11 Misteriosos fenômenos que podem acontecer durante o sono

Posted on

Dormir é uma das melhores coisas da vida. Mas nem todo mundo pode concordar plenamente com isso. Coisas estranhas podem acontecer enquanto você está no conforto da sua cama. Essas são algumas delas:

1 – Paralisia do sono

Começando por esse assunto, já que eu que vos escrevo sofro com este problema constantemente. Basicamente, a paralisia do sono consiste em acordar do sono e não conseguir se mover. Sim! E não é uma sensação nem um pouco agradável, principalmente porque é comum que a paralisia venha acompanhada de alucinações que fazem você ver pessoas, sombras ou animais ao seu redor e até mesmo ouvir sons, sem que você possa fazer nada.

Este fenômeno acontece porque, normalmente, ao dormirmos, os músculos são paralisados, evitando que a gente se debata durante os sonhos ou tenhamos problemas como o sonambulismo. Mas, na paralisia noturna, o cérebro acorda, mas o corpo não. Aproximadamente, 7% das pessoas já sofreu de paralisia do sono pelo menos uma vez na vida e dizem que é mais provável ter uma quando dormimos de peito pra cima.

2 – Alucinações hipnagógicas

Este fenômeno acontece quando uma pessoa está num estado entre acordado e dormindo, no qual ela enxerga imagens à sua frente, como rostos e criaturas.

É uma das poucas alucinações que uma pessoa sã pode ter na vida, inclusive crianças, e têm como causa o estresse ou simplesmente uma mente imaginativa.

3 – Falar dormindo

Geralmente, a pessoa que fala dormindo não faz ideia de que isso aconteça e, apesar de não ser nenhum problema psicológico, a pessoa tem receio de que possa revelar algo secreto.

Homens e crianças são mais propensos a esse fenômeno e a causa, mais uma vez, é o estresse.

4 – Sonho dentro de um sonho

A cena é amplamente explorada em filmes e séries. Acontece quando você pensa ter acordado de um sonho, mas ainda está dentro de um outro sonho. Esotéricos dizem que pessoas que experimentam este fenômeno são propensas às práticas espirituais. Já a ciência não sabe explicar o porquê disso acontecer.

5 – Sonambulismo

É o oposto da paralisia do sono: o corpo está acordado e a mente ainda está dormindo. No sonambulismo, a pessoa pode fazer uma série de coisas sem se dar conta como andar, falar, limpar a casa, comer, etc.

Acomete de 4 a 10% da população, sendo muito comum em crianças. A causa é desconhecida, mas há tratamento.

6 – Síndrome da cabeça explosiva

Esse é um dos distúrbios do sono mais incômodos, na minha opinião, afinal, acordar assustado como se algo estivesse explodindo ao seu lado não é nada legal. Apesar disso, o fenômeno não é perigoso.

Ele ocorre quando há uma aumento das atividades cerebrais nas regiões responsáveis pelo processamento dos sons, por algum motivo desconhecido.

7 – Apneia do sono

Ocorre quando a pessoa para de respirar durante um sonho, seguido pelo seu eventual despertar. Em função disso, a qualidade do sono cai, o cérebro não recebe oxigênio o suficiente e fica difícil de dormir pelo tempo correto. A pressão arterial flutua durante o fenômeno, provocando problemas de coração.

Tudo ocorre porque, durante o sono, os músculos da faringe se relaxam e podem bloquear a passagem de ar. Obesidade e tabagismo aumentam as chances disso acontecer.

8 – Sonhos recorrentes

O nome já diz tudo: são sonhos que se repetem constantemente. Alguns psicólogos explicam que isso seria um mecanismo do cérebro de nos fazer perceber algo do nosso dia a dia que ainda não percebemos. Esses sonhos geralmente se repetem até solucionarmos a situação pendente.

9 – Sensação de estar caindo

Acordar como se estivéssemos caindo de um lugar alto, certamente não é das melhores sensações. Alguns especialistas explicam que isso ocorre porque dormir é muito semelhante a morrer: a pulsação e respiração desaceleram, os músculos perdem o tônus. O cérebro tem “medo” de que estejamos realmente morrendo e manda um impulso aos músculos para checar que estamos realmente vivos.

10 – Experiências fora do corpo

Trata-se de um fenômeno neurológico no qual a pessoa, num estado entre a vigília e o sono, consegue se enxergar fora do corpo. Místicos e esotéricos dizem que esta é a confirmação da existência da alma.

Já para os cientistas, estudar o fenômeno é algo muito complicado, apesar de confirmarem a ilusão de se estar fora do corpo. A causa não é conhecida, nem há métodos para lidar com a questão.

11 – Elucidação repentina durante o sono

É comum que em nosso cotidiano lidemos com questões as quais não conseguimos achar as respostas. Então, de repente, durante um sonho, nosso cérebro nos mostra os pontos principais para a resolução daqueles problemas.

O químico, Dmitri Mendeleev, vislumbrou a tabela periódica em um sonho. Algo parecido aconteceu com August Kekulé, que sonhou com a fórmula do benzeno.

Os cientistas dizem que, na verdade, o que ocorre é que já sabemos a resposta, mas a nível subconsciente. Durante o sono, o subconsciente é muito mais ativo e acaba promovendo uma nova perspectiva sobre nossos problemas.

Fonte: Brightside

Gostou? Deixe seu comentário :)