9 Explicações de coisas “pequenas” que nos incomodam bastante

Publicado em

Passamos por diversas situações estressantes no nosso cotidiano, e muitas delas são coisas pequenas, mas capazes de nos irritar bastante. Por exemplo: o barulho de alguém mastigando bem alto perto de nós, bater o dedo mindinho em algum lugar, estar atrasado para sair e não encontrar as chaves. A parte boa é que esses fenômenos podem ser cientificamente comprovados. Veja abaixo a explicação de algumas coisas chatas acontecem com frequência.

1 – Por que nos irritamos tanto quando alguém mastiga fazendo muito barulho?

A misofonia é uma reação agressiva a ruídos comuns, como o barulho de mastigação ou assobios. Cerca de 20% da população mundial sofre com esse problema. O cérebro reage desta maneira, já que várias partes dele recebem sinais de acionamento. A misofonia é incurável, por isso é recomendado evitar ficar perto de pessoas que fazem esses barulhos desagradáveis.

2 – Por que nossa voz parece tão diferente e estranha quando é gravada?

Quando ouvimos a nossa voz enquanto falamos, ouvimos uma mistura de sons do ambiente ao redor através do canal auditivo externo, do tímpano e do ouvido médio até a cóclea. Quando ouvimos nossa voz gravada, ouvimos apenas os sons transmitidos pelo ar, o que faz nossa voz parecer bem diferente do que realmente é.

3 – Por que é mais difícil acordar se você ficar adiando o alarme por 5 minutos?

Muitas pessoas têm mania de querer dormir “só mais 5 minutinhos”, afinal, acordar cedo não é uma das coisas mais legais do mundo. O problema é que, quando uma pessoa adormece novamente, um novo ciclo de sono começa. Leva cerca de 100 minutos para concluir o ciclo e, se ele durar menos de 100 minutos, o processo não será concluído. Portanto, o melhor a fazer é acordar de uma vez, assim que o alarme toca.

4 – Por que ficamos com olhos vermelhos em algumas fotos?

Às vezes nossas pupilas não conseguem se contrair quando alguém tira uma foto nossa. Os olhos ficam vermelhos na foto por causa da luz refletindo os vasos sanguíneos da retina. Já olho do animais pode ficar cinza, vermelho ou verde, por exemplo, pois seus olhos têm uma camada refletora que melhora a visão noturna, deixando a cor diferente. Para evitar esse efeito, tente tirar fotos perto da luz.

5 – Por que pedaços de casca de ovo sempre caem na tigela quando o quebramos?

Se você quebrar ovos incorretamente, as cascas sempre ficarão presas na clara e cairão na tigela. Para evitar isso, antes de quebrar um ovo, encontre a parte mais larga da casca (no meio) e segure o ovo com firmeza. Bata-o contra a bancada, use os polegares para pressionar para dentro e, em seguida, despeje a gema e a clara na tigela.

6 – Por que muitas vezes não conseguimos encontrar nossas chaves?

Se você geralmente não consegue encontrar suas chaves, você não está envolvendo sua “memória de trabalho”, responsável pela memória de curto prazo, quando chega em casa e joga as chaves em algum lugar. É por isso que você não consegue se lembrar onde você os colocou e transformar sua casa em uma bagunça tentando encontrá-los.
Há apenas uma maneira de lidar com esse problema: organize um local para esses itens minúsculos para que você sempre saiba onde eles estão.

7 – Por que os cadarços das crianças vivem desamarrando?

Os cadarços das crianças desamarram com facilidade porque o jeito de andar delas é diferente do jeito de andar dos adultos, já que elas batem com os pés. Quando um pé atinge o solo, o calcanhar sobe e afrouxa o nó, fazendo com que os cadarços desamarrem mais rápido.

8 – Por que o suor fica com um cheiro tão forte quando estamos estressados?

Quando estamos estressados, nossas glândulas apócrinas começam a trabalhar mais rapidamente e a liberar mais suor. Esse suor contém mais nutrientes, proteínas e lipídios do que o suor produzido pelas glândulas écrinas, que contêm apenas sal e água. Estes nutrientes são um atrativo para as bactérias que vivem dentro dos nossos poros. Quando as bactérias quebram esses produtos químicos, eles liberam um odor ruim.

9 – Por que bater o dedo mindinho dói (e irrita) tanto?

Com certeza você já bateu o dedo mindinho em algum lugar e sentiu  vontade de falar todos os palavrões possíveis. Isso acontece porque os dedos dos pés contêm muitos receptores nervosos e não possuem muito tecido para proteger esses receptores. Como resultado, atingimos nossos ossos, vasos sanguíneos e nervos, causando aquela dor bem incômoda.

Fonte: Bright Side

Gostou? Deixe seu comentário :)