18 Fatos aleatórios que mudarão a sua percepção sobre as coisas do mundo

Posted on

O mundo é repleto de mistérios, e às vezes alguém sabe de algo muito curioso que não sabemos. A internet é uma ótima aliada para compartilharmos curiosidades com as outras pessoas.

Os usuários do Reddit fizeram uma comunidade onde eles podem publicar fatos aleatórios que os fizeram ver as coisas comuns sob outro ponto de vista. Conheça abaixo alguns fatos curiosos encontrados por lá.

1 – É possível cultivar morangos grandes e doces graças a excrementos de pássaros

Os morangos grandes que são vendidos em certas épocas são resultado de excrementos de pássaros. Cerca de 300 anos atrás, um espião francês foi para o Chile. Durante sua viagem, ele se deparou com morangos muito grandes, que não existiam na Europa. Então ele decidiu dar um presente a Luís XIV e levou para ele alguns arbustos de sua fruta favorita. Mas o problema era que ele escolheu plantas masculinas que não podiam ser cruzadas com outros tipos de morangos.

Felizmente, cerca de meio século depois, os agricultores notaram algumas semelhanças entre esse tipo de morango e os outros tipos trazidos da América do Norte. Eles os plantaram próximos um do outro e tiveram uma colheita abundante de frutas grandes e doces. Acontece que esse híbrido de morango também foi capaz de se fertilizar. Mais tarde, os cientistas descobriram que esse híbrido já existia, mas chegou à América do Norte e do Sul graças a excrementos de pássaros e se transformou em dois tipos diferentes de morangos.

2 – A Adidas não trabalha com cientologistas, mesmo que eles sejam ricos e famosos

A Adidas não patrocina pessoas que possam prejudicar a empresa com a sua má reputação. Por isso ela evita trabalhar com pessoas ligadas à cientologia ou outras coisas do tipo.

3 – As bactérias podem transformar produtos que acreditamos serem “naturais” em organismos geneticamente modificados

Existe um tipo de bactéria que pode transferir os genes de uma planta para outra. Como resultado, os cientistas acreditam que produtos como tabaco, amendoim, lúpulo e até chá são plantas geneticamente modificadas de forma natural.

4 – As abelhas atacam pessoas que comem bananas

A banana contém um composto químico que deixa as abelhas agitadas, tornando-as agressivas, por isso é um tanto perigoso comer banana perto de abelhas, pois elas atacam as pessoas que estão comendo.

5 – A CIA descobriu russos em Cuba graças aos campos de futebol

Em 1962, um consultor da CIA ficou preocupado ao ver campos de futebol em Cuba. O motivo? É que os cubanos preferem beisebol! Logo ficou claro que foram os russos que preferiram o futebol. Ele até encontrou a possível localização de uma base militar soviética. Como Kennedy queria obter provas concretas, aprovou voos do U2 sobre Cuba. Como resultado, ele conseguiu as fotos que deram início à crise dos mísseis cubanos.

6 – A Marinha dos Estados Unidos usa controles de Xbox para controlar submarinos

Originalmente, o periscópio submarino era controlado com um joystick que custava 38.000 dólares. Mas os oficiais admitiram que era muito pesado e difícil de utilizar. Os engenheiros resolveram rapidamente esse problema e substituíram o joystick por controles de Xbox que custam menos de 30 dólares.

7 – Bob Esponja foi criado por um biólogo para ajudá-lo a ensinar biologia marinha

O biólogo marinho Stephen Hillenburg criou uma história em quadrinhos sobre criaturas marinhas para tornar suas aulas mais divertidas. Mais tarde, quando ele se tornou um animador, ele usou esses personagens como referência para o desenho Bob Esponja.

8 – O caviar pode custar 70% a menos se o peixe receber uma massagem

Um cientista alemão passou 9 anos desenvolvendo um método que possibilitava colher caviar sem matar o peixe ou causar-lhe sofrimento. Quando um peixe parece pronto para a colheita de ovos, os agricultores começam a monitorá-lo usando um ultrassom. Então eles modificam a sua dieta inserindo algumas proteínas nela. Quando é hora de colher os ovos, o peixe recebe uma massagem especial que permite liberar os ovos sem nenhum sofrimento.

