6 Excelentes dicas para se acostumar mais rápido ao horário de verão

Posted on

O horário de verão já começou desde a madrugada do sábado para o domingo, mas a prova de fogo é a segunda-feira, não é mesmo? Tá certo que o ajuste do horário tem vários benefícios para a sociedade, como a diminuição no consumo de energia e o maior aproveitamento da luz solar, entretanto, tenho certeza que a primeira coisa que você pensa é “UMA HORA DE SONO A MENOS!”.

E isso implica em sonolência, irritabilidade, queda da produção no trabalho – a mesma coisa de todo ano. Mas você sabe por que isso acontece e como evitar?

Segundo o doutor Shigueo Yonekura, o cérebro segue o ritmo do relógio biológico, que está organizado em um ciclo de 24 horas. Uma vez que se quebre bruscamente esse padrão, nosso corpo sofre as consequências.

Não há como burlar o horário de verão, mas certamente há maneiras de diminuir seus efeitos sobre o sono e tornar os primeiros dias menos cansativos. Hoje é terça-feira e ainda dá tempo de evitar todo esse sofrimento. Confira algumas dicas a seguir.

1. Mantenha um ritmo mais leve nos primeiros dias do horário de verão. Evite realizar tarefas pesadas, especialmente à noite, como limpeza da casa ou mesmo a realização daquele trabalho que você insistiu em trazer para continuar a fazer em casa. Se não der pra evitar, pelo menos guarde as duas horas anteriores à hora de dormir para ir diminuindo esse ritmo.

horario_verao3

Tente fazer atividades relaxantes como Ioga ou qualquer outra coisa que te faça relaxar, pode ser ouvir uma música calma. Tente não forçar o seu cérebro a pensar demais nesse momento.

2. Não exagere nas refeições durante o dia e especialemente à noite. Coma mais saladas, beba sucos e coma frutas. Refeições gordurosas e pesadas exigem muito do organismo, tornando-o mais ativo.

horario_verao4

3. Tente organizar seus horários pelo menos  nesta primeira semana, e claro, respeite todas as horas estipuladas. Pode parecer besteira, mas é um santo remédio. Um dia mais organizado diminui consideravelmente a perda de tempo em atividades inúteis e evita aquela sensação de que o dia passou por você e você nem se deu conta.

horario_verao2

4. Evite o desperdício de tempo fazendo coisas simples como deixar tudo organizado para o dia seguinte. Separe na noite anterior a roupa que irá usar, o sapato, arrume a sua maleta, bolsa, pasta ou mochila com tudo o que precisará. Vale até deixar a cafeteira já com o pó de café e a água, no ponto de ser ligada no dia seguinte!

horario_verao5

5. Durma mais! Parece óbvio que o melhor é ir pra cama mais cedo, mas quanto mais cedo? Nos primeiros dias, de uma a duas horas antes do horário normal que você costuma dormir. Você pode até demorar a pegar no sono, mas só o fato de estar na cama já força o corpo a relaxar. Ah, vale lembrar que você deve esperar até à noite para dormir, pois dar aquele cochilo no início da tarde pode significar a falta de vontade de dormir no horário correto.

horario_verao1

6. Aproveite para descansar evitando saídas até tarde da noite ou atividades que exijam demais de você, e isso vale até o momento em que você se sentir acostumado ao horário de verão. Respeite o seu corpo acima de tudo, ele merece uma dose certa de descanso para se recompor para o dia seguinte.

horário_verão_destaque

Via Minha Vida, Bem Estar

Gostou? Deixe seu comentário :)