11 Estátuas ao redor do mundo que recebem milhares de visitantes em busca de sorte

Posted on

As pessoas acreditam em diversas maneiras de atrair a sorte, como amuletos, mantras e simpatias, por exemplo. Uma dessas maneiras é tocar em algumas estátuas que estão espalhadas em vários países, por alguma razão histórica, literária ou mitológica.

Essas estátuas acabaram se tornando grandes atrações turísticas e atraem milhares de visitantes em busca de sorte. Conheça abaixo algumas delas.

1 – Estatua de John Harvard, Cambridge, Massachusetts

A Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, ganhou esse nome em homenagem a John Harvard, um pastor que fez uma importante doação para a instituição. Uma escultura foi feita na Universidade em sua homenagem, e estudantes e turistas que visitam o local geralmente tocam o dedo do pé esquerdo da escultura para atrair boa sorte.

2 – Fontana del Porcellino, Florença, Itália

Essa fonte popular foi feita em bronze pelo artista Pietro Tacca, em 1633. Embora essa fonte seja chamada de “porquinho” por algumas pessoas, na verdade trata-se de um javali. A tradição popular indica que você deve esfregar o focinho do animal e inserir uma moeda na boca dele para ter sorte. O dinheiro arrecadado é doado à Opera della Divina Provvidenza Madonnina del Grappa, uma instituição de caridade católica.

3 – O Limpador de Chaminés, Lviv, Ucrânia

Na cidade de Lviv, na Ucrânia, há um restaurante chamado “Casa de leyendas”, que possui cinco andares. No telhado, há uma estátua chamada de Limpador de Chaminés, que, segundo a lenda, era o ex-proprietário do local que ainda o protege. A tradição indica que, ao chegar ao telhado, a pessoa deve colocar uma moeda no chapéu que esse homem tem em uma de suas mãos para atrair boa sorte.

4 – Estátua de David Hume, Edimburgo, Escócia

David Hume é considerado um dos pensadores mais importantes da filosofia ocidental, e ele acabou ganhando em sua homenagem um monumento em Edimburgo, a cidade em que viveu. Segundo a lenda, a escultora Sandy Stoddart deliberadamente fez o dedão do pé de David se destacar para atrair as pessoas a tocá-lo, elas fazem isso para atrair sabedoria.

5 – Estátua da Pequena Princesa, Budapeste, Hungria

Essa estátua está às margens do rio Danúbio, em Budapeste. Seu criador foi László Marton, inspirado em sua filha mais velha, que quando criança gostava de se vestir de princesa. Dizem que tocar os joelhos dessa estátua traz boa sorte, e é isso o que as pessoas que passam por ela costumam fazer.

6 – Estátua de Julieta, Verona, Itália

Verona é conhecida mundialmente por ser o cenário do famoso romance de William Shakespeare, Romeu e Julieta. Atualmente, no centro está a Casa de Julieta, um palácio medieval transformado em museu, onde há uma reprodução da varanda onde a famosa cena romântica acontece entre os protagonistas da peça.

No pátio interno do local, as pessoas costumam deixar cartinhas para os seus pretendentes, e há uma estátua de bronze de Julieta – a tradição é tocar o seio direito da estátua, para retornar à Verona ou encontrar o verdadeiro amor.

7 – O Cão de Roosevelt, Washington, Estados Unidos

O cãozinho chamado “Fala” era muito mais do que um parceiro do ex-presidente dos Estados Unidos, Franklin Delano Roosevelt, acompanhando Roosevelt nas suas principais aparições públicas. O cachorro ganhou um monumento ao lado da estátua de seu dono. Diz a lenda que tocar no seu focinho ou nas suas orelhas atrai a boa sorte.

8 – Estátua de São João Nepomuceno, Praga, República Checa

São João Nepomuceno é um santo da Igreja Católica. Diz a lenda que ele era o confessor de Sofia da Baviera, a rainha consorte da região tcheca da Boêmia, e que ele se recusou a quebrar o voto de sigilo de confissão, apesar dos pedidos do Rei Venceslau. Isso causou a ira do monarca, que ordenou que o matassem.

A estátua do santo está localizada no local em que ele foi jogado no Rio Moldava. Turistas e moradores que passam costumam tocar uma das placas que fazem parte do monumento em busca de boa sorte.

9 – Cumil, Bratislava, Eslováquia

A estátua de um trabalhador descansando em um esgoto enquanto olha para a rua se tornou uma grande atração turística local. Seu nome original é Cumil, que em eslovaco significa “observador”. Algumas pessoas afirmam que ele se dedica a observar as pernas das turistas, outras afirmam que ele realiza um desejo de quem toca o seu capacete. É feito de bronze e seu autor é o artista local Viktor Hulík.

10 – Islay, o animal de estimação da rainha Victoria do Reino Unido, Austrália

Islay foi o fiel companheiro da rainha Vitória do Reino Unido por cinco anos, e morreu enquanto brigava com um gato. Hoje, sua figura é imortalizada em uma estátua de bronze  localizada em uma fonte de desejos no centro de Sydney, na Austrália.

A cada certo período de tempo, uma voz soa em um alto-falante instalado ao lado da estátua. A gravação pede uma doação para as crianças cegas e surdas da região, e dizem que quem colabora terá sorte.

11 – Túmulo de Lincoln, Springfield, Estados Unidos

Abraham Lincoln é um dos presidentes mais famosos dos Estados Unidos por sua liderança durante a Guerra Civil e pela abolição da escravidão. Seus restos mortais,  estão em um monumento de granito localizado em Springfield, Estados Unidos.

No local, há um obelisco e várias estátuas de bronze, uma delas representa a cabeça do ex-presidente, e foi feita pelo artista Gutzon Borglum. Os turistas costumam tocar o nariz da estátua em busca de boa sote.

Fonte: Genial Guru

Gostou? Deixe seu comentário :)