Estes são cinco dos impressionantes megaprojetos arquitetônicos dos últimos anos

Posted on

Na atualidade, é comum vermos prédios altíssimos sendo levantados, construções enormes e muita criatividade em torno dessas empreitadas. Mas existem alguns projetos de engenharia e arquitetura que se destacam por serem realmente enormes, verdadeiros “megaprojetos”, como aeroportos e usinas, por exemplo. Veja abaixo alguns dos maiores megaprojetos dos últimos anos situados em diferentes países.

1 – Reformas no Aeroporto O’Hare, Estados Unidos

O Aeroporto Internacional O’Hare está localizado em Chicago, nos EUA, e está sendo reformado em razão dos planos de os EUA sediarem a Copa do Mundo de 2026 e os Jogos Olímpicos de 2028. Para se ter uma ideia, as obras estão estimadas em 8,5 bilhões de dólares. Ao todo, serão construídos 50 novos portões de embarque e desembarque, e haverá 280.000m² a mais de espaço.

2 – Barragem Grand Renaissance, na Etiópia

A Grand Renaissance é um dos maiores megaprojetos da história da África. As obras foram iniciadas em 2011, e a ideia é que ela seja a maior planta hidroelétrica do continente, capaz de gerar 6,45 gigawatts de energia quando estiver totalmente pronta, o que deve ocorrer ainda em 2022.

A barragem gigantesca foi alvo de polêmicas, já que a população da Etiópia passa por grandes problemas financeiros e humanitários que demandam mais atenção do que a construção de uma barragem.

3 – Iter, França

O ITER (Reator Internacional Termonuclear Experimental) é uma iniciativa que une esforços de 35 países em um enorme projeto, que é o maior reator de fusão nuclear do mundo. A ideia é criar um ambiente de testes e pesquisa, onde possam ser recriadas as reações que ocorrem no interior do Sol. As construções começaram em 2013, e o complexo deverá estar em pleno funcionamento em 2025, já que mais de metade das suas obras foram concluídas.

4 – Chuo Shinkansen, Japão

O Japão sempre se destaca em termos de tecnologia. O Chuo Shinkansen trata-se de um trem que deve ser capaz de alcançar mais de 500 km/h, e a ideia é que ele percorra os 284 km entre Tóquio e Nagoya em apenas 40 minutos. Aproximadamente 90% dos trilhos serão subterrâneos e passarão por dentro dos Alpes Japoneses, reduzindo pela metade o tempo atual de viagem. As obras devem ser concluídas em 2027.

5 – One Barangaroo – Austrália

O One Barangaroo é o projeto de um arranha-céu que deverá ter mais de 270 metros, situado em Barangaroo, Sydney, e será o novo maior arranha-céu da cidade. Além disso, será o primeiro hotel seis estrelas da Austrália, com 75 andares e 82 apartamentos luxuosos. A estrutura contará com spa’s, academias, quadras de tênis, piscinas enormes e restaurantes, por exemplo.

Gostou? Deixe seu comentário :)