Americano em situação de rua tem sua vida transformada após ir morar em uma casa impressa em 3D

Posted on

O americano Tim Shea, de 70 anos, vivia em situação de rua até pouco tempo atrás. A vida dele mudou quando foi morar em uma pequena casa impressa em 3D, e sua história é de superação e transformação.

Há alguns meses ele se mudou para os arredores de Austin, Texas, para uma casa construída por uma impressora 3D da empresa ICON. “Eu nunca poderia imaginar que eu teria este lindo lugar para morar”, Tim disse à imprensa recentemente, e chamou sua nova casa de “um milagre”.

Um pouco antes de se mudar para sua nova casa, Tim estava morando em um trailer. Hoje ele é o primeiro morador de uma casa impressa em 3D em uma comunidade em Austin, Texas. Antes disso, ele também lutou contra o vício em drogas e, assim como muitos idosos nos EUA, não conseguia uma moradia acessível para chamar de sua.

A casa de Tim foi construída com uma impressora 3D Vulcan II pela empresa ICON, especializada em tecnologias avançadas de construção.

Em entrevista ao NY Post, Tim afirmou que seu estilo de vida anterior o fez se esconder do mundo. “Acho que pela minha experiência pessoal do meu antigo estilo de vida, desenvolvi uma concha. Não me sentia seguro e, sempre que tinha oportunidade, me escondia ou me isolava. Eu nunca quis interagir com as pessoas.”

Mas depois de se mudar para sua nova casa em setembro, na vila Community First!, ele teve sua vida completamente mudada. “Tudo o que faço é exatamente o oposto, e tenho muitas atividades para fazer todos os dias com os outros”, disse ele.

A casa está localizada na Comunidade First!, uma vila conhecida por sua visão avançada em acomodação para pessoas em situação de rua. Alan Graham, um promotor imobiliário e fundador da vila, bem como do projeto chamado Mobile Loaves & Fishes, tem ajudado outras pessoas a encontrar um lugar para chamar de lar nas últimas duas décadas.

A princípio, Tim não conseguia acreditar que seria a primeira pessoa a morar em uma linda casa impressa em 3D. Depois de se mudar para o local, Tim é só alegria.

A ICON desenvolveu até agora seis casas 3D diferentes.

De acordo com Graham, “o lar é fundamentalmente um lugar de conexão e de relacionamentos que dão vida e são fundamentais”. Seu objetivo é fazer com que todos se sintam verdadeiramente em casa.

“É um milagre para mim estar morando em uma casa tão bonita”, afirma Tim.

A casa impressa em 3D de Tim não é a única desse tipo na vila. A ICON construiu 6 casas em 3D, todas com layouts diferentes para diferentes necessidades de abrigar pessoas em situação de rua.

Sua casa em 3D possui um quarto, um banheiro, uma cozinha completa, uma sala de estar e uma varanda.

A ICON é uma empresa de tecnologias de construção com sede em Austin, Texas, que usa robótica 3D, softwares e materiais avançados para mudar o paradigma da construção de casas. A empresa acredita que a impressão 3D será o método preferido de construção de casas no futuro, e está entusiasmada por ser pioneira da tecnologia que tem o potencial de acabar com problemas de moradia.

“Os EUA precisam de 3,3 milhões de casas por ano e atualmente constroem 1,3 milhão. A construção de impressão 3D pode ajudar a fornecer habitações sustentáveis e dignas nos EUA e no mundo.”

A impressora da ICON é controlada remotamente por um tablet e conta com uma equipe de quatro a seis pessoas para construir uma casa.

Uma formulação especial de concreto foi usada para o projeto e aplicada por uma impressora 3D que é basicamente apenas um bico de concreto na extremidade de um suporte robótico gigante.

“Precisamos repensar radicalmente a maneira como abordamos a solução de problemas em nossa sociedade, como a falta de moradia. No final das contas, isso é tudo sobre as pessoas e a dignidade dos seres humanos”, disse Jason Ballard, cofundador e CEO da ICON, em uma entrevista.

Fonte: Bored Panda

Gostou? Deixe seu comentário :)