café da manhã_destaque2

O que se come no café da manhã ao redor do mundo?

Publicado em

Há quem diga que o café da manhã é a refeição mais importante do dia. Verdade ou não, ele com certeza é uma das refeições mais saborosas, afinal, quem não curte um cafezinho recém passado, um pãozinho quente com aquela manteiguinha… hein? hein?!

Ou quem sabe um iogurte com granola e mel; ou uma fatia de bolo de trigo ou milho; ou o tradicional misto quente com suco de laranja. Seja lá qual for sua preferência, um bom desjejum parece essencial para começar bem o dia. Mas você já parou pra pensar como é o café da manhã tradicional pelo mundo a fora? Então me acompanhe nessa deliciosa viagem gastronômica.

1. Brasil

Cópia 6 de café_manhã

Começando por nós mesmos, nosso café da manhã tradicional é composto por frios como presuntos, queijos fatiados e mortadela, além da tradicional manteiga. Pode conter também geléias e queijo branco tipo Minas (bateu a fome agora!).

2. Estados Unidos

Cópia 9 de café_manhã

Nada mais tradicional na mesa de um americano que o famoso bacon frito, panquecas caseiras regadas ao xarope de milho ou molho de mirtilo. Delícia!

3. Inglaterra

café_manhã

O desjejum inglês é bastante farto (agora sabemos que os americanos tiveram a quem puxar). É uma festa de sabores na qual podemos encontrar pães, bacon, ovos, salsichas, tomate grelhado, cogumelos, pudim e até feijões cozidos! Tudo isso, claro, regado a uma bela xícara de chá.

4. Portugal

Cópia 4 de café_manhã

Uma deliciosa e simples combinação de croissants recheados com vegetais e frios, servido com uma bela xícara de café.

5. Cuba

Cópia 2 de café_manhã

Constituído por uma xícara de café com leite adoçado, e com uma pitada de sal (interessante); acompanhado do tradicional pão cubano, amanteigado e tostado de ambos os lados, feito para ser mergulhado no café.

6. Austrália

Cópia 5 de café_manhã

Há algo de bastante curioso no café da manhã do australiano. Tradicionalmente, a única coisa que não pode faltar é uma fatia de pão ou torrada e um frasco de Vegemite. Para quem não sabe que produto é esse, trata-se de uma pasta feita de extrato de levedura (um dos resíduos da fabricação da cerveja), de gosto salgado, levemente amargo e que é imensamente popular no país, bem como na Nova Zelândia.

7. Itália

Cópia 7 de café_manhã

Esse desjejum italiano é bem comum como lanche da tarde aqui no Brasil, em muitas cafeterias. Conhecido como “cappuccino e corneto”, o prato é composto de uma xícara do nosso velho conhecido e saboroso cappuccino, servido com um delicioso croissant.

8. Marrocos

Cópia 3 de café_manhã

Dando um pulo para a África, no Marrocos encontramos um café bem típico, mas não menos saboroso. É composto basicamente por pães, geléias, chutney, queijo e manteiga. Temos a presença do tradicional Baghir, um tipo de pão feito de sêmola.

9. Gana

Cópia 23 de café_manhã

Ainda na África, o desjejum do ganense é composto popularmente pelo Waakye, uma massa pastosa formada basicamente de arroz cozido junto com feijão. Esse é pra começar o dia com força total.


 

10. Turquia

Cópia de café_manhã

A bela mesa turca é composta por queijos, ovos, azeitonas, geléias, tomates, pepinos (isso mesmo!), mel e carne temperada. Visualmente belo e provavelmente muito saboroso.

11. Egito

Cópia 16 de café_manhã

Um dos pratos tradicionais no desjejum egípcio é o Ful Medames, feito de favas, grão-de-bico, alho e limão. Pode ser complementado com pimenta caiena, tahini e ovos cozidos ao ponto de gema dura; o azeite de oliva e pedacinhos de cebolinha e salsa salpicados dão o toque final. Um verdadeiro café gourmet, não?

