Você sabe o motivo das noivas usarem branco?

Posted on

Não há dúvidas de que o vestido branco é quase unanimidade entre as noivas, que deixam os vestidos de outras cores para as madrinhas e convidadas.

Mas engana-se quem pensa que sempre foi assim – na verdade, usar branco no dia do casamento foi uma atitude hiper ousada de uma noiva há mais de um século. Agradeça a Rainha Vitória por isso – ou não.

Na época da Rainha Vitória, as mulheres costumavam usar vestidos coloridos em seu casamento, e o vestido vermelho era a escolha predileta para a hora do “sim”. De acordo com o Washington Posto branco era fortemente considerado uma cor de luto e melancolia naquela época.

porque-noivas-usam-branco-4Retrato de Eleonora Gonzaga em seu vestido de noiva, por Justus Sustermans, em 1621

Ao se casar, em 1840, com seu primo Alberto de Saxe-Coburgo-Gota, Vitória resolveu usar um vestido branco não só por sua audácia, mas também por questões econômicas: ela quis apoiar o comércio doméstico, usando somente materiais britânicos na produção do vestido.

porque-noivas-usam-branco-2O vestido da Rainha Vitória, usado em 1840, sendo preparado para ser exposto.

Depois da inovação feita pela Rainha Vitória, outras mulheres passaram a usar o branco por questão de status. Sim, o vestido branco era sinônimo de classe social por um motivo: os vestidos coloridos geralmente eram usados comumente no cotidiano após a cerimônia como uma peça qualquer no guarda-roupa. Já o branco, que era extremamente difícil de ser limpo completamente para ser usado posteriormente, seria utilizado somente na cerimônia, segundo o BBC.

porque-noivas-usam-branco-1Vestido de casamento da Rainha Vitória, exposto no Palácio de Kensington, em Londres

E de onde veio a ideia de pureza e virgindade que é associado ao vestido branco até hoje? Foi graças a uma declaração feita pela revista de grande circulação nos anos de 1800, Godey’s Lady’s Bookquase uma década após o casamento da Rainha Vitória. Na publicação, foi dito que “Branco é a cor mais adequada, seja qual for o material. É um emblema da pureza e inocência da mocidade, e do coração imaculado que agora se rende para o escolhido”. 

porque-noivas-usam-branco-5

E foi assim, ora por um olhar romantizado, ora por questões de status, que o branco caiu no gosto das noivas!

Fonte: TimeThe Washington Post | BBC

 

Gostou? Deixe seu comentário :)