20 Itens cotidianos que foram feitos com detalhes específicos com utilidades curiosas

Posted on

Muitos dos detalhes dos objetos que usamos no nosso cotidiano podem passar despercebidos aos nossos olhos. Por exemplo, você já se perguntou para que servem aqueles dois buraquinhos extras do tênis Converse? Já se perguntou por que os banheiros públicos têm um grande vão entre a porta e o chão? São coisas simples do dia a dia, mas que vez ou outra despertam a nossa curiosidade, afinal, tudo tem um motivo para ser feito do jeito que é.

1 – Os encostos de cabeça destacáveis do carro podem servir como acessório de segurança. Se você puxá-los, verá duas barras, que são bastante resistentes. Se você ficar trancado ou preso em um carro, poderá sair de lá quebrando a janela com essas barras.

2 – Um pacote de algodão em discos tem cordinhas para que possamos pendurar o pacote em algum gancho ou suporte. Não há necessidade de desapertar e apertar a embalagem novamente.

3 – Esses dois buraquinhos na lateral do tênis Converse não existem a toa. Eles servem para ventilar os pés, diminuir os odores, bem como para criar um estilo original ao trançar os cadarços.

4 – Parece louco que alguém queira saber qual o gosto de um cartucho do Nintendo Switch. Esses cartuchos têm um gosto horrível e amargo, isso porque eles são cobertos com benzoato de denatônio, um dos sabores mais horríveis já conhecidos. Na verdade, esse sabor também serve para evitar que as crianças os coloquem na boca e terminem por engoli-los

5 – A maioria dos zíperes metálicos tem sulcos ocultos dentro deles para evitar situações embaraçosas. Não deixe a alça do zíper para cima. Ao puxá-lo para baixo, ele trava automaticamente, graças a esses pequenos sulcos escondidos.

6 – Os donuts têm um buraco no meio para que a massa cozinhe uniformemente.

7 – O gel de sílica pode ser encontrado em várias coisas que compramos, como bolsas e sapatos, por exemplo. Não jogue fora, pois ele serve para absorver o excesso de umidade desses objetos.

8 – Você já se perguntou para que serve esse furo extra na parte superior da pia? Caso você se esqueça de fechar a torneira, a água não transbordará e o banheiro não ficará alagado. Além disso, também serve para que a água escoe mais rapidamente.

9 – Quase todas as fitas métricas têm uma ponta de metal com uma pequena fenda na ponta. Você pode usar essa parte para pendurar a fita em um prego ou parafuso para fazer medições sem precisar que outra pessoa te ajude.

10 – As maçanetas geralmente são feitas de latão, bronze e outras ligas de cobre porque esses materiais têm efeito antibacteriano, então eles impedem que os micróbios se espalhem.

11 – As escovas das escadas rolantes não servem de enfeite. Elas diminuem o risco dos usuários prenderem calçados ou peças de vestuário no vão entre degrau e o rodapé. No caso de queda nos degraus, diminuem o risco do usuário prender sua mão nas laterais da escada.

12 – Quase todos os banheiros públicos têm um grande espaço entre o chão e a porta. Ele serve para minimizar o nível de privacidade e conforto para que as pessoas não fiquem lá por muito tempo e não haja filas. Também é mais fácil de limpar e mais seguro se ocorrer alguma emergência.

13 – Por que as moedas têm bordas ásperas? As moedas costumavam ser feitas de metais preciosos para mostrar seu valor real. As pessoas raspavam as bordas, gastando as moedas raspadas com o mesmo valor e derretendo as bordas em novas moedas. Para evitar esse problema, foi adicionado esse padrão, para que as pessoas pudessem saber se alguém cortou a moeda antes.

14 – Leite estragado emite gases. Uma jarra de leite de plástico clássico tem uma forma côncava de um lado. Assim, quando os gases se expandem dentro da jarra, eles também se expandem e a forma côncava se curva. Além disso, se você quiser guardar um pouco de leite para mais tarde e congelá-lo, a jarra também se expandirá quando o leite ficar sólido, ocupando mais espaço em uma jarra.

15 – A espuma de banho não serve apenas para se divertir ou ficar com a pele cheirosa, ela também ajuda a regular a temperatura. As bolhas mantêm a água quente para que as pessoas possam desfrutar do banho durante mais algum tempo. De qualquer forma, isso funciona apenas para banheiras de acrílico, pois as de metal perdem calor muito rápido.

16 – Já notou um buraquinho no fundo de um cadeado? Seu propósito é drenar a água para ajudar a evitar a corrosão. É também sempre o local mais conveniente para lubrificar um cadeado com uma gota de óleo.

17 – Garrafas têm gargalos longos para segurarmos o gargalo, não a garrafa, se quisermos tomar uma bebida gelada.

18 – As margens do caderno não servem como espaço a mais para anotações. Na verdade, as pessoas os inventaram para protegerem suas anotações, principalmente de ratos, que gostam de roer tudo, inclusive papel.

19 – A embalagem de Tic Tac foi feita para dispensar um Tic Tac de cada vez. A tampa tem o mesmo formato da balinha. Vire o recipiente de cabeça para baixo, agite-o suavemente e abra-o lentamente, e você notará apenas um doce preso entre os sulcos da tampa.

20 – Cerdas azuis em uma escova de dentes servem para indicar que está na hora de trocar a escova. À medida que as cerdas entram em contato com a água, o pigmento azul desaparece, então quanto mais você usa, mais opaca fica a cor.

Fonte: Bright Side

Gostou? Deixe seu comentário :)