Artista ilustra transtornos mentais em forma de criaturas assustadoras

Posted on

Infelizmente, os transtornos mentais já fazem parte da vida de milhões de pessoas. A depressão, por exemplo, é tida como a doença do século, e por causa das pressões que as pessoas enfrentam no mundo de hoje, isso tende a piorar.

Recentemente, o artista Sillvi, nascido na Coreia, e que atualmente mora no Canadá, ilustrou alguns transtornos mentais, como ansiedade, depressão e transtorno obsessivo-compulsivo em forma criaturas assustadoras e sombrias, retratando bem o que as pessoas que sofrem desses transtornos podem sentir às vezes.

1 – Transtorno de estresse pós-traumático

O transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) é um distúrbio que pode ocorrer em pessoas que sofreram ou testemunharam um evento traumático, algo grave como um acidente, uma guerra ou um crime, por exemplo. Pessoas com esse problema têm pensamentos perturbadores relacionados ao evento traumático, podem ter pesadelos, flashbacks, sentir muita tristeza, medo ou raiva recorrentes. Além disso, tendem a evitar demasiadamente coisas que lembrem do trauma que sofreram.

2 – Depressão

A depressão é um distúrbio que causa um sentimento persistente de tristeza e perda de interesse pelas atividades, prejudicando o cotidiano. Também chamada de transtorno depressivo maior ou depressão clínica, afeta o modo como a pessoa pensa e se comporta e pode levar a vários problemas emocionais e físicos. O paciente geralmente se sente desmotivado e acha que a vida não vale a pena, muitas vezes se isolando do mundo.

3 – Anorexia

Anorexia é um distúrbio alimentar que leva a pessoa a ter uma visão distorcida do seu corpo. Quem sofre desse mal possui medo extremo de ganhar peso e se torna obcecado por emagrecer, muitas vezes ficando muito abaixo do peso e adquirindo vários problemas de saúde.

4 – Ansiedade

Transtorno caracterizado por preocupação intensa, medo de situações cotidianas, como falar em público, medo excessivo do que possa acontecer em um futuro próximo. A ansiedade é a antecipação de prováveis ameaças futuras. Podem ocorrer frequência cardíaca elevada, respiração rápida, sudorese e sensação de cansaço.

5 – Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade

Transtorno de déficit de atenção / hiperatividade (TDAH) é um dos transtornos mentais mais comuns em crianças, mas pode afetar adultos também. Os sintomas do TDAH incluem desatenção, hiperatividade e impulsividade. As pessoas que sofrem com esse problema geralmente têm dificuldade de prestar atenção nas coisas, o que prejudica o aprendizado e até atividades mais simples.

6 – Transtorno Bipolar

É um distúrbio que causa alterações no humor e afeta a vida das pessoas. Pacientes com transtorno bipolar têm estados emocionais extremos e intensos que ocorrem em momentos distintos, chamados episódios de humor. Esses episódios de humor são classificados como maníacos, hipomaníacos ou depressivos. As alterações de humor vão da depressão a episódios de obsessão.

7 – Transtorno obsessivo-compulsivo

Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) é um transtorno de ansiedade no qual as pessoas têm pensamentos, ideias ou obsessões recorrentes e indesejadas, levando-as a fazer algo repetidamente. Os comportamentos repetitivos, como lavar as mãos toda hora ou verificar  várias vezes se trancou mesmo a porta, podem interferir significativamente no cotidiano e nas interações sociais do indivíduo.

8 – Alzheimer

A doença de Alzheimer é um distúrbio progressivo que faz com que as células do cérebro se deteriorem e morram, e a pessoa perca a memória progressivamente. A doença de Alzheimer é a causa mais comum de demência – um declínio contínuo no pensamento, nas habilidades comportamentais e sociais que prejudicam a capacidade da pessoa agir com independência.

9 – Transtorno de personalidade antissocial

Transtorno de personalidade antissocial é um transtorno que faz com que alguém ignore os direitos e sentimentos alheios. Pessoas com transtorno de personalidade antissocial tendem a manipular ou tratar os outros com severidade ou com indiferença. Elas não mostram culpa ou remorso por seu comportamento.

Fonte: Bored Panda

Gostou? Deixe seu comentário :)