12. Bolívia

Cópia 15 de café_manhã

Voltando à América, temos  a tradicional mesa boliviana composta tradicionalmente pelas Salteñas ou Saltenhas, como são conhecidas aqui no Brasil. Esses pasteizinhos de trigo podem ser recheados de carne e/ou vegetais e são levemente adocicados.

13. Argentina

Cópia 11 de café_manhã

Nossos hermanos preferem mesmo é uma bela caneca de mate acompanhada das tradicionais facturas, uma espécie de croissant bastante popular por lá, com ou sem doce de leite.

14. México

Cópia 13 de café_manhã

A comida mexicana é fantástica, principalmente na fartura dos temperos, logo, o café da manhã não poderia ser muito diferente. Composto por nachos, queijos e feijão, pode também ser servido com Chilaquiles, tradicional prato feito de tortilhas fritas, com molho de salsa, mas tudo com a tradicional pimenta!

15. Canadá

Cópia 12 de café_manhã

Num dos países mais belos e diversificados da América, o café da manhã é composto de pierogis, pasteizinhos fritos, cozidos ou assados, recheados com batata, carne moída, queijos ou frutas; complementando tudo, uma porção de salsichas e torradas.

16. Venezuela

Cópia 22 de café_manhã

Na Venezuela, um bom desjejum acompanha as tradicionais Empanadas, pasteizinhos recheados com carne picada, queijo fresco ou combinando vegetais e feijão.

17. França

Cópia 10 de café_manhã

Na Europa, a França é conhecida pela sua “boa mesa”, logo, é quase uma redundância falar que o desjejum francês não deixa a desejar. Composto por uma variedade de pães, destaca-se os croissants, tradicional massa francesa, com ou sem  amêndoas, manteiga, chocolate ou creme; claro, acompanhado de uma xícara de café, pois os franceses são grandes apreciadores da bebida, assim como nós.

18. Alemanha

Cópia 8 de café_manhã

Os famosos embutidos alemães obviamente são consumidos neste café da manhã, bem como pão fresco e queijos alemães, além de uma xícara de café bem forte.

19. Estônia

Cópia 21 de café_manhã

O prato conhecido como “queijo na torrada” é feito de queijo coalho numa torrada de pão de trigo. A cobertura cremosa pode ser substituída por ricota ou fromage frais.

 20. Japão

Cópia 17 de café_manhã

Aterrissando em território asiático, os japoneses apreciam o tradicional tofu, aquele queijo de soja, regado com molho shoyu, acompanhado de peixe e arroz cozido. Esses japoneses são mesmo saudáveis, hein!

21. Mongólia

Cópia 19 de café_manhã

Não tão saudáveis, os mongóis preferem comer carne de cordeiro cozida com bastante gordura e, às vezes, laticínios e arroz. No oeste da Mongólia é comum a adição de carne de cavalo à dieta local.

22. Paquistão

Cópia 20 de café_manhã

É muito comum consumir um pão chamado Aloo Paratha, feito de trigo e ghee (manteiga clarificada) e assado em uma frigideira. É recheado com vegetais e comido com manteiga, chutney ou qualquer outro tempero picante. O chá completa a refeição.

23. Tailândia

Cópia 14 de café_manhã

Normalmente constituído de algum tipo de carne, como a de porco, mergulhado em uma mistura de sêmola. Geralmente acompanhado  de rosquinhas chinesas, brotos de feijão, intestino de porco recheado de carne de porco temperada e picada, coração de porco fatiado e pudim de sangue e estômago fatiado. Bem peculiar, não?!

24. China

Cópia 18 de café_manhã

Muito parecido com as outras refeições chinesas, o café da manhã dos chineses é praticamente um almoço: é composto por macarrão cozido, carnes fritas, como a de frango, arroz e vegetais fritos.

Não sei vocês, mas bateu a fome aqui depois desse post. E aí, qual desses cafés da manhã vocês mais gostaram??

Via 9Gag
 

Gostou? Deixe seu comentário :)