9 – Saturno nem sempre teve anéis, e eles desaparecerão no futuro

Os anéis de Saturno não durarão para sempre. Eles nem sempre existiram e só existirão por um tempo limitado: cerca de 200 milhões de anos. Portanto, nossos descendentes podem não ver esse fenômeno.

10 – Na Islândia, as transmissões de TV foram desligadas às quintas-feiras para fazer as pessoas se socializarem mais

Na Islândia, a transmissão de TV era sempre desligada às quintas-feiras, até 1987. Isso foi feito para incentivar as pessoas a se dedicarem mais a seus amigos e familiares. Os islandeses que nasceram antes de 1987 costumam brincar que foram concebidos na quinta-feira.

11 – As células-tronco de um feto permanecem no corpo da mãe após o parto para promover a recuperação e o rejuvenescimento

As células-tronco fetais podem atravessar a placenta e permanecer no corpo da mãe durante anos. A parte boa é que elas ajudam a promover o reparo de tecidos e órgãos danificados e a acelerar a cicatrização e a recuperação. A parte ruim é que elas aumentam o risco de doenças oncológicas e autoimunes.

12 – Nos EUA, uma salmoura especial de queijo é usada para proteger as estradas do gelo

Um novo produto que pode salvar as pessoas de estradas com gelo foi testado em Wisconsin (EUA). É uma salmoura que é separada após a produção de queijo e depois é misturada com um pouco de sal comum na estrada. Essa mistura é eficaz contra o gelo, mesmo que esteja 30 graus abaixo de zero.

13 – Médicos em hospitais dos Estados Unidos ainda usam pagers

Médicos na maioria dos hospitais americanos ainda usam pagers. Isso acontece porque as paredes dos hospitais são feitas de maneira a não serem penetradas por raios-X. Isso significa que eles também podem bloquear sinais de celular e, como regra, os celulares não funcionam muito bem nesses hospitais.

14 – Os porcos são os únicos animais que podem fazer os elefantes de guerra fugirem com medo

Desde os tempos antigos, os javalis são considerados animais militares. Segundo uma lenda, Alexandre, o Grande, os usou como uma arma secreta contra o exército do rei indiano Porus, que usava elefantes de guerra. Para fazer um elefante fugir e destruir seu próprio exército, tudo o que precisava ser feito era fazer o porco guinchar. Esse mesmo truque ajudou a derrotar o exército de Antigonus II Gonatas, mas então ele começou a manter os porcos perto dos elefantes para acostumar esses grandes animais ao som agudo.

15 – É possível produzir um diamante a partir da pasta de amendoim

Um cientista, que pesquisou os processos que acontecem no manto mais baixo da Terra, conseguiu criar diamantes com a ajuda de dióxido de carbono, alta pressão e… pasta de amendoim! Mas esse processo demorou muito tempo, então dificilmente essa maneira de produzir diamante se tornará uma prática comum.

16 – Quanto mais belo um cavaleiro era, mais chances ele teria de sobreviver

É claro que apenas nobres guerreiros podiam se dar ao luxo de usar uma armadura leve, bonita e forte que protegesse completamente seus corpos, mas não era a armadura que salvava suas vidas. Ocorre que, era mais lucrativo para seus oponentes não matar, mas capturar um cavaleiro usando armadura cara e bonita e esperar até que sua família oferecesse um bom resgate.

Morto/Capturado

17 – O príncipe William e o príncipe Harry gravaram uma mensagem falsa na secretária eletrônica da rainha

O príncipe William e o príncipe Harry gravaram esta mensagem na secretária eletrônica da rainha: “E aí! Aqui é Liz. Desculpe, estou longe do trono. Para uma ligação direta para Philip, pressione 1. Para Charles, pressione 2. E para os corgis, pressione 3.” A rainha acabou gostando da brincadeira.

18 – Novas casas feitas de lixo estão sendo construídas em Tóquio

Em Tóquio, os resíduos combustíveis são queimados, mas, graças a um sistema de limpeza, a fumaça não entra na atmosfera e as cinzas são usadas como um composto para a construção de imóveis.

Fonte: Bright Side

Gostou? Deixe seu comentário :)