11 Coisas que há grandes chances de acontecerem se a floresta amazônica acabar

Posted on

A floresta amazônica está sendo destruída em ritmo alarmante por incêndios, desmatamento e aquecimento global. Apenas este ano, houve um recorde de 74.000 incêndios no Brasil.

Se a Amazônia desaparecesse completamente, as consequências seriam terríveis e sentidas em todo o mundo. Veja abaixo uma lista de 11 coisas que podem acontecer ao nosso planeta se permanecermos ociosos com a potencial destruição da floresta amazônica.

1 – A diminuição das chuvas e o aumento da seca ameaçariam a agricultura, a água e os alimentos

A diminuição das chuvas levaria a um aumento na infecção por pragas e doenças, e menos água significa menos recursos para a semeadura e manutenção das culturas. Isso prejudicaria gravemente a produção agrícola, o que, por consequência, limitaria nosso abastecimento de alimentos.

2 – Haveria uma grande perda de possibilidades da medicina, já que grande parte das doenças humanas são tratáveis com medicamentos derivados da Amazônia

A medicina moderna depende bastante das riquezas da floresta amazônica. Se a floresta desaparecer, muitas curas em potencial para doenças também desaparecerão. Atualmente, 121 medicamentos prescritos, incluindo medicamentos para leucemia, problemas cardíacos e malária, são derivados de plantas encontradas na floresta amazônica.

3 – Perderíamos 80% das variedades de alimentos que recebemos em todo o mundo

Existem mais de 3.000 frutas na floresta amazônica que são comestíveis. A floresta tropical produz 80% da comida do mundo, incluindo abacates, laranjas, limões, bananas, mangas, abacaxis, café, coco, chocolate e tomate. Perder a floresta amazônica diminuiria significativamente nosso suprimento de alimentos.

4 – Quase metade das espécies de plantas, animais e microrganismos do mundo seria destruída

A floresta amazônica abriga 10% das espécies do mundo, incluindo 40.000 espécies de plantas, 3.000 espécies de peixes de água doce, mais de 370 tipos de répteis e 2,5 milhões de espécies de insetos. De acordo com especialistas, atualmente estamos perdendo 137 espécies de animais, plantas e insetos todos os dias. Isso soma cerca de 50.000 espécies em um único ano, o que é drástico para a biodiversidade do mundo.

5 – A qualidade do ar diminuiria e começaríamos a inalar mais CO²

Segundo a Organização Mundial da Vida Selvagem, a floresta amazônica armazena cerca de 100 bilhões de toneladas de carbono. Ao queimar, ela se torna uma fonte e não um armazenamento de dióxido de carbono. Sua destruição em potencial significaria que a floresta tropical deixaria de reciclar CO² em oxigênio e isso impactaria a qualidade do ar de todo o planeta.

6 – Cerca de 30 milhões de pessoas que se abrigam na floresta perderiam suas casas

A Amazônia é o lar de mais de 30 milhões de pessoas, sendo 2,7 milhões delas indígenas. Mais de 350 grupos étnicos dependem da floresta amazônica. Embora muitos deles morem em locais urbanos, todos os moradores dependem exclusivamente dos recursos naturais da Amazônia para alimentação, abrigo e medicina tradicional.

7 – Perderíamos 70% das 3.000 plantas ativas contra o câncer

Das 3.000 plantas ativas contra células cancerígenas, 70% delas são encontradas nas florestas tropicais, incluindo a Periwinkle, a mais poderosa droga anticâncer do mundo.

8 – Perderíamos 20% da água doce do mundo

O rio Amazonas concentra 1/5 da água doce da terra. A cada segundo, aproximadamente 175.000 metros cúbicos de água doce são lançados do rio Amazonas no oceano Atlântico. A água doce é importante porque fornece nutrientes das plantas, animais, fungos e minerais. A falta de chuvas teria um impacto devastador no sistema de água doce e na entrada de nutrientes no rio.

9 – Haveria períodos mais longos de tempo seco e grandes quantidades de inundações

Se a floresta amazônica for destruída, as chuvas diminuirão em torno da região da floresta. Isso causará um efeito cascata e levará a uma mudança climática, o que resultará em períodos mais longos de seca e grandes quantidades de inundações. As consequências serão sentidas em todos os cantos do planeta.

10 – Uma diminuição nas chuvas aumentaria o tempo seco e causaria mais incêndios florestais

Se as temperaturas subirem até 3 graus Celsius, os incêndios naturais destruirão 75% da Amazônia. Além disso, isso criarão uma reação em cadeia e a perda de árvores levará a uma redução das chuvas, o que, por sua vez, causará períodos mais secos de clima, causando mais incêndios florestais em todo o mundo.

11 – Mais gases de efeito estufa seriam liberados, o que aceleraria o processo de aquecimento global

Árvores e plantas absorvem dióxido de carbono e, à medida que perecem na floresta amazônica, liberam bilhões de toneladas de carbono que a floresta vem armazenando há anos. Sua destruição potencial emitirá 5 a 6 vezes mais gases de efeito estufa do que o normal, o que afetaria a qualidade do ar e as temperaturas, acelerando o processo de aquecimento global.

Fonte: Bright Side

Gostou? Deixe seu comentário :)