10 Maneiras de arruinar a sua viagem

Posted on

Quem gosta de viajar sabe que não é apenas o destino que faz a viagem perfeita. Todo o resto conta, desde a preparação à companhia.

De acordo com a complexidade da viagem, o sucesso depende cada vez mais de um número maior de fatores, sendo muitos incontroláveis. Porém, ao fazermos nossa parte corretamente, as chances de uma viagem incrível só aumenta.

O mais importante, afinal, é não deixar que você seja o sabotador da sua própria viagem. Então, aqui estão algumas atitudes que devem ser evitadas a todo custo.

1. Irritar-se com os contratempos

1_Viajante_Raivoso

Você deve estar ciente de que uma viagem lhe envolve em novos contextos. Assim, é necessário manter um certo espírito de viajante para se adaptar às transições e às novas necessidades, afastando todo tipo de negatividade.

Contornando a situação: Cultive sempre uma atitude de gratidão. Cuide de suas necessidades – comer, descansar, ler, brincar – para atrair atitudes positivas e conseguir aprender com a mudança de ambiente.

2. Ficar de cara emburrada

2_Turista_Zangado

A sua expressão facial e corporal logo denunciarão seus sentimentos – ansiedade, frustração, raiva, mau humor. E, como num ciclo, sua cara ficará cada vez mais feia e seus sentimentos cada vez piores. Um bom viajante não tem tempo para mau humor, pois isso o impede de ver o melhor lado da viagem, além de afastar qualquer nativo que tenha coisas boas a oferecer.

Contornando a situação: Relaxe e pratique sorrisos – mesmo sem vontade. Desafie a si mesmo a adotar uma expressão alegre e bem humorada.

3. Ser pão-duro

3_turista_pao_duro

Claro que existem várias formas de economizar e ter uma ótima viagem, mas é importante saber onde economizar. Tempo e tranquilidade são as coisas mais importantes na viagem e nenhuma economia deve afetar esses fatores. É preciso saber diferenciar economia de avareza.

Contornando a situação: Planeje seus gastos, priorizando tempo e tranquilidade. O táxi vai adiantar o seu tempo em 2 horas? Pegue! O voo chega 1 dia antes? Reserve! Acha que pode dar conta de complexos sítios históricos? Não, você não pode. Contrate um guia.

4. Conhecer simplesmente tudo

4_viajante

Roma não foi construída em um dia – e você também não pode conhecer tudo em um único dia. Essa atitude pode ser extremamente estressante, já que você vai ver o dia acabando e não terá completado nem metade dos seus planos. Evite a correria.

Contornando a situação: Mais uma vez, relaxe! Pesquise os pontos que lhe atraem e crie um itinerário compatível com o seu tempo, disposição, e dinheiro.

5. Depender do celular para tudo

5_viagem_telefone

A tecnologia realmente pode ser muito útil. Um único aparelho pode concentrar vários equipamentos, como mapas, bússolas, guias, anotações, tíquetes, e muito mais. Porém, é importante não ser dependente do celular, já que você pode perdê-lo ou a bateria pode acabar. A tecnologia deve ser usada a seu favor, mas como um auxílio; não deixe sua viagem depender dela.

Contornando a situação: Pegue guias e mapas impressos. Informe-se acerca das rotas e horários. Deixe para postar nas redes sociais quando voltar pra casa.

6. Comprar na sua loja favorita

6_turistas_mesmice

Já se perguntou como é a Forever 21 em Cingapura? Você não deveria – é exatamente igual. Essas cadeias de grandes lojas oferecem o mesmo serviço aonde quer que você vá. Aproveite a viagem para ter contato com o diferente. Caso contrário, não seria preciso ir tão longe para comer do mesmo, comprar do mesmo, vestir do mesmo…

Contornando a situação: Aja como um nativo. Visite mercados e lojas locais para aprender a se comportar numa nova cultura.

7. Falar sobre você mesmo e comparar com experiências anteriores o tempo todo

7_Turista_Chato

Viajar é a oportunidade ideal de deixar você mesmo para trás e experimentar mudanças. Quando estiver num local novo, aproveite para absorver e analisar o mundo ao seu redor. Esqueça de suas experiências anteriores, evite comparações e aproveite o momento.

Contornando a situação: Fale e reclame menos, ouça e observe mais.

8. Abusar de extravagâncias

8_Turista_Extravagante

Aproveitar o momento não quer dizer agir como um pré-adolescente inconsequente e rebelde. Não confunda liberdade com falta de limites – pois você tem limites e deve reconhecê-los. Caso contrário, pode acabar em péssimas situações… e bem longe de casa.

Contornando a situação: Respeite seus limites e seja responsável. Leve a consciência junto com você.

9. Cuidar da felicidade de todos, menos da sua

9_Tédio

Não sacrifique as suas vontades pelas dos seus companheiros de viagem. Seja compreensivo, mas também exija compreensão. Quando alguma programação chamar sua atenção, comunique sua vontade e arrume um jeito de ir.

Contornando a situação: Exponha suas vontades e espante-se ao ver como muitos compartilharão. Chegue a acordos com o resto do grupo.

10. Usar apenas conselhos prontos

10_Checklist_Viagem

Vários conselhos virão de todos os lados para te ajudar com a viagem. Todos muito bem intencionados. Mas atenha-se ao seu gosto. Pesquise e informe-se através de várias fontes e ache você mesmo a melhor solução.

Contornando a situação: Trace sua própria estratégia e use o Google para pesquisar cada ponto do seu panejamento.

Fonte: National Geographic

 

Gostou? Deixe seu comentário :)