Quem gosta de viajar sabe que não é apenas o destino que faz a viagem perfeita. Todo o resto conta, desde a preparação à companhia.
De acordo com a complexidade da viagem, o sucesso depende cada vez mais de um número maior de fatores, sendo muitos incontroláveis. Porém, ao fazermos nossa parte corretamente, as chances de uma viagem incrível só aumenta.
O mais importante, afinal, é não deixar que você seja o sabotador da sua própria viagem. Então, aqui estão algumas atitudes que devem ser evitadas a todo custo.
1. Irritar-se com os contratempos
Você deve estar ciente de que uma viagem lhe envolve em novos contextos. Assim, é necessário manter um certo espírito de viajante para se adaptar às transições e às novas necessidades, afastando todo tipo de negatividade.
Contornando a situação: Cultive sempre uma atitude de gratidão. Cuide de suas necessidades – comer, descansar, ler, brincar – para atrair atitudes positivas e conseguir aprender com a mudança de ambiente.
2. Ficar de cara emburrada
A sua expressão facial e corporal logo denunciarão seus sentimentos – ansiedade, frustração, raiva, mau humor. E, como num ciclo, sua cara ficará cada vez mais feia e seus sentimentos cada vez piores. Um bom viajante não tem tempo para mau humor, pois isso o impede de ver o melhor lado da viagem, além de afastar qualquer nativo que tenha coisas boas a oferecer.
Contornando a situação: Relaxe e pratique sorrisos – mesmo sem vontade. Desafie a si mesmo a adotar uma expressão alegre e bem humorada.
3. Ser pão-duro
Claro que existem várias formas de economizar e ter uma ótima viagem, mas é importante saber onde economizar. Tempo e tranquilidade são as coisas mais importantes na viagem e nenhuma economia deve afetar esses fatores. É preciso saber diferenciar economia de avareza.
Contornando a situação: Planeje seus gastos, priorizando tempo e tranquilidade. O táxi vai adiantar o seu tempo em 2 horas? Pegue! O voo chega 1 dia antes? Reserve! Acha que pode dar conta de complexos sítios históricos? Não, você não pode. Contrate um guia.
4. Conhecer simplesmente tudo
Roma não foi construída em um dia – e você também não pode conhecer tudo em um único dia. Essa atitude pode ser extremamente estressante, já que você vai ver o dia acabando e não terá completado nem metade dos seus planos. Evite a correria.
Contornando a situação: Mais uma vez, relaxe! Pesquise os pontos que lhe atraem e crie um itinerário compatível com o seu tempo, disposição, e dinheiro.
5. Depender do celular para tudo
A tecnologia realmente pode ser muito útil. Um único aparelho pode concentrar vários equipamentos, como mapas, bússolas, guias, anotações, tíquetes, e muito mais. Porém, é importante não ser dependente do celular, já que você pode perdê-lo ou a bateria pode acabar. A tecnologia deve ser usada a seu favor, mas como um auxílio; não deixe sua viagem depender dela.
Contornando a situação: Pegue guias e mapas impressos. Informe-se acerca das rotas e horários. Deixe para postar nas redes sociais quando voltar pra casa.
6. Comprar na sua loja favorita
Já se perguntou como é a Forever 21 em Cingapura? Você não deveria – é exatamente igual. Essas cadeias de grandes lojas oferecem o mesmo serviço aonde quer que você vá. Aproveite a viagem para ter contato com o diferente. Caso contrário, não seria preciso ir tão longe para comer do mesmo, comprar do mesmo, vestir do mesmo…
Contornando a situação: Aja como um nativo. Visite mercados e lojas locais para aprender a se comportar numa nova cultura.
7. Falar sobre você mesmo e comparar com experiências anteriores o tempo todo
Viajar é a oportunidade ideal de deixar você mesmo para trás e experimentar mudanças. Quando estiver num local novo, aproveite para absorver e analisar o mundo ao seu redor. Esqueça de suas experiências anteriores, evite comparações e aproveite o momento.
Contornando a situação: Fale e reclame menos, ouça e observe mais.
8. Abusar de extravagâncias
Aproveitar o momento não quer dizer agir como um pré-adolescente inconsequente e rebelde. Não confunda liberdade com falta de limites – pois você tem limites e deve reconhecê-los. Caso contrário, pode acabar em péssimas situações… e bem longe de casa.
Contornando a situação: Respeite seus limites e seja responsável. Leve a consciência junto com você.
9. Cuidar da felicidade de todos, menos da sua
Não sacrifique as suas vontades pelas dos seus companheiros de viagem. Seja compreensivo, mas também exija compreensão. Quando alguma programação chamar sua atenção, comunique sua vontade e arrume um jeito de ir.
Contornando a situação: Exponha suas vontades e espante-se ao ver como muitos compartilharão. Chegue a acordos com o resto do grupo.
10. Usar apenas conselhos prontos
Vários conselhos virão de todos os lados para te ajudar com a viagem. Todos muito bem intencionados. Mas atenha-se ao seu gosto. Pesquise e informe-se através de várias fontes e ache você mesmo a melhor solução.
Contornando a situação: Trace sua própria estratégia e use o Google para pesquisar cada ponto do seu panejamento.
Fonte: National Geographic