciona até hoje.

9 – O personagem de Drácula é inspirado em uma lenda irlandesa

A história de Drácula pode ter sido parcialmente inspirada na lenda irlandesa de Abhartach, um anão irlandês malvado do Condado de Derry que deixava seu túmulo à noite para ir à procura de sangue. Faz sentido, já que Bram Stoker, autor de Drácula, era irlandês.

10 – Os sobrenomes dos irlandeses explicam a história de sua família

Os sobrenomes “MacDonald” ou “O’Leary” são muito comuns na Irlanda. Mac significa “filho de” em gaélico, e “O” significa “neto de”, e esses sobrenomes vêm da tradição de clãs que governaram a Irlanda durante muitos anos.

Fonte: Genial Guru

Gostou? Deixe seu comentário :)