10 Formas cientificamente comprovadas de ficar mais feliz – e por mais tempo

Posted on

A dopamina é um importante neurotransmissor, fundamental para a nossa motivação. Ela desempenha funções importantes no corpo, sendo a principal delas a sensação de prazer, alegria e bom humor.

A falta da dopamina nos causa uma sensação de tristeza e desânimo. Confira abaixo algumas dicas que irão aumentar o seu nível de dopamina para que a tristeza não tome conta de você.

1 – Converse mais com seus amigos e pessoas queridas

Conversar e se divertir entre amigos e familiares é uma maneira fácil de elevar o nível de dopamina. Isso faz com que o mau humor diminua e é claro, proporciona boas risadas e momentos felizes.

formas-de-aumentar-a-dopamina-1

2 – Evite vícios

Algumas coisas como cigarros, compras exageradas e bebidas alcoólicas proporcionam uma felicidade momentânea, mas muitas vezes quando esse momento passa, as pessoas se sentem pior do que estavam antes. Portanto, cuidado com exageros e não vire escravo de vícios. Há muitas coisas legais para fazer que não são prejudiciais à sua vida.

formas-de-aumentar-a-dopamina-2

3 – Escute suas músicas favoritas

Já reparou que quando escutamos nossas músicas favoritas, ficamos felizes na mesma hora? Ouvir músicas pode fazer muito bem, elevando o nível de dopamina e aumentando o bom humor e a felicidade instantaneamente.

formas-de-aumentar-a-dopamina-3

4 – Use a criatividade para desenvolver atividades

Participar de atividades como pintura, dança, teatro, artesanato e preparo de refeições pode fazer muito bem ao nosso organismo. São coisas que estimulam o cérebro, melhoram a concentração e o nível de dopamina no corpo. É lógico que ninguém precisa ser um expert nessas coisas, mas só de tentar já é um bom começo para uma vida melhor!

formas-de-aumentar-a-dopamina-4

5 – Medite

A meditação também aumenta o nível de dopamina, pois nos ajuda a relaxar, liberando energia e nos proporcionando paz e tranquilidade.

formas-de-aumentar-a-dopamina-5

6 – Faça exercícios físicos

Exercícios físicos ajudam na liberação de dopamina, serotonina e endorfina, sendo ótimos aliados no tratamento da depressão e alívio de estresse.

formas-de-aumentar-a-dopamina-6

7 – Aumente o nível de tirosina

A tirosina é um aminoácido que desempenha um importante papel na formação de moléculas de dopamina. Você pode encontrá-la em alimentos como banana, abacate, chocolate escuro, nozes e vinho tinto.

formas-de-aumentar-a-dopamina-7

8 – Desintoxique seu organismo

As toxinas e bactérias impedem a produção de dopamina e abaixam as defesas naturais do organismo, prejudicando o corpo de uma forma geral. Desintoxicar o organismo com a ajuda de smoothies, sucos, água e alimentos saudáveis é de suma importância para ter uma vida melhor.

formas-de-aumentar-a-dopamina-8

9 – Dormir bem

Dormir bem é importante em todos os sentidos. Quando dormirmos mal passamos a ficar irritados e cansados com facilidade, pois o sono ruim atrapalha todo o organismo. Quando dormimos, os hormônios do corpo e substâncias que influenciam no nível de dopamina são liberados. Por isso um sono tranquilo é fundamental.

formas-de-aumentar-a-dopamina-9

10 – Anote as tarefas

Trace pequenas metas e tarefas para o seu dia e as liste em uma folha de papel. Quando o a tarefa for concluída, risque de sua lista. Cientistas afirmam que isso pode melhorar muito o humor, pois sempre que conseguimos alcançar um objetivo, por menor que seja, ficamos muito felizes.

formas-de-aumentar-a-dopamina-10

Fonte: Genial Guru

Gostou? Deixe seu comentário :)