12 Erros cometidos durante o banho que podem prejudicar a sua saúde

Posted on

A hora do banho é um momento em que estamos cuidando também da nossa saúde, além da higiene e da estética. Há erros muito comuns que a maioria das pessoas cometem enquanto estão tomando banho, e alguns deles nem imaginamos que na verdade são hábitos inadequados, que podem prejudicar a nossa saúde. Conheça abaixo alguns deles.

1 – Raspar as pernas antes de visitar a pedicure

Não raspe as pernas no chuveiro antes de ir ao salão fazer os pés. Se você se cortar acidentalmente, o ferimento pode ser infectado ao ser exposto num local como um salão de beleza.

2 – Lavar o cabelo todos os dias

Devemos evitar lavar o cabelo com tanta frequência. Duas vezes por semana já está de bom tamanho, o que garantirá o equilíbrio natural da umidade.

3 – Deixar as lâminas de barbear no box

Para impedir que as bactérias reproduzam em lâminas de barbear, deixe-as em uma toalha para secar. Você também deve mudar a lâmina regularmente.

4 – Não tomar uma ducha “de contraste”

Antes de terminar de tomar banho, mude a água para fria por 30 segundos. Isso aumentará sua resistência ao estresse, fortalecerá seu sistema imunológico e funcionará como um antidepressivo. Mas não se esqueça que tomar um banho de contraste imediatamente antes de dormir pode causar insônia.

5 – Esquecer a limpeza do chuveiro

Com o tempo de uso do chuveiro, algumas bactérias se acumulam, o que pode prejudicar sua saúde. Pesquisadores descobriram que bactérias que estão relacionadas ao aparecimento de doenças respiratórias podem ser encontradas nas duchas.

6 – Enrolar uma toalha na cabeça

Esse é um erro muito comum que cometemos. Depois de ficar molhado, nosso cabelo fica vulnerável e fácil de quebrar. Para evitar isso, recomenda-se não enrolar o cabelo com uma toalha depois de tomar banho. Além disso, devido ao calor, as glândulas sebáceas começam a funcionar mais ativamente, o que torna o cabelo menos limpo e arrumado.

7 – Utilizar a mesma toalha durante muito tempo

Não utilize a mesma toalha várias vezes. Se ela não secou adequadamente, as bactérias podem se reproduzir nela. O microbiologista Philip Tierno recomenda usar a mesma toalha no máximo três vezes.

8 – Não tomar banho depois do treino

O suor e o mau cheiro não são as únicas razões pelas quais nós devemos tomar banho depois de sair da academia. A transpiração estimula a produção de bactérias na pele que podem causar erupções cutâneas. Portanto, nunca deixe de tomar banho depois que voltar da malhação.

9 – Utilizar erroneamente a saboneteira

Se tiver uma saboneteira no seu banheiro, não deixe água acumulada nela. Caso contrário, as bactérias podem se multiplicar no sabonete.

10 – Não secar a banheira adequadamente após o banho

Não se esqueça de lavar a banheira logo depois de tomar banho. O ambiente úmido estimula a reprodução de bactérias como E. coli. Lavar a banheira regularmente pode prevenir uma infecção.

11 – Deixar a esponja de banho no box

Ao deixar uma esponja no chuveiro, você permite que diferentes bactérias se reproduzam mais rapidamente nas condições úmidas. Portanto, é melhor certificar-se de que a esponja está limpa e armazená-la em uma área seca.

12 – Não lavar bem os pés

Algumas pessoas não lavam os pés enquanto tomam banho, pois acreditam que o sabão e a água percorrem o corpo e os pés são lavados dessa maneira. Infelizmente, isso não é verdade e, se você não lavar os pés com cuidado, poderá ficar com fungos nas unhas.

Fonte: Bright Side

Gostou? Deixe seu comentário :)