10 Ótimas ideias para proteger seu cachorro do barulho dos fogos de artifício

Posted on

Nessa época de comemorações e festas de final de ano, é comum as pessoas soltarem muitos fogos de artifício nas ruas. Os nossos ouvidos não sofrem tanto com isso, ao contrário da audição dos cães, que é bem mais sensível que a nossa. Eles geralmente sentem medo excessivo desse tipo de barulho, alguns estragam móveis na hora do nervosismo, outros se escondem, e em raros casos, podem até morrer.

O fato é que 80% dos proprietários de animais de estimação têm um animal com medo do barulho dos fogos, mas há algumas formas de amenizar esse problema. E é por isso que listamos 10 ideias para proteger o seu cachorro do barulho dos fogos de artifício.

1. Prepare o seu cão para lidar com o ruído

Cachorros precisam se acostumar com sons que não sejam tão comuns a eles, e isso tem que ser feito o quanto antes. A dessensibilização de ruídos ajuda a prevenir uma fobia de ruídos altos. Use um CD com sons que ele não esteja acostumado a ouvir, bem antes da temporada de fogos de artifício.

fogos-1

2. Deixe o seu cachorro “se esconder”

Provavelmente, na hora dos fogos, seu cachorro vai querer um lugarzinho mais seguro para ficar, pois estará assustado. Prepare um cantinho para ele, coloque ração, água e uma caminha para ele deitar. Deve ser um lugar que você possa fechar para evitar que o animal saia correndo pela casa, se ferindo e destruindo os móveis.

fogos-2

3. Ligue a televisão ou o ventilador

Às vezes, o som da televisão ou do ventilador pode ajudar a amenizar o barulho dos fogos que estão soltando na rua. Assim, o animal não se assustará tanto.

4. Mantenha as janelas fechadas

Mantenha as janelas e cortinas fechadas para que o som dos fogos de artifício não fique tão alto, e depois que o barulho desagradável acabar você poderá abrir novamente.

fogos-4

5. Mantenha a calma

Animais são influenciados pelo comportamento dos seus donos. Mantenha a tranquilidade na hora do barulho, assim você passará confiança para o seu cãozinho.

6. Fique perto do seu cachorro

Fique de olho no seu animal de estimação e mantenha-se por perto dele, se possível. Você pode distrair e acalmar o seu cachorro, evitando que ele fique com tanto medo.

fogos-6

7. Evite deixar seu cachorro sozinho

O ideal é não deixar seu cão sozinho em casa em dias que provavelmente soltarão fogos nas proximidades de sua residência. A companhia dos donos geram mais confiança para animais domésticos, principalmente quando eles estão com medo de alguma coisa.

Fogos-7

8. Coloque algodão no ouvido do animal

Você pode colocar um algodãozinho no ouvido do cachorro para que o barulho dos fogos não o incomode tanto, e tirar o algodão assim que os fogos terminarem.

fogos-8

9. Olhe o portão da sua casa

Sempre confira se o portão da sua casa está fechado, pois na hora do barulho, muitos cachorros ficam nervosos e acabam fugindo.

10. Consulte um veterinário

Se o seu cão fica com medo exagerado de fogos e até passar mal, o veterinário pode indicar um tranquilizante para que o seu cãozinho mantenha a calma nesses momentos.

Fontes: Portal do DogPositivelyWikihow

Gostou? Deixe seu comentário :)