8 Doenças que afetam homens e mulheres de maneiras distintas

Posted on

A maioria das doenças são comuns a homens e mulheres, mas algumas delas se manifestam de maneiras diferentes dependendo do sexo. Por exemplo, os sintomas de um ataque cardíaco são um pouco diferentes entre homens e mulheres, e as mulheres costumam ter mais depressão do que os homens. Veja abaixo 8 doenças que afetam homens e mulheres de formas distintas.

1 – Acne

Ambos os sexos podem ter acne desde crianças até a idade adulta, mas nos homens geralmente dura mais tempo, pois eles produzem mais sebo, que é uma substância oleosa responsável pela acne. Já as mulheres tendem a ter mais acne durante seu período de menopausa, que é quando os seus níveis de hormônios sofrem alteração.

2 – Esclerose múltipla

A esclerose múltipla é uma doença que causa várias complicações, entre elas o comprometimento da coordenação motora. A esclerose múltipla é 2 a 3 vezes mais comum em mulheres do que em homens. No entanto, muitas vezes é mais grave nos homens do que nas mulheres.

3 – Osteoporose

As mulheres têm 4 vezes mais chances de desenvolver osteoporose do que os homens. O problema é mais comum principalmente em mulheres acima de 50 anos. Isso acontece porque os ossos das mulheres são mais leves e mais finos.

4 – Derrame cerebral

Mais mulheres morrem a cada ano que homens por AVC. Embora homens e mulheres sintam os mesmos sintomas quando sofrem um derrame, as mulheres também podem sentir sintomas adicionais e diferentes, como dificuldade em respirar, alucinações, desmaios, vômitos, agitação, convulsões e soluços.

5 – Calvície

Os homens são mais propensos a perder cabelo à medida que envelhecem do que as mulheres. Isso acontece porque a testosterona masculina tem um impacto maior nos cabelos. A testosterona é convertida em di-hidrotestosterona, um hormônio que faz com que o cabelo fique mais curto e mais fino. A perda de cabelo em homens pode começar aos 20 anos. Nas mulheres, essa queda pode ser notada por volta dos 50 e 60 anos, e a perda de cabelo nas mulheres tem relação com a genética e doenças.

6 – infecções do trato urinário

As infecções do trato urinário (ITU) são mais comuns em mulheres do que em homens, pois a uretra das mulheres é mais curta e as bactérias precisam percorrer uma distância menor. Por outro lado, o problema é mais complicado nos homens, já que as infecções geralmente têm a ver com o bloqueio do fluxo de urina, e não com as bactérias.

7 – Depressão e ansiedade

As mulheres têm depressão e ansiedade com mais frequência do que os homens. Isso acontece porque as mulheres passam por coisas que os homens geralmente não experimentam, como abuso sexual, desvantagens socioeconômicas, desigualdade de renda. Além disso, as mulheres também têm tipos de depressão que os homens não têm, como, por exemplo, durante a gravidez e no período pós-parto.

8 – Ataque cardíaco

Quando estão tendo um ataque cardíaco, tanto homens como mulheres podem sentir uma pressão no peito muito forte. No entanto, as mulheres podem sofrer um ataque cardíaco sem sentir essa pressão. Em vez disso, eles podem sentir dor na parte inferior do tórax ou no abdômen superior, além de falta de ar, tontura e fadiga extrema.

Fonte: Genial Guru

Gostou? Deixe seu comentário :)