Estes 10 Pratos populares surgiram em países bem diferentes do que costuma-se pensar

Posted on

Alguns alimentos que conhecemos e geralmente adoramos, como donuts, macarrão e croissant, não são oriundos dos países que acreditamos ser. Eles surgiram em outros lugares, portanto suas origens não são tão óbvias quanto parecem, e elas podem nos surpreender. Veja abaixo alguns alimentos que nos enganam quanto às suas origens e que farão você ter uma outra ideia sobre pratos típicos.

1 – Sorvete

De onde achamos que é: Itália.
De onde realmente é: Mongólia.
Os italianos são conhecidos em todo o mundo pela qualidade de produção e consumo de seus sorvetes e gelatos, mas eles não foram os inventores dessa sobremesa que tanto adoramos, já que o sorvete surgiu na Mongólia. Dizem que os cavaleiros mongóis carregavam leite de búfalo pelo deserto de Gobi em contêineres, mas à medida que a temperatura caía e eles galopavam, o leite congelava enquanto se agitava. À medida que o império mongol se expandiu nos anos 1200, o mesmo aconteceu com a popularidade dessa sobremesa, e dizem que Marco Polo levou a ideia de volta à Itália no final do século XIII.

2 – Macarrão

De onde pensamos que é: Itália.
De onde realmente é: China.
Mais um alimento muito popular que achávamos que fosse de origem italiana, mas que na verdade não é. O macarrão estava ganhando popularidade na Itália por volta do século 13 e provavelmente foi introduzido por viajantes europeus. Esses viajantes provavelmente descobriram o macarrão graças aos árabes nômades que foram responsáveis por trazer as primeiras formas de massa da Ásia para o oeste.
O que diferencia a massa italiana de outras, porém, é o uso de trigo duro. O macarrão feito de ovo há muito era uma parte básica da dieta chinesa, que remonta ao século I a.C. Mas o refinamento do processo e a adição de trigo duro tornaram o macarrão acessível, enraizando-o fortemente como uma marca da culinária italiana.

3 – Croissant

De onde achamos que é: França.
De onde realmente é: Áustria.
Esse delicioso alimento à base de massa folhada que está tão enraizado na cultura francesa foi na verdade criado em Viena, na Áustria.
O Kipfer é conhecido como o ancestral do croissant. Muitos historiadores acreditam que a guloseima remonta às padarias dos mosteiros e era feita como parte dos costumes pagãos para celebrar a Páscoa – com a massa mencionada pela primeira vez no século XII.

4 – Tikka Masala

De onde pensamos que o tikka masala é: Bangladesh.
De onde realmente é: Reino Unido (Glasgow).
O frango tikka definitivamente se originou no subcontinente indiano durante o Império Mughal, tornando-se popular por volta de 1600, o que está bem documentado. Mas tikka masala é uma história diferente, é geralmente um prato seco de carne marinada em especiarias que é cozida em brasas, tikka masala é picante, rico e cremoso. Na década de 1970, um chef indiano estava trabalhando em Glasgow, e foi lá que ele desenvolveu o prato que os ocidentais passaram a considerar uma iguaria da Índia e de bangladesh.

5 – Donuts

De onde achamos que são os donuts: Estados Unidos (Nova York).
De onde são realmente os donuts: Grécia.
A versão mais antiga dos donuts remonta a quando os colonos holandeses os levaram da Europa para Nova York.
Mas a Grécia é onde está o coração do donut. Loukoumades, como são conhecidos, são essencialmente pequenas bolas de donuts cobertas de mel e nozes. Eles também são considerados a sobremesa mais antiga registrada, remontando aos primeiros Jogos Olímpicos de 776 aC.

6 – Almôndegas suecas

De onde pensamos que são: Suécia.
De onde realmente são: Turquia.
Na verdade, essas almôndegas vêm da Turquia. A ideia de enrolar a carne em bolas para torná-la mais fácil de comer não é única (a China vem fazendo isso há séculos), mas foi a receita turca que os suecos mais adoraram.
Diz-se que a receita turca foi trazida para a Escandinávia no século 18 pelo rei Carlos XII. Conhecidas como köfte, as almôndegas turcas são feitas com carne bovina e de cordeiro com ingredientes comuns, como cebola, ovos, salsa e sal a gosto – as almôndegas suecas hoje em dia geralmente são à base de carne de porco.

7 – Churros

De onde achamos que são os churros: Espanha.
De onde os churros realmente são: China.
Na verdade os churros são uma variante do favorito do café da manhã chinês, youtiao – que na verdade é um pouco salgado em vez de doce. As tiras de massa fritas foram trazidas para a Espanha através de Portugal no século 17 – onde a ponta em forma de estrela era usada para canalizar a massa no perfil familiar de churros e se transformava na guloseima açucarada que conhecemos hoje.

8 – Peixe com fritas

De onde pensamos que é: Reino Unido.
De onde realmente é: Portugal.
Na verdade, o peixe com batatas fritas tornou-se um alimento básico britânico, surgido durante a Segunda Guerra Mundial. Mas essa iguaria não é britânica, e sim portuguesa.
Dizem que os judeus sefarditas de Portugal compraram um prato andaluz centenário chamado peshkado frito para o Reino Unido em 1400, quando fugiam de perseguição religiosa. O peixe era frito em uma fina camada de farinha pronta para o sábado e quando a batata se tornou popular em 1800, eles faziam o acompanhamento perfeito.

9 – Ovo Escocês

De onde achamos que é: Reino Unido (Escócia).
De onde realmente é: Índia.
Apesar do nome, esse prato não é realmente escocês.
Ele foi fortemente inspirado no prato Nargisi kofta, que foi mencionado pela primeira vez na cultura indiana por volta de 500 aC. Nargisi kofta é composto de um ovo cozido que é envolto em carne de kofta temperada, que é então frita. É provável que os britânicos tenham encontrado Nargisi kofta enquanto viajavam pela Índia séculos depois.
A loja de departamentos de Londres Fortnum & Mason afirma ser a criadora do ovo escocês como o conhecemos hoje, comercializando-o como um lanche dos viajantes no início do século XVIII. E embora eles não os tenham “inventado”, eles certamente os popularizaram. Como eles chegaram a obter seu nome é muitas vezes alvo de divergências. Uma teoria é que eles receberam o nome dos guardas escoceses que ficavam em um quartel do exército local, onde desenvolveram um gosto pelo lanche.

10 – Vindalho

De onde pensamos que é: Índia.
De onde realmente é: Portugal.
Embora muitos alimentos tenham surgido na Índia e adaptados ao longo do tempo, o vindalho não é um deles. Dizem que o seu nome é na verdade uma pronúncia distorcida do prato português, Carne de Vinha D’alhos – um prato de carne marinada em vinagre de vinho e alho.
Esse prato de carne foi introduzido na região de Goa na Índia pelos colonizadores portugueses no século XV, tendo sido amplamente consumido em Portugal durante séculos antes.

Fonte: Bored Panda

Gostou? Deixe seu comentário :)