10 Invenções que tornam a Dinamarca um país incrível para se viver e de bem com a natureza

Posted on

A Dinamarca é um país escandinavo com quase 6 milhões de habitantes, e que tem se destacado entre os demais países por lidar com suas questões ambientais de forma muito inteligente, combatendo o desperdício e a degradação ambiental.

O país mais sustentável de 2020 se destacou em quase todos os indicadores de saúde ambiental devido ao seu longo histórico de compromissos significativos para melhorar a qualidade do ar e a água potável segura. Veja abaixo alguns dos motivos que fazem a Dinamarca ser, merecidamente, um excelente local para se viver em termos de sustentabilidade.

1 – Fazenda vertical movida a energia eólica que produz 1.000 toneladas de alimentos

A empresa dinamarquesa Nordic Harvest criou uma fazenda vertical movida a energia eólica. Toda a instalação está localizada em um único edifício e produz cerca de 1.000 toneladas de alimentos anualmente, reduzindo drasticamente os níveis de carbono.

2 – Complexo de banhos com piscinas de água do mar

Até as piscinas da Dinamarca também têm uma pegada ecologicamente correta. Harbour Bath, por exemplo, é um complexo de piscinas de água do mar projetado pelo escritório de arquitetura Bjarke Ingels Group e com capacidade para 650 hóspedes.

3 – O café na Dinamarca tem sido comercializado em embalagens quase totalmente recicláveis

A BKI Foods é uma empresa dinamarquesa famosa por suas soluções sustentáveis. A nova embalagem de café criada por ela é 99% reciclável. Embora seja invisível aos olhos, a mudança nos materiais reduz o peso dos plásticos na produção em 15% e o carbono na é reduzido em 23%; e o mais legal de tudo: mantendo o café com o mesmo sabor.

4 – Uma estrutura que queima resíduos para gerar eletricidade se alterna como uma pista de esqui de 500 metros

Amager Bakke é uma instalação de transformação de resíduos em energia em Copenhague. A cobertura do Amager Bakke é multifuncional, com trilhas para caminhadas durante o verão e se transforma em uma pista de esqui durante os meses de inverno.

5 – Um museu construído abaixo do nível do mar

O Museu Marítimo Nacional está localizado perto do Castelo de Kronborg, cenário do Hamlet, de Shakespeare. Para preservar a vista do Patrimônio Mundial da UNESCO, toda a estrutura é construída no subsolo.

6 – Um supermercado dinamarquês vende alimentos vencidos que são seguros para consumo

Cerca de um terço terço de todos os alimentos produzidos para consumo humano é jogado fora. O desperdício de alimentos também contribui para as mudanças climáticas, pois sua produção e distribuição requerem quantidades significativas de energia e água. Para combater o desperdício de alimentos, a Dinamarca abriu o primeiro supermercado que vende produtos vencidos ou com embalagem danificada, mas que ainda são seguros de serem utilizados. Trata-se do WeFood.

7 – Na Dinamarca estão localizadas as primeiras ilhas de energia do mundo

As ilhas de energia fazem parte do projeto que visa diminuir o aquecimento global. As ilhas ganharão energia dos ventos offshore, o que é um passo para se livrar da energia dos combustíveis fósseis. As ilhas de energia da Dinamarca servirão como fonte de energia sustentável e deverão produzir energia para 5 milhões de lares, o que realmente fará uma diferença e tanto.

8 – Partes de turbinas eólicas recicladas são reaproveitadas como abrigos para bicicletas

Os dinamarqueses não gostam mesmo de desperdício, inclusive, a cidade de Aalborg encontrou um novo uso para as pás de turbinas eólicas que não são mais utilizadas. Por lá, essas pás são transformadas em abrigos para bicicletas. Reutilizá-las é uma forma de reduzir a demanda por novos aços e reduzirá o carbono gerado na produção de concreto.

9 – Os campos de caça são transformados em um parque de conservação

Jægersborg Dyrehave, um antigo campo de caça, é uma floresta habitada por cerca de 2.000 veados e incluída no Patrimônio Mundial da UNESCO. A floresta não é modificada há aproximadamente 350 anos. É estritamente proibido cortar as árvores, a menos que elas representem uma ameaça para os visitantes. E quando elas naturalmente caem, não são removidas, mas sim deixadas para se decompor por conta própria.

10 – As pessoas em Copenhague usam mais bicicletas do que carros

Preocupações com a poluição do ar e as mudanças climáticas transformaram Copenhague em um lugar repleto de ciclistas. Como 9 em cada 10 dinamarqueses possuem uma bicicleta, não é de surpreender que em 2018 houvesse 675.000 bicicletas e apenas 120.000 carros em Copenhague, sendo um dos lugares mais seguros para ser ciclista.

Fonte: Bright Side

Gostou? Deixe seu comentário :)