10 Curiosidades sobre biologia que não se aprende na escola

Posted on

Muitas coisas que aprendemos na escola levamos para o resto da vida, mas o fato é que há uma imensidão de coisas interessantes que provavelmente não são ensinadas na escola. Graças à internet, livros e pesquisadores, podemos ter acesso a algumas curiosidades bem relevantes sobre o corpo humano e a natureza, por exemplo, que nem imaginaríamos. Conheça abaixo uma compilação de curiosidades sobre biologia .

1 – Fungo devorador de plásticos

No futuro, pode haver mais plástico do que peixes no oceano, o que é bastante preocupante. Mas existe um fungo que pode nos ajudar a amenizar isso: o Aspergillus tubingensis. Conhecido como fungo comedor de plástico, ele pode digerir o plástico em dois meses.

2 – As impressões digitais dos coalas são bastante parecidas com as humanas

As nossas impressões digitais são únicas, mas as impressões digitais do coala se parecem muito com as digitais humanas, assim como as digitais dos chimpanzés.

3 – As preguiças precisam de duas semanas para digerir os alimentos

As preguiças são conhecidas por fazerem as coisas muito devagar, aparentemente para preservar a energia, e não é à toa que o sistema digestivo de uma preguiça leva duas semanas para processar a comida que comeu. Além disso, a maior parte do que esse animal come é indigesta, o que lhe dá muito pouca energia em cada garfada mastigada lentamente.

4 – O coração fica mais lento quando seu rosto toca a água

Como mamíferos, não podemos respirar debaixo d’água, então, como parte do reflexo de mergulho dos mamíferos, nossa frequência cardíaca diminui na água. Até mesmo espirrar água no rosto faz o coração desacelerar, sendo uma ótima maneira de se acalmar.

5 – Os caracóis podem dormir por 3 anos

Se os ursos hibernam bem, imagine os caracóis. Algumas espécies de caracóis podem dormir por 3 anos sem precisar de comida. Enquanto isso, os ursos geralmente hibernam por apenas 4-8 meses.

6 – Seu cérebro ignora ver seu nariz

Podemos ver nosso nariz o tempo todo, mas o cérebro tende a ignorá-lo porque é um estímulo visual constante. Isso também ocorre com pessoas que usam óculos. Depois de um tempo, os olhos simplesmente param de notá-los.

7 – Bebês recém-nascidos podem suportar seu próprio peso

Bebês recém-nascidos são fortes o suficiente para serem capazes de segurar coisas em seus punhos minúsculos e até mesmo suportar seu peso, conforme mostrado por um experimento feito no século XIX pelo médico Louis Robinson.

8 – Seu antebraço tem o mesmo comprimento que seu pé

Se você não tiver tempo para experimentar um calçado, meça-o desde a ponta do cotovelo até o pulso. Se couber ou for um pouco menor, caberia no seu pé porque o comprimento do antebraço é igual ao do pé. Além disso, você sabia que o osso do fêmur tem um quarto da sua altura?

9 – Você pode “ver” seus glóbulos brancos

Se você olhar para um céu azul brilhante sem nuvens e ver algumas coisas ondulantes na periferia de sua visão, você acabou de experimentar o fenômeno entóptico de campo azul. As coisas sinuosas são glóbulos brancos que se movem nos vasos sanguíneos finos na frente da retina, na parte de trás do olho.

10 – Os seres humanos têm pele listrada, mas apenas os gatos podem vê-la

Os seres humanos têm listras e padrões na pele e que são chamadas de Linhas de Blaschko, cujo nome é homônimo do cientista que as descobriu, Dr. Alfred Blaschko.  Essas linhas são visíveis sob a luz ultravioleta, um espectro que os gatos também podem ver, e é por isso que os gatos podem ver você como um ser listrado.

Fonte: Bright Side

Gostou? Deixe seu comentário :)