Hoje em dia, é cada vez mais comum encontrarmos pessoas que mal têm tempo de respirar. São tarefas e mais tarefas, nos deixando simplesmente perdidos em meio a tanta coisa. Tudo o que vem é aquela sensação de que fomos derrotados pelos afazeres, e na falta de organização, só conseguimos procrastinar coisas importantes… até o prazo apertar, aí é aquele desespero!
Só que há uma grande diferença entre pessoas ocupadas e pessoas produtivas, e um fator decisivo é como elas organizam seu tempo.
Vamos às dicas para que você consiga ter energia suficiente para completar todas as suas quests tarefas diárias.
1. Decida o que é importante, pois em 5 anos, 80% das coisas que você faz hoje não vão se transformar em nada que te dê rendimento. É apenas trabalho banal. Foque nas coisas que podem render bons frutos para o futuro.
2. Sono, comida e exercício podem aumentar o seu rendimento. Por mais atarefado que você se encontre, não esqueça dessas três coisas.
3. Use a regra dos 2 minutos. Se você pode fazer algo em dois minutos (responder um e-mail, marcar uma reunião, ou arrumar sua cama), faça agora mesmo e não deixe para depois. Se deixar para mais tarde, essa tarefa vai te ocupar ainda mais tempo.
4. Use a regra dos 5 minutos. Essa é a melhor cura para a procrastinação. Não coloque como meta terminar aquela tarefa cabeluda que tanto te assombra, mas apenas trabalhar nela diariamente por 5 minutos. Na maioria das vezes, o trabalho fluirá por mais de 5 minutos, e quando menos esperar, tudo estará finalizado.
5. O método Seinfeld de produtividade vai te ajudar a ser realmente bom em algo. Se você quer ser o melhor em determinada coisa, pratique-a todos os dias, seja final de semana, feriado ou férias, apenas não pare.
6. Lembre-se de que sua memória é péssima, e tire tudo da sua cabeça, mesmo que você seja um gênio. Escreva notas, use aplicativos, use uma agenda, ou até mesmo fale com a Siri.
7. Use o mínimo de ferramentas possível. Concentre todos os seus lembretes e apontamentos num único meio, seja ele um aplicativo de celular ou a boa e velha agenda.
8. Use direito o seu tempo de trabalho. Ao começar a fazer algo, foque-se totalmente por 30 minutos – nada de celular, Facebook, Whatsapp, ou correr em caso de incêndio. Nada pode tirar sua atenção.
9. Use sempre fones de ouvido, mesmo que você não esteja escutando música alguma. Isso vai te isolar e fazer com que as pessoas não venham te atrapalhar. E isso não é ser rude. É apenas preservar o seu tempo. Nas horas de lazer, você vai encontrar e conversar muito com todos.
10. Não esteja sempre disponível para e-mails e ligações. Concentre-se em seus afazeres e estipule horário certo para ler os e-mails, retornando as ligações quando desocupar.
11. Seu poder de decisão é limitado! Então, não o gaste com coisas banais, ou nas horas realmente sérias, ele já estará, de certa forma, gasto. Por exemplo, não fique decidindo se vai escrever com caneta azul ou preta, guarde sua mente para decidir se deve ou não assinar aquele documento que vende 60% da sua empresa para o seu cunhado.
12. Pergunte-se qual é a coisa mais importante que você tem para fazer, depois aplique o passo 4.
13. Pressão pode fazer maravilhas. Estipule um esquema de recompensas ou de compromissos sociais para você mesmo. Por exemplo, saia para comer sua comida favorita se conseguir terminar tal coisa até quarta-feira, ou só vá pra noitada se conseguir estudar toda a matéria da prova.
14. Programe o tempo de vagabundagem. É importante se distrair com um jogo, uma série ou qualquer outra coisa que você goste, mas faça apenas no tempo permitido.
15. Dizer “não” é importante para o seu sucesso. Quando estiver focado em suas tarefas, ignore pessoas, negue favores, negue saídas. Se for alguém que realmente vale a pena, entenderá que você está muito ocupado, e que isso não quer dizer que você não ligue.
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Comece a colocar as dicas em prática aos poucos, afinal, trata-se de uma mudança de rotina e de pensamento, mas em pouco tempo você verá sua produtividade aumentando. Seu tempo ficará totalmente organizado, com tempo suficiente para o lazer e para as obrigações. É só uma questão de técnica!
Fonte: Bright Side