Por que alguns gatos deixam comida na beirada do pratinho?

Posted on

Quem tem um gatinho como companheiro, possivelmente, já deve ter percebido que ele só come a ração que fica no meio do recipiente e deixa um monte de comida dos lados. A situação é tão comum entre esses bichos que já virou até meme na internet. Entretanto, isso não se trata de “mais um comportamento esquisito” dos gatos. A verdade é que a culpa ainda pode ser sua!

Não importa o que você faça, eles comem o centro e ignoram o resto. Alguns ainda pedem mais mesmo ainda tendo bastante comida nas bordas. Estariam os gatos sendo gulosos? Seriam eles estúpidos ao ponto de achar que se o centro está vazio, então o prato está vazio? Nada disso.

meme_racao_gatoLógica dos gatos

O site Gatinho Branco explica esse curioso comportamento de forma bem simples. Segundo eles, há dois importantes fatores que fazem os gatos agirem assim. O primeiro é anatômico, uma vez que as cumbucas normalmente utilizadas tem bordas muito inclinadas e o focinho dos gatos não é longo o suficiente para que eles alcancem confortavelmente a comida que fica ali.

Pratinho-de-RacaoGatinho Branco

O segundo motivo é o incômodo que a maioria dos recipientes destinados à alimentação dos animais provoca. Os bigodes dos gatos são muito sensíveis e o fato de espremê-los contra as paredes do contêiner causa um desconforto grande o suficiente para que os bichinhos ignorem a comida que está lá – tadinhos!

Mas o que fazer então? O ideal é ignorar esses comedores vendidos em Pet Shops e providenciar um pires mesmo, desses achados em supermercados, para por a comida, pois não possuem paredes laterais. O mesmo serve para contêineres côncavos, em formato de bowl, pois a comida sempre escorrega para o centro. Ah, ainda de acordo com o site, é bom evitar utensílios de plástico, pois eles acumulam bactérias que prejudicam seu gatinho.
 

Gostou? Deixe seu comentário :)