9 Tecnologias futuristas que recentemente foram trazidas à realidade

Posted on

É incrível como há alguns anos nem imaginávamos que existiriam algumas tecnologias que existem hoje, que as coisas seriam tão avançadas e mais práticas. Muitas coisas que imaginávamos como futuristas hoje são são uma realidade. Conheça abaixo algumas delas.

1 – Órgãos completos impressos em 3D

Impressoras 3D podem imprimir quase tudo, até mesmo armas, roupas e instrumentos musicais. Algumas das aplicações realmente futuristas da impressão 3D se aplicam à medicina, como imprimir e substituir órgãos danificados durante acidentes. Um pesquisador da Rice University publicou recentemente um modelo real de pulmão – completo com vias aéreas e vasos sanguíneos.

2 – Cultivar órgãos de uma espécie em outra

Um dos maiores problemas com o transplante de órgãos é o quão exigente é o corpo humano ao aceitar algo que não cresceu sozinho, por isso muitas vezes o nosso corpo “rejeita” o novo órgão. Mas pode haver uma solução para esse problema: cultivar em outro organismo os órgãos necessários que se assemelham perfeitamente àqueles feitos pelo seu próprio corpo e os transplantar. Inclusive os cientistas já testaram isso com sucesso em camundongos.

3 – Tatuagens digitais

Há vários tipos de telas de LED em que os cientistas estão trabalhando, incluindo telas super-dobráveis que podemos carregar em nossos bolsos como lenços. Isso também pode ser feito para a pele. Com base em desenvolvimentos recentes, já há material para isso. Não estamos falando em substituir a pele real. Trata-se tatuagens digitais que dobrariam como telas. Elas podem ser usadas para muitas coisas, como monitoramento de batimentos cardíacos, por exemplo, enquanto estão conectadas a um aplicativo em seu smartphone.

4 – Transplante de retina funcional

Mais de 1,3 bilhão de pessoas em todo o mundo possuem alguma deficiência visual. Muitas delas sofrem de doenças degenerativas da retina que não podem ser curadas. A cura completa da cegueira certamente seria considerada uma proposta futurista e, graças à pesquisa inovadora em implantes de retina que funcionam perfeitamente no olho humano, talvez já haja a tecnologia para fazer isso. Recentemente, os cientistas fizeram um implante de retina que funciona exatamente como a real, e testaram com sucesso em ratos.

5 – Pele auto-regeneradora

O envelhecimento do nosso corpo é uma certeza, embora não gostemos muito dessa ideia. Se alguns desenvolvimentos recentes derem certo, não teremos esse problema por muito tempo. Cientistas da Universidade Nacional de Cingapura desenvolveram recentemente um material auto-curativo que imita a pele de uma água-viva. A pele é capaz de se regenerar em poucos minutos. Esse experimento pode ser usado para criar próteses realistas, que poderiam construir membros artificiais melhores que os nossos reais. Essa pele eletrônica também é sustentável porque pode curar a si mesma não precisa ser descartada como lixo.

6 – Comida impressa em 3D

De acordo com a Natural Machines, uma empresa de impressão de alimentos 3D, já temos a tecnologia necessária para imprimir alimentos em 3D, e isso é excelente para quem tem preguiça de cozinhar. A máquina Foodini é capaz de transformar ingredientes em pratos com sabor tão bom quanto aqueles feitos por pessoas.

7 – Nanobots (minúsculos robôs capazes de manipular a matéria em nível atômico) impressos em 3-D

Recentemente, cientistas de Hong Kong desenvolveram robôs nanométricos impressos em 3-D com células-tronco, níquel e titânio e usaram com sucesso para transportar células cancerosas para um local específico em camundongos. O objetivo final deveria ser remover o câncer, mas não era isso que eles estavam testando. Eles queriam ver se os bots poderiam entregar uma carga útil a um local preciso e usaram células cancerígenas porque são as mais fáceis de rastrear.

8 – Próteses controladas pelo pensamento

As próteses de hoje quase parecem e funcionam como membros reais. Recentemente, cientistas resolveram que era o momento de construir próteses controladas pelo pensamento. Em um experimento financiado por uma agência de pesquisas, um homem da Flórida se tornou a primeira pessoa a ter um membro artificial que pode ser controlado por pensamentos. Mesmo que ele ainda não possa fazer tudo o que ele podia com o seu braço real, a prótese funciona bem mais próxima à realidade.

via GIPHY

9 – Toque remoto

Já imaginou poder matar a saudade de alguém que está longe tocando nessa pessoa remotamente? Imagine poder fazer carinho em alguém do outro lado do mundo. Uma tecnologia desenvolvida por pesquisadores do MIT já é capaz de fazer isso em grande medida. Conhecida como inFORM, trata-se de uma interface que pode receber informações de um local remoto e replicar precisamente essas ações em outro.

Fonte: Listverse

Gostou? Deixe seu comentário :)