18 Curiosidades sobre animais que os tornam verdadeiramente especiais

Posted on

O planeta é repleto de criaturas incríveis e muito diversificadas, e há muitas coisas que não sabemos sobre elas. Os animais podem ter habilidades, comportamentos e características que até então desconhecíamos, mas é interessante saber mais sobre eles e sobre a natureza, já que habitam o mesmo planeta que nós. Conheça abaixo algumas curiosidades sobre o mundo animal que podem te surpreender.

1 – Golfinhos têm “nomes”

Os golfinhos se comunicam usando assobios. Uma análise dos assobios mostrou que eles podem, de fato, nomear uns aos outros, já que eles usam assobios distintos para chamar outros golfinhos, como se fossem nomes mesmo.

2 – Rinocerontes são parentes dos cavalos

Muitas pessoas acham que os parentes mais próximos dos rinocerontes são os hipopótamos, o que não é verdade. Uma das relações genéticas mais próximas dos rinocerontes são, de fato, os cavalos.

3 – Os morcegos machos cantam para atrair as fêmeas

Os morcegos machos cantam “canções românticas” para atrair uma companheira. Eles usam uma gramática definida e uma ordem de sílabas em suas canções, o que os torna quase mais próximos do canto dos pássaros do que qualquer outra coisa.

4 – Os hipopótamos passam muito tempo na água por causa de sua pele seca

A razão pela qual os hipopótamos passam até 16 horas por dia na água é que sua pele excepcionalmente seca precisa ser hidratada. Quando não estão na água, eles “suam” uma substância vermelha oleosa, que serve como hidratante para a pele e protetor solar.

5 – Beijo dos cães-da-pradaria

Cães-da-pradaria tocam suas bocas como uma saudação, e às vezes tocam as línguas. O beijo é frequentemente acompanhado por outros comportamentos amorosos, como abraçar, fazer carinho ou cuidar um do outro. Eles costumam fazer isso mais em zoológicos quando as pessoas estão olhando, pois gostam de atenção.

6 – Tigres são bons em fazer imitações

Os tigres imitam os sons de outros animais quando estão caçando, o que os torna predadores muito eficazes. Eles imitam o chamado de uma presa, por exemplo, para atrair o animal até eles para que possam caçá-lo.

7 – Os ursos polares não são realmente brancos

Os ursos polares na verdade têm pele preta e sua pele não tem pigmento branco, mas é translúcida – apenas parece branca quando refletida pelo sol. Esta pele translúcida é uma vantagem, pois permite que os ursos se camuflem no ambiente ártico.

8 – A maioria dos pinguins são monogâmicos

A maioria dos pinguins fica com o mesmo parceiro por toda a vida e é fiel a ele. Os pinguins machos também pedem as fêmeas em casamento: eles presenteiam a fêmea com uma pedrinha e, se ela aceitar, eles acasalam por toda a vida. Que romântico!

9 – Os crocodilos são realmente sensíveis

Os crocodilos têm pequenas saliências sensoriais em todo o corpo para ajudar a detectar mudanças na pressão da água, bem como para detectar movimentos na água quando estão caçando. O rosto de um crocodilo pode ser mais sensível do que a ponta de um dedo humano.

10 – Os flamingos são cor-de-rosa porque comem camarão

Os flamingos, na realidade, são brancos, mas o camarão que eles comem os torna rosados. O betacaroteno, um pigmento vermelho-alaranjado encontrado nos camarões e algas, é depositado em suas penas e pele.

11 – O chifre do narval é na verdade um dente

As pessoas pensam que o narval, ou unicórnio-do-mar, é como um unicórnio, mas seu “chifre” é apenas um dente que cresce fora de sua boca. Os machos geralmente têm essa presa que pode crescer até 10 pés.

12 – Coalas têm impressões digitais

Coalas possuem impressões digitais, que são indistinguíveis das impressões digitais humanas. As impressões digitais são úteis para que possam agarrar árvores e também porque aumentam a sensibilidade dos dedos.

13 – Elefantes não podem pular

Eles podem correr rápido, mas não podem pular. Isso é por causa de seu peso, e eles têm músculos das pernas muito fracos e tornozelos inflexíveis.

14 – Os leões dormem muito

Os leões machos dormem até 20 horas por dia, já as leoas tendem a dormir de 15 a 18 horas por dia, pois passam mais tempo caçando e cuidando de filhotes, então dormem um pouco menos.

15 – Macacos podem fazer contas

Eles entendem números escritos e podem contar, resolver quebra-cabeças e fazer somas básicas. Alguns macacos podem até fazer multiplicação. Os cientistas estão realmente interessados em investigar isso, porque esclarece como os humanos entendem os números.

16 – Gorilas são incrivelmente fortes

Na verdade, eles podem levantar até 10 vezes seu próprio peso, sendo mais poderosos do que qualquer humano. Os gorilas de costas prateadas adultos são mais fortes do que 20 humanos adultos juntos, inclusive.

17 – Lhamas são muito sociáveis

As lhamas adoram ser sociáveis com pessoas que conhecem, bem como com grupos de outras lhamas e alpacas. Elas não gostam de viver sozinhas e chegam a ser parecidas com os cães, que adoram a companhia de outras pessoas.

18 – As preguiças podem prender a respiração por mais tempo do que os golfinhos.

As preguiças são animais muito lentos, inclusive na água. Elas podem diminuir a respiração e a frequência cardíaca para que possam ficar debaixo d’água por 40 minutos. Já os golfinhos precisam subir para respirar a cada 10 minutos.

Fonte: Bright Side

Gostou? Deixe seu comentário